Nossa Cidade

Reforma da UBS Novo Ângulo avança

As obras que garantirão mais conforto para pacientes e profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jd. Novo Ângulo avançam. A Prefeitura realiza melhorias internas e externas, que contemplam desde a troca do telhado da unidade de saúde até pintura interna e colocação de pisos e azulejos novos. São investidos cerca de R$ 1,740 milhão na obra, por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a reforma será bastante ampla e transformará o prédio num ambiente muito mais acolhedor. Para que as intervenções sejam realizadas com segurança, a UBS localizada na rua Edezio Vieira de Moraes, nº 146, no Jd. Novo Ângulo está fechada. O atendimento dos pacientes foi direcionado para outro endereço provisório, na avenida Antônio da Costa Santos, nº 170, no Jd. Nova América. Cerca de 30 mil pessoas residem na área de abrangência desta unidade de saúde. Quando a reforma ficar pronta, o atendimento no endereço oficial volta ao normal.

Anuncio


Além da UBS Novo Ângulo, a Prefeitura trabalha nas reformas das UBSs Santiago e Jd. Adelaide. Na UBS Santiago, que continua aberta durante os trabalhos, a reforma resultará na oferta de novos serviços no local: a partir do próximo ano, a população atendida contará com atendimento em saúde bucal, farmácia e brinquedoteca. A reforma é realizada com recursos próprios da Prefeitura de Hortolândia e executada em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. A unidade de saúde do Jd. Santiago realiza atendimento de moradores dos bairros Jd. Aline, Jd. Conceição, Vila Guedes, além do Jd. Santiago.

Já na UBS Adelaide, a obra é de recuperação do telhado e do forro. Como a intervenção é ampla, a unidade está fechada e os cerca de oito mil moradores da área de abrangência, que envolve o Jd. Adelaide e o Jd. Terras de Santo Antônio, foram direcionados para atendimento na UBS Rosolen. Quando a unidade for reaberta, ela também contará com farmácia.

A oferta de serviço odontológico e farmácia nas UBSs Jd. Santiago e Adelaide atende a proposta da Secretaria de Saúde em levar ações básicas a todas as unidades de saúde. Hoje, já são 13 farmácias em funcionamento. Com a retirada de medicamentos mais perto de casa, na própria unidade onde realizam acompanhamento médico, os pacientes têm mais facilidade em aderir ao tratamento, com conforto e comodidade.

Transformação na saúde

As reformas nas unidade de saúde fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para acelerar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal, obra que está em licitação. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo