Publicidade enganosa: Nutrella e Wickbold são denunciadas

de Redação Portal Hortolândia
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Na última sexta-feira (04), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresentou uma denúncia contra as marcas Nutrella e Wickbold por propagandas enganosas relacionadas aos pães integrais das linhas 100% NATURAL e 100% Nutrição. A alegação é que recentes mudanças nos rótulos podem induzir os consumidores ao erro em suas escolhas alimentares, o que infringe o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O advogado do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Leonardo Pillon, explica que os pães que eram promovidos como 100% integrais na verdade possuem composições variando entre 37,9% a 65,9% de ingredientes integrais. Essa discrepância se torna mais evidente após a nova norma da Anvisa, que estabelece critérios para classificar um alimento como integral.

Embora as empresas tenham atualizado os rótulos para refletir a porcentagem real de ingredientes integrais, ainda mantêm estratégias de publicidade que dificultam a pronta identificação da verdadeira composição dos produtos. Apesar da substituição da alegação “100% Integral” por “100% Natural” ou “100% Nutrição”, o percentual real de ingredientes integrais é apresentado em letras menores, sem destaque visual nos rótulos.

O advogado Leonardo Pillon destaca que essas táticas continuam destacando o “100%”, desviando a atenção dos consumidores da verdadeira composição do produto. Isso pode levar a erros nas escolhas alimentares e viola o direito à informação transparente.

A denúncia foi encaminhada ao Procon do Distrito Federal após um consumidor relatar a prática no site do Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA). Com base nesse caso, o Idec identificou duas marcas, Nutrella e Wickbold, que adotaram a mesma abordagem. A denúncia busca garantir a transparência e a precisão das informações disponibilizadas aos consumidores, promovendo escolhas alimentares conscientes e informadas.

WICKBOLD

Pão de forma 65,9% integral Do Forno 100% Nutrição 

Pão de forma 56,7% integral 100% Nutrição Tradicional

Pão de forma 58,6% integral 100% Nutrição Girassol & Castanha

Pão de forma 52,5% integral 100% Nutrição Teff & Avelã

Pão de forma 37,9% integral 100% Nutrição Proteína

NUTRELLA

Pão de forma 53% integral 100% Natural 

Entenda a nova norma que define alimentos integrais

Em julho de 2022, a Anvisa publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 712/2022, que define as regras para a classificação de alimentos à base de cereais integrais e para o destaque da presença de ingredientes integrais nesses alimentos. Agora, para um produto ser classificado como integral, ele precisa conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais e a quantidade desses ingredientes deve ser maior do que a dos ingredientes refinados. Além disso, é obrigatório informar, no rótulo, a porcentagem de cereais integrais no produto. Antes da norma, cada fabricante criava seus próprios critérios para definir o uso do termo “integral”. 

Os produtos fabricados até 22 de abril de 2023 podem ser comercializados até o fim do seu prazo de validade, já aqueles produzidos depois desta data devem estar de acordo com a norma vigente. A única exceção são as massas alimentícias, que têm prazo de adequação até 22 de abril de 2024. 

Posicionamento Oficial da Bimbo Brasil sobre a Nutrella

A Bimbo Brasil, líder em panificados, informou ao Portal Hortolândia que ainda não foi notificada sobre o ocorrido, mas que está à disposição do órgão para esclarecimentos. A companhia também reforçou seu compromisso em atuar de forma transparente com os consumidores e esclareceu que as embalagens estão de acordo com a nova legislação vigente e cumprindo os prazos estipulados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”

Posicionamento oficial da Wickbold

Antes da legislação da Anvisa para produtos integrais ser criada, a Wickbold, líder brasileira no segmento de pães especiais, usava “100% Integral” em uma de suas linhas, para explicar aos consumidores que esses produtos eram feitos em sua totalidade com farinha “100% integral”.

O objetivo era trazer clareza sobre a formulação ser totalmente livre de farinha branca, já que era possível chamar um produto de integral com qualquer índice de farinha integral, bastava conter o ingrediente.

A nova norma da Anvisa pede que as fabricantes informem todos os ingredientes, não somente ao que se refere a farinha, na hora de calcular sua porcentagem como integrais, informação que foi adicionada imediatamente pela Wickbold em todas as embalagens da empresa.

A formulação da linha continua a mesma, mas o nome mudou para “100% Nutrição”, pois os pães – que continuam sendo feitos apenas com farinha integral – contam também com diversos grãos que trazem benefícios nutricionais, além de serem fontes de fibras.

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