Contação de histórias, música e maquiagem. Esta semana tem atividades online com apoio da Prefeitura de Hortolândia, projetos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais da cidade cujas atividades foram paralisadas pela pandemia do Coronavírus. As atividades serão exibidas no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI).

A programação começa nesta segunda-feira (15/03), às 17h, com a oficina de contação e criação de histórias, com a arte-educadora Pâmela Pereira. Após a atividade, haverá bate-papo virtual com a palestrante, ação que poderá ser acompanhada por este LINK.

Também nesta segunda-feira (15/03), o músico Felipe Macedo apresenta a suíte de sua autoria, intitulada “Ribeirão do Engano”. A exibição será às 19h. Suíte é uma composição musical dividida em vários movimentos. De acordo com o músico, a obra é formada por três partes: I – “Chegança”, II – “Catira da Saudade”, e III – “Samba de Bumbo”. A suíte retrata o universo da música caipira a partir dos temas da migração e necessidade de se mover. “‘Chegança’ tem como pano de fundo a história daqueles que chegam em um novo lugar buscando uma vida melhor, com mais esperança. ‘Catira da Saudade’ remete à festividade do folclore e leva em sua sonoridade a saudade e a melancolia de quem deixou algo para trás. Por fim, ‘Samba de Bumbo’ traz a força da rítmica afro-brasileira e a resiliência de quem está sempre em movimento. A suíte é o movimento das águas do ribeirão e, ao mesmo tempo, o engano de que o caminhar pode ter um fim”, explica Felipe.

A música continua a dar o tom nesta terça-feira (16/03), às 19h, na série “Viola Caipira”, que também será ministrada pelo músico Felipe Macedo. No total são oito episódios que vão mostrar de maneira didática ritmos musicais de diferentes regiões do Brasil que podem ser tocados na viola. São eles: valsa, chamamé, rasqueado, xote, cururu, cateretê e pagode de viola.

Para quem atua no segmento de artes cênicas ou circo, a dica é conferir a oficina sobre maquiagem artística (foto), que será exibida neste sábado (20/03), às 9h e às 11h. Os interessados devem se inscrever via WhatsApp pelo número (19) 98160-5919. Realizada pela academia de dança DançArt em parceria com o Instituto Sou de artes circenses, a atividade ensinará técnicas para esfumaçar, iluminação e preparação de pele, aplicação e sobreposição de maquiagens, como fazer selagens, e aplicação de pedrarias e desenvolvimento de maquiagens. A oficina será ministrada pela professora de artes circenses e maquiagem Aline Pancieri.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia