Nossa Cidade

Projeto multiplica informações sobre importância da arborização em Hortolândia

Professores da rede municipal e agentes ambientais participaram da primeira palestra do projeto

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tem mais um reforço nas atividades do Programa Municipal de Educação Ambiental.

Anuncio


Com a criação do projeto “Árvore amada e segura”, o município promoverá formação em arborização urbana para diferentes públicos e para a comunidade, com o objetivo de esclarecer a importância dos cuidados com as espécies existentes em nossa cidade.

A primeira palestra, realizada na sexta-feira (10/09), foi oferecida para 10 pessoas, entre professores da rede municipal de educação e agentes ambientais. A ação aconteceu no Observatório Ambiental Parque Escola, antigo Creape, ministrada pela engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Sant’Anna e pelo agente ambiental Ricardo Zanoni.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, neste ano, serão quatro formações deste curso e, de 2022 em diante, haverá uma formação a cada dois meses.

“O curso também tem o objetivo de incentivar o plantio de novos exemplares. Queremos sensibilizar sobre a importância da preservação destas árvores já existentes para o meio ambiente e a sociedade em geral. Também falamos sobre os benefícios da arborização, os riscos em eliminar ou ‘machucar’ as árvores, que são as chamadas injúrias, e as consequências que isso causa para a natureza, além das penalidades ao infrator. “, comenta Alynne, que durante a palestra explicou, ainda, sobre como escolher as espécies a serem plantadas de acordo com o tamanho da calçada.

Conforme a engenheira agrônoma, os agentes ambientais que participaram do curso estão ainda mais qualificados para orientar os moradores no momento da realização do plantio destas árvores. Já os professores, poderão passar aos alunos o conhecimento adquirido sobre a importância da arborização e, posteriormente, o aluno deste professor poderá levar o conhecimento para casa e sua família.

Município VerdeAzul

O formação do público em relação a arborização urbana atende a uma das diretivas do PMVA (Programa “Município VerdeAzul”), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com o qual a Prefeitura está alinhada. O programa estadual apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações na área ambiental e de desenvolvimento sustentável.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo