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Projeto do Plano de Iluminação é apresentado

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Um diagnóstico atualizado sobre iluminação pública aponta que há 19,6 mil pontos de luz em Hortolândia. O levantamento, realizado pela empresa Engeluz, contratada pela Prefeitura para gestão e manutenção da iluminação pública na cidade, indica que a quantidade real de postes e luminárias em áreas pública é menor do que o estimado anteriormente, 23 mil. Os dados foram apresentados ao prefeito Antonio Meira, nesta sexta-feira (10/04), durante a apresentação do Plano Mestre de Iluminação Pública, realizado no Hotel Business Park, no Jardim Amanda.

O plano é resultado da discussão prévia sobre o Plano Diretor de Iluminação, realizada no mês de fevereiro com a participação das secretarias municipais. Além do prefeito, secretários municipais e vereadores também acompanharam a apresentação, conduzida pelo designer de iluminação da City Lights, Plínio Godoy. A City Lights é uma empresa contratada pela Engeluz.

Pioneira entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) ao assumir o processo de manutenção de iluminação pública, Hortolândia contratou, em abril de 2014, a Engeluz por meio de licitação. Um dos primeiros trabalhos realizados pela empresa foi identificar a quantidade real de pontos de iluminação, como postes em ruas e luminárias de áreas públicas. “Quando a companhia de energia transferiu os pontos de iluminação ao município havia uma estimativa de 23 mil pontos de luz. Mas o diagnóstico finalizado recentemente pela Engeluz aponta que este número é menor. A gestão municipalizada destes postes garante melhorias na iluminação. Já que conhecemos cada local, a manutenção é mais rápida e os investimentos otimizados”, afirmou Meira.

Durante a apresentação desta sexta-feira, o designer de iluminação apresentou imagens de como alguns pontos públicos, como a Ponte da Integração e o Parque Chico Mendes, podem ser valorizados com investimentos em pontos de luz. “Precisamos pensar na iluminação da cidade levando em conta alguns itens, e não apenas o aspecto da luminosidade. O principal item é a segurança”, destacou Godoy.

“Precisamos pensar em formas tecnológicas de permitir locais com luminosidade enquanto há pessoas nas ruas. Depois de um certo horário, é possível diminuir a claridade das luzes, economizando energia”, enfatizou o prefeito.

Todos os pontos apresentados às autoridades, haviam sido discutidos com representantes de secretarias municipais, a fim de criar diretrizes para o Plano Diretor de Iluminação. Antes da definição do plano, as propostas da apresentação serão discutidas entre as secretarias e levadas à Audiência Pública. Até o final deste ano, o documento deve estar pronto. Quando entrar em vigor, a legislação irá orientar o modelo de iluminação pública, padronizando o sistema de iluminação na cidade.

De acordo com o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, a participação das secretarias municipais na construção do Plano é fundamental para que novos projetos já sejam desenvolvidos levando em conta a padronização da iluminação. “Teremos projetos diferenciados para prédios da Secretaria de Cultura e áreas esportivas, por exemplo, além de iluminação especial para corredores de ônibus, vias estruturais e parques”, destacou Reis. “A iluminação deve promover no ambiente harmonia, luminosidade suficiente, valorização do espaço e ampliar a sensação de segurança”, explicou o secretário.

Reparos

Para solicitar reparos e manutenção na rede de iluminação pública de Hortolândia, a população conta com um telefone gratuito. O 0800-000-5555 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além do canal telefônico, a população pode solicitar serviços diretamente no escritório da empresa, localizado na rua Inajás, nº 121, no bairro Chácara Boa Vista, na região do Jardim São Bento. Para o atendimento à população, a empresa conta com caminhões e técnicos operacionais, em plantões diurno e noturno.

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Hortolândia reforça sinalização em ruas de unidades de saúde

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Vias próximas das UPA do Jd. Nova Hortolândia e do Hospital Samaritanos foram contempladas na ação

Cuidar da segurança viária em todos as regiões da cidade é uma das prioridades da Prefeitura de Hortolândia. As equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana realizaram, nesta terça-feira (18/01), mutirão de reforço e implantação da sinalização de solo no entorno da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Nova Hortolândia. Localizada na rua João Ribeiro Evangelista, o local recebia o estacionamento irregular de veículos em frente ao espaço, dificultando o fluxo de veículos na via e atrapalhando a chegada e saída de ambulâncias no local.

“Em frente a unidade de saúde flagramos muitas situações de desrespeito. Por isso, priorizamos este serviço para que o fluxo na via possa sempre estar livre, evitando problemas a quem precisa usar o espaço e circular pela região. Também retomamos o reforço da pintura em lombadas e faixas duplas amarelas em ruas de algumas regiões”, explica o diretor de operação da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Também nesta terça-feira,  na rua Osvaldo da Silva, em frente ao Hospital Samaritano, no bairro Villagio Ghiraldelli, as equipes da Administração Municipal reforçaram a pintura de uma lombada na via e de faixas duplas amarelas contínuas. O mesmo serviço aconteceu nas ruas 12 de Junho, no Jardim Mirante e Adamastor Pirschner, no Jardim Santa Clara do Lago. “O trabalho continua nos próximos dias em diversas regiões”, comenta Vasconcellos. 

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Motociclista fica gravemente ferido ao cair na SP-101

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Um motociclista ficou gravemente ferido ao cair na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), na tarde desta terça-feira(18), em Hortolândia.

Condutor transitava com a motocicleta Honda/Titan no sentido Hortolândia a Campinas, quando pelo km 07 leste o pneu dianteiro da Moto estourou, fazendo com que o condutor perdesse o controle da direção, tombando ao solo.

O piloto teve ferimentos graves e o passageiro teve ferimentos leves. Vitimas socorridas ao Hospital Mário Covas, pela UR da Concessionária Rodovias do Tietê.

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Hortolândia inicia vacinação contra a COVID-19 para crianças com comorbidade ou deficiência, nesta quarta-feira (19/01)

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Prefeitura ofertará “xepa” para cadastrados via Whatsapp

Hortolândia inicia a vacinação contra a COVID-19 para crianças de 5 a 11 anos na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, nesta quarta-feira (19/01). Começarão a ser vacinadas crianças com comorbidade ou deficiência. Na quinta-feira (20/01), a vacinação será na UBS Parque do Horto. Já na sexta-feira (21/01), a vacinação será na UBS Campos Verdes. A vacinação acontecerá das 8h às 15h30. Essas unidades farão a vacinação exclusivamente para as crianças. Para o início da vacinação, Hortolândia recebeu do governo do Estado 1.150 doses da vacina pediátrica da Pfizer. 

A Secretaria de Saúde explica que a vacinação será por livre demanda, com distribuição de senha em cada unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que sejam aplicadas cerca de 250 doses por dia. 

Na próxima semana, a vacinação será realizada nas seguintes unidades:

– Segunda-feira (24/01): UBSs Novo Ângulo e Dom Bruno Gamberini

– Terça-feira (25/01): UBS Rosolém

– Quarta-feira (26/01): UBS Campos Verdes

– Quinta-feira (27/01): UBS Parque do Horto

– Sexta-feira (28/01): UBS Amanda II

As crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. Será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. Também será necessário apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade.  

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado neste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade. 

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.   

Caso a criança apresente reação adversa ao imunizante, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade.

“XEPA”

Em caso de haver sobra de vacina, a Secretaria de Saúde organizará lista de espera. Para entrar na lista, é necessário que o pai, a mãe ou o responsável da criança envie mensagem via WhatsApp para o número (19) 99920-3204. Na mensagem deverão ser informados o nome do pai, mãe ou responsável, e os seguintes dados da criança: nome, CPF, data de nascimento e idade. A Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas da lista. As pessoas chamadas terão o prazo de meia hora para levar a criança à unidade onde houve a sobra da vacina.

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