Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia terá programação on-line de oficinas e palestras artísticas

Publicado

em

teatro

Atividades estão com inscrições abertas para o público com idade a partir de 16 anos

Que tal aproveitar o período de férias para aprender novos conhecimentos e habilidades artísticas? Você pode fazer isso sem precisar sair de casa com o programa “Oficinas Culturais – Formação Para O Interior”, iniciativa do governo do Estado e Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia.

O programa realizará uma programação de oficinas e palestras on-line, que já estão com inscrições abertas. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 16 anos. As atividades serão on-line, por meio da plataforma Zoom, em fevereiro e março.

O objetivo do programa é aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, e promover um espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

Confira abaixo as atividades que serão promovidas pelo programa, com os links para inscrição, quantidade de vagas, as datas e os horários.

Palestra “Um passeio pela história da animação”

A atividade traçará um painel histórico da animação ao mostrar suas raízes com o cinema. Serão abordados os primeiros experimentos realizados para transformar a imagem em movimento por meio do uso de ilustrações criadas à mão. Seja qual for a modalidade ou tecnologia empregada, arte rupestre, brincadeiras de luz e sombra ou óculos de realidade virtual, a animação surge a partir do desejo de contar histórias por meio do movimento. A palestra será ministrada pela educadora, produtora cultural e motion designer, Shirley Alencar. A profissional lecionou por mais de cinco anos na rede pública de ensino e atuou como produtora cultural junto à companhia de teatro Quizumba!. Atualmente, dedica-se à produção de  peças animadas como freelancer.

Link para inscrição: CLIQUE AQUI 

Vagas: 60

Data: 04/02

Horário: 14h às 16h

Oficina “Introdução ao Jogo”

A oficina propõe explorar alguns dos elementos fundamentais para estudo e trabalho no teatro, sensibilização, consciência do corpo e do espaço e apresentar vocabulários básicos, dentre os quais escuta, atenção, disponibilidade, energia e observação.

A partir de exercícios de concentração, improvisação, expressão corporal, vocal e leitura de textos, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a percepção de si mesmos, do outro e do coletivo. A atividade é voltada para estudantes de teatro em fase inicial e pessoas interessadas no tema. A seleção dos participantes será feita mediante análise de ficha de inscrição. A oficina será ministrada pela atriz Simone Ordones. Desde 1994, é integrante do Grupo Galpão (MG), no qual atuou como atriz e diretora em 12 espetáculos, dentre os quais “O Firme Soldadinho de Chumbo” e “Sonhos de Uma Noite com o Galpão”.

Prazo de inscrição: até 27/01

Link para inscrição: CLIQUE AQUI   

Vagas: 25

Data: 08 e 10/02

Horário: 14h às 16h

Oficina “Freud é muito Black Mirror”

A oficina analisará alguns episódios da série de TV britânica de ficção científica “Black Mirror” e traçará paralelos com teorias do psicanalista Sigmund Freud. Em alguns episódios, a série faz diversas referências a conceitos elaborados pelo Pai da Psicanálise. Os episódios que serão analisados são os seguintes: “The National Anthem”, “The Entire History of You”, “Be Right Back”, “White Christmas”, “Nosedive”, “San Junipero”, “Hated In The Nation”, “USS Callister”, “Arkangel”, “Hang the DJ” e “Striking Vipers”.

A oficina será ministrada pelo produtor, crítico e roteirista audiovisual, Thiago Neres, e pelo pesquisador Fábio Moreira Vargas. Neres atuou como crítico de cinema e foi co-roteirista do curta metragem “Garoa” (2016), selecionado para a mostra digital do prestigiado Festival de Cannes, na França. Vargas é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. De 2016 a 2017, desenvolveu pesquisa de iniciação científica sobre a relação entre psicanálise e filosofia. Atualmente é mestrando em psicologia no Instituto de Psicologia da USP.

Link para inscrição: CLIQUE AQUI

Vagas: 60

Data: 10/02

Horário: 18h às 21h

Oficina “A Energia da Palavra”

Voltada para pessoas que atuam em teatro (atores, dramaturgos, músicos, pesquisadores e estudantes), a oficina focalizará o estudo do texto e a emissão da palavra por meio de estímulos vocais e corporais e leituras. O objetivo é propor aos participantes uma investigação sobre o entendimento daquilo que conecta o trabalho em sala ao momento da cena no palco.

A oficina também visará desenvolver princípios como o jogo e a polifonia, de maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração. A seleção dos participantes será feita mediante análise de ficha de inscrição. A oficina será ministrada pela atriz e bailarina, Lydia Del Picchia. AO longo de sua carreira, atuou nos grupos de dança Trans-Forma, Cia. de Dança do Palácio das Artes e Grupo 1º Ato. Desde 1994, integra a companhia teatral Grupo Galpão (MG).

Prazo de inscrição: até 27/01

Link para inscrição: CLIQUE AQUI  

Vagas: 30

Data: 15 e 17/02

Horário: 14h às 16h

Encontros Líricos com o Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini:

Voltada para o público interessado em se iniciar no universo da ópera, a palestra analisará aspectos da famosa ópera “O Barbeiro de Sevilha”, escrita pelo compositor italiano Gioachino Rossini.  

A palestra também exibirá trechos de versões da ópera já encenadas para que os participantes tenham melhor entendimento e percebam as diferentes possibilidades de produção e encenação que a obra proporciona. A palestra será ministrada pelo professor e pesquisador de música lírica, Sergio Casoy. Ele é autor dos livros “A Invenção da Ópera” “Ópera e Outros Cantares”.

Link para inscrição: CLIQUE AQUI

Vagas: 50

Data: 16 e 17/02

Horário: 18h30 às 20h30

Oficina “Grupo Galpão: Uma história de teatro”:

A oficina fará um painel histórico do teatro. Serão abordados os diferentes gêneros e estilos, como a tragédia grega, os autos medievais, a commédia dell’arte, o teatro popular e o barroco, o teatro elizabetano, a comédia clássica, o teatro realista de Anton Tchekhov, o teatro épico de Bertold Brecht e a cena contemporânea de teatro. A oficina é para atores, pesquisadores e estudantes de teatro e artes.

Além disso, a oficina apresentará um histórico do Grupo Galpão (MG), uma das principais companhias teatrais do país que neste ano completa 40 anos de existência. A oficina mostrará alguns trabalhos que o grupo realizou com encenadores brasileiros e estrangeiros e os relacionará com o conteúdo abordado. A oficina será ministrada pelo ator, diretor e dramaturgo Eduardo Moreira, fundador do Grupo Galpão.

Link para inscrição: CLIQUE AQUI

Vagas: 60

Data: 22 e 24/02

Horário: 18h às 20h

Oficina “Uma breve experiência de grupo”:

A oficina buscará investigar questões do fazer teatral na atualidade, por meio de práticas e trocas de experiências entre os participantes. A partir das questões propostas, a oficina também exercitará coletivamente a capacidade de jogo e a interação no trabalho com a criação virtual. A palestra será ministrada pelo ator e diretor Júlio Maciel, integrante desde 1990 do Grupo Galpão (MG).

Prazo de inscrição: até 27/01

Link para inscrição: CLIQUE AQUI

Vagas: 30

Data: 08 e 10/03Horário: 18h às 20h

Nossa Cidade

Pré-conferências de Saúde Mental começam na próxima semana

Publicado

em

Prefeitura promoverá quatro pré-conferências em diferentes regiões da cidade; eventos são preparatórios para a 1ª Conferência Municipal, que acontecerá em março 

Quer ajudar a melhorar os serviços da rede pública de saúde mental de Hortolândia? Você poderá apresentar suas sugestões nas quatro pré-conferências sobre o tema que a Prefeitura promoverá em fevereiro. Os eventos serão realizados em diferentes regiões da cidade para possibilitar a participação de toda a população. A primeira pré-conferência será na próxima terça-feira (01/02), às 18h30, no Centro de Covivência da Melhor Idade do Jardim Amanda, localizado na rua Di Cavalcanti, 1.947. O evento abrirá espaço para a população participar das discussões junto com trabalhadores e profissionais da rede pública de saúde mental do município. Os eventos são preparatórios para a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, que também será realizada pela Prefeitura no dia 12 de março. 

Cada pré-conferência abordará um dos eixos temáticos que serão discutidos na conferência municipal. Na primeira pré-conferência o tema será Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental. 

“Para que o evento seja produtivo, é importante que a população apresente propostas relacionadas com o tema que será discutido na primeira pré-conferência”, salienta a coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Leici Santana. Em cada pré-conferência também serão indicados os representantes da região que participarão da conferência. 

CONFERÊNCIA

Leici ressalta que é importante o município realizar a conferência para participar das discussões sobre políticas públicas de saúde mental que acontecerão em âmbito estadual e nacional neste ano. “Na conferência municipal serão escolhidos os representantes do município que participarão das conferências estadual e nacional”, destaca Leici. 

O tema da conferência será “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS (Sistema Único de Saúde)”. 

As discussões serão divididas nos quatro eixos temáticos abaixo: 

– Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; 

– Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; 

– Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; 

– Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

As sugestões feitas nas pré-conferências serão discutidas na conferência. As propostas serão então apresentadas na conferência estadual, prevista para ser realizada em abril, e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada pelo Ministério da Saúde, entre os dias 17 a 20 de maio, em Brasília.

Confira abaixo as datas, os locais e os horários das pré-conferências:

1ª Pré-conferência:

Tema: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental

Data: 01/02

Horário: 18h30

Local: Centro de Convivência da Melhor do Jardim Amanda

Endereço: Rua Di Cavalcanti, 1.947

 

2ª Pré-conferência:

Tema: Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade

Data: 08/02

Horário: 18h30

Local: Centro de Convivência da Melhor do Remanso Campineiro

Endereço: Rua Euclides Pires de Assis, 200

 

3ª Pré-conferência:

Tema: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia

Data: 15/02

Horário: 18h30

Local: Salão Paroquial Dom Bruno Gamberini

Endereço: Rua Sebastião Paula, 57, Vila Real

 

4ª Pré-conferência:

Tema: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania

Data: 22/02

Horário: 18h30

Local: Ginásio Poliesportivo Victor Savala

Endereço: Rua Agnaldo Gomes Camargo, 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura inicia instalação das bases dos postes que acoplarão novas câmeras de monitoramento em Hortolândia

Publicado

em

Primeira etapa de trabalho  contempla 12 pontos monitorados 

Avançam os trabalhos da Prefeitura de Hortolândia para a instalação das novas câmeras de monitoramento. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, agora, as equipes já trabalham na colocação das bases que sustentarão os postes colocados para acoplar as câmeras. Além da base dos postes, a Administração Municipal trabalha na finalização da instalação do cabeamento necessário para fornecer a energia que ligará os dispositivos.

“Nesta primeira etapa de trabalho, acontece a instalação de 12 bases para os postes serem colocados e  aproximadamente 19 mil metros de cabos também são instalados para o correto funcionamento desta ‘muralha digital’ de segurança viária e  pública, com informações integradas, que Hortolândia contará quando o serviço for concluído”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

INFORMAÇÕES INTERLIGADAS

As imagens disponibilizadas pelas futuras câmeras estarão diretamente interligadas à nova Central de Monitoramento do Trânsito que funcionará no Remanso Campineiro. A Administração Municipal realiza ajustes na parte elétrica e fiação do prédio, além de serviços na fachada. Com o início da operação, previsto para este semestre, os agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana monitorarão diversos pontos da cidade, 24 horas por dia, todos os dias da semana, para auxiliar as forças de segurança do município contra infrações de trânsito e crimes.

Além das câmeras de monitoramento, a Central integrará informações de radares fixos e de avanço semafórico e lombadas eletrônicas. A futura Central contará com 12 telas, oito no sistema vídeo wall (série de monitores conectados fisicamente em arranjo, de modo a formar uma grande tela) e 18 estações de trabalho. O espaço fica localizado na rua Francisco Guimarães de Oliveira, 130, no Remanso Campineiro. 

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a médio prazo, o objetivo é trazer novos serviços para a Central, integrando o controle dos semáforos, transporte escolar, iluminação pública e câmeras de segurança. Um dos pontos mais interessantes sobre a Central é a cerca eletrônica, que permite identificar veículos roubados e acionar a Polícia Militar assim que eles são localizados. Entre os equipamentos integrados à Central estarão 10 pontos de câmera móvel, dois com câmeras 360° para fiscalizar tudo o que acontece em volta 24h por dia e 68 faixas de rolamento para equipamentos de fiscalização eletrônica. Toda a rede interligada garantirá mais segurança e possibilitará uma resposta mais efetiva dos agentes da Administração Municipal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Aparelho de tomógrafo chega a Hortolândia

Publicado

em

Por

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, recebeu nesta sexta-feira (28), o aparelho de Tomógrafo do Hospital Municipal Mário Covas.

“A partir de agora, temos um aparelho altamente sofisticado para atender as necessidades da nossa população. Um sonho do amigo Perugini e que se torna realidade. Em breve o aparelho estará em operação em nossa rede municipal. ” Comentou Zezé.

A CPFL ainda precisa fazer a adequação da rede elétrica que atenderá o aparelho. Em entrevista ao Portal, Zezé frizou que vem cobrando a distribuidora de energia pra agilizar as adequações.

Tomógrafo é o aparelho utilizado no exame de tomografia computadorizada, um procedimento não invasivo de diagnóstico por imagem que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados. É utilizado para criar imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano. Sua estrutura habitual é formada por: Gantry, tubos de raio x, detectores, mesa de exame, mesa de comando e bomba injetora.

Continue Lendo

Populares