Nossa Cidade

Programação da Prefeitura homenageará Zumbi dos Palmares no sábado (23/11)

Atividades culturais acontecerão no Parque Renato Dobelin, das 15h às 19h

Atividades culturais acontecerão no Parque Renato Dobelin, das 15h às 19h

Anuncio


Hortolândia é uma das cidades brasileiras em que o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, faz parte do calendário oficial. Uma programação elaborada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete, em parceria com a Secretaria de Cultura e a Câmara Municipal, lembra a data em que morreu o líder negro Zumbi dos Palmares.

No próximo sábado (23/11), a partir das 18h, haverá show gratuito com o grupo de rap Inquérito. O evento, intitulado “Hortolândia e Zumbi, afirmação e resistência”, acontece das 15h às 19h, no Parque Socioambiental Renato Dobelin, na região central, e inclui a participação das barracas de artesanato e comidas da Feira da Economia Solidária.

No dia 30, às 19h, durante sessão solene na Câmara Municipal, haverá a premiação de lideranças locais que atuam em prol da igualdade racial no município. Também serão empossados os integrantes do 1º COMUPIRH (Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia), indicados pela Comissão da Igualdade racial de Hortolândia.

Formado de maneira paritária por membros do poder público e da sociedade civil, o colegiado pode atuar por até dois anos, tendo como uma das tarefas preparar a eleição dos próximos conselheiros. O órgão agirá como agente consultivo, deliberativo e fiscalizador, capaz também de participar da proposição de políticas públicas na área.

Dia da Consciência Negra

O feriado municipal, que aconteceria nesta quarta-feira (20/11), foi antecipado por meio de decreto para a segunda (15/11). Deste modo, órgãos municipais, como o Paço Municipal Palácio das Águas, funcionarão normalmente, das 8h às 17h, amanhã. Neste mesmo dia, a Administração envia ao Legislativo lei municipal que propõe ajustes no número de integrantes e na forma de atuação do COMUPIRH.

“É necessário ter este dia, o 20 de novembro, muito embora todos os dias devessem ser de respeito ao próximo, combate à desigualdade de todos os tipos, seja racial, seja de gênero. Todo dia é dia de fazer um país melhor”, afirma Rosali N. Madalena, chefe do Setor de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. “O 20 de novembro não é dia de festa, nem de comemoração. É dia da morte do primeiro heroi negro brasileiro, Zumbi dos Palmares. É dia de luta e de relembrar que ainda não temos a igualdade que precisamos. É dia de reflexão e luta, daí as caminhadas de rua, os debates. Precisamos relembrar que, além da brasileira, temos cultura própria. Não é só samba e capoeira. A cultura do negro brasileiro não é igual a do africano”, observa.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo