Nossa Cidade

Programa Cuidar atinge marca de 4,7 mil kits de maternidade entregues em Hortolândia

Programa Cuidar: Atendimento à Gestante, realizado pela Prefeitura de Hortolândia desde outubro de 2022, ultrapassou a marca de 4,7 mil kits de maternidade entregues a bebês e mamães da cidade.

Nesta quarta-feira (25/06), 149 famílias foram beneficiadas na cerimônia mensal de entrega, realizada no auditório da EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

Apoio Integral às Gestantes

Publicidade
cinema


Publicidade

Além do kit maternidade – que inclui itens como roupas, fraldas, banheira, termômetro e produtos de higiene –, o programa oferece:
✔ Acompanhamento pré-natal e puerpério
✔ Monitoramento da entrada do bebê na creche
✔ Capacitação profissional para familiares

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou que a iniciativa busca melhorar a qualidade de vida das famílias. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Maria dos Anjos Assis Barros (secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social) e do vice-prefeito Cafu César (secretário de Governo).

Orientação sobre Aleitamento Materno e Saúde Bucal

A pediatra Marta Hirayama e a cirurgiã-dentista Débora Hoffmann, do projeto “Amigas do Peito”, reforçaram a importância da amamentação e dos cuidados com a saúde bucal durante a gestação.

Publicidade
  • Marta Hirayama explicou que o leite materno é essencial para a proteção e o desenvolvimento do bebê, lembrando que as UBSs oferecem apoio às mães com dificuldades na amamentação.
  • Débora Hoffmann apresentou vídeos educativos (acessados via QR Code) sobre aleitamento e destacou a necessidade de consultas odontológicas durante o pré-natal.

Depoimentos das Mães Beneficiadas

  • Nathane Bruna Rodrigues, 23 anos (Jardim Amanda II), grávida de Rebeca:
    “Recebi todo o auxílio, desde orientações sobre amamentação até consultas odontológicas. Estou muito mais preparada.”
  • Bruna Aleixo Pierre, 31 anos (Jardim Amanda I), esperando seu segundo filho, Eduardo:
    “O programa me deu segurança, principalmente no controle da ansiedade e nos cuidados com a amamentação.”

Itens do Kit Maternidade do Programa Cuidar

  • 1 cobertor
  • 1 toalha
  • 2 macacões
  • 2 bodies com calça
  • 1 saída de maternidade
  • 1 pacote de lenço umedecido
  • 3 meias e luvas
  • 1 pacote de fralda de boca (tecido)
  • 1 sugador de leite
  • Termômetro
  • Pomada e sabonete líquido
  • 2 pacotes de absorventes
  • 1 banheira
  • 1 mochila térmica impermeável

Local de Apoio:
Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e UBSs (para acompanhamento contínuo).

“O ‘Cuidar’ não só entrega itens essenciais, mas garante suporte humanizado às gestantes de Hortolândia.” – Prefeitura de Hortolândia.

Publicidade

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo