Nossa Cidade

Programa “Agenda Verde” faz orientação ambiental com moradores do Jd. São Jorge

Ação desta quinta-feira (28/07) marcou a retomada do programa da Prefeitura 

As tarefas de manter a cidade limpa e conservar áreas públicas são de responsabilidade do poder público e da população. Para estimular a participação das pessoas nessa questão, a Prefeitura de Hortolândia retomou o programa “Agenda Verde”, nesta quinta-feira (28/07). A retomada foi feita com uma ação casa a casa na região do Jardim São Jorge. 

Anuncio


As equipes de Fiscalização e de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável percorreram o bairro para informar os moradores sobre a retomada do programa (foto). Na ação, os agentes também deram orientações sobre como fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) e distribuíram material explicativo sobre outros temas ambientais. 

Nessa retomada, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, explica que o programa está com nova roupagem. O foco é intensificar ações de educação e fiscalização ambiental na cidade. O calendário de ações será divulgado em breve. 

“A retomada do ‘Agenda Verde’ é um alerta para que a população ajude com a limpeza e o descarte correto dos resíduos. A Prefeitura disponibiliza 12 PEVs na cidade, onde a população pode descartar diversos tipos de materiais recicláveis. Temos também o aplicativo Agenda Verde, por meio do qual os moradores podem fazer denúncias de descarte irregular de resíduos. Para isso, podem ser enviadas fotos e a localização do local onde foi feito do descarte. Não é necessário se identificar. A Prefeitura precisa de todos na construção de uma cidade inteligente e sustentável. Se cada um fizer sua parte, vamos minimizar os impactos negativos ao meio ambiente, e ter mais saúde e qualidade de vida”, reforça Eliane.

Educação ambiental nas escolas

Outra ação de retomada do programa é a educação ambiental em escolas das redes pública e particular da cidade, associações, igrejas e empresas. Esse trabalho está previsto para ser reiniciado após as férias escolares, em agosto. 

A ação consiste em palestras, ministradas pelo Núcleo de Educação Ambiental, sobre a importância do descarte correto de resíduos e outros temas, tais como uso racional de água e energia elétrica, reaproveitamento de materiais, sustentabilidade, queimadas e guarda responsável de animais. “Adaptamos o formato da palestra de acordo com o público. Para crianças, por exemplo, realizamos um trabalho mais lúdico”, explica o servidor Carlos Campos, que integra a equipe do núcleo.  

Agenda Verde

O programa “Agenda Verde” foi instituído em 2017, na gestão do falecido prefeito Angelo Perugini. Nessa primeira fase, o programa executou ações de enfrentamento às demandas ambientais, com ênfase nas questões da destinação correta dos resíduos, limpeza e zeladoria da cidade. 

Em 2017, o município dispunha de apenas sete PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) e 12 LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis). 

Os PEVs são unidades equipadas com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a recomendação é que os moradores contratem serviço de caçamba.

Já os LEVs são contêineres nos quais a população também pode descartar, em menor quantidade, materiais recicláveis, embalagens de vidro, garrafas pet, plásticos, papéis e papelões, isopor, copo descartável, entre outros materiais. Os LEVs recebem materiais 24h, todos os dias. Cada contêiner tem capacidade de armazenar 2,5 m³ de recicláveis. 

Hoje, Hortolândia tem 12 PEVs e 32 LEVs, localizados em todas as regiões da cidade. Nesses equipamentos, a população pode destinar de forma correta os resíduos, e com isso a cidade é beneficiada nos aspectos de limpeza e organização urbana. Além disso, a cidade conta com coleta seletiva que atende 32 bairros, uma vez por semana.

Crime ambiental

O descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime ambiental, sujeito à multa. O valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMHs (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

As ações de limpeza e zeladoria da cidade continuam a ocorrer normalmente. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dentro do Programa Agenda Verde, essas ações deverão acontecer somente em casos de atendimento a solicitações da comunidade e, não, de particulares, uma vez que a maioria são proprietários de terrenos baldios. 

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), a responsabilidade pela destinação dos resíduos é do gerador, cabendo à Prefeitura a limpeza das áreas públicas.

Aplicativo Agenda Verde 

A retomada do programa conta com uma ferramenta de comunicação que já está à disposição dos moradores: o aplicativo Agenda Verde. Por meio da ferramenta, as pessoas podem fazer denúncias de descarte irregular de resíduos na cidade. O Aplicativo pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo