Nossa Cidade

Programa Acerte dá oportunidade para jovens com deficiência

Fábio Fernandes, morador do Jardim Amanda, acordou na manhã desta segunda-feira (13/01), animado pelo primeiro dia de trabalho. Novos amigos, conhecimento e experiência para o novo recepcionista, que começou a trabalhar no Paço Municipal Palácio das Águas, sede da Prefeitura de Hortolândia. Fernandes é responsável por receber todos que entram na Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, com sorriso no rosto e muita alegria. 

A partir de agora, a rotina do jovem está agitada. Por meio do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), Fernandes, que tem Síndrome de Down, trabalha quatro horas por dia. “Estou gostando muito. Converso com as pessoas. Quem chega aqui e precisa falar com alguém da Secretaria, sou eu quem chamo. É muito legal vir aqui”, comentou o jovem, que recebe bolsa mensal no valor de R$ 700.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a experiência com Fábio Fernandes é o pontapé inicial para a inserção de mais pessoas com deficiência em outros setores da Administração Municipal. “Vamos trabalhar para que mais jovens com deficiência possam estar aqui. É importante ver a alegria dele, trabalhando, recebendo a bolsa e também se desenvolvendo cada vez mais”, explicou  o secretário da pasta, Régis Athanázio Bueno. 

Interessados em se inscrever no programa devem se encaminhar ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência para realizar o cadastro. Conforme o surgimento das vagas, o cadastrado  é convocado.

MAIS OPORTUNIDADES

O programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), implantado pela Administração em janeiro do ano passado, beneficia pessoas, com 18 anos ou mais, em estado de vulnerabilidade social e disponíveis no mercado de trabalho. Por meio do programa, a Prefeitura oferece cursos de qualificação profissional, além de criar condições para garantir aos aprendizes direitos universais básicos na área de educação, saúde, alimentação e renda. 

Em um ano do programa, foram matriculadas 304 pessoas, sendo que 141 ainda estão ativas. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, 22% deste público conseguiu ingressar no mercado de trabalho.

COMO FUNCIONA?

Os participantes recebem cesta básica e bolsa mensal no valor de R$ 710,00. Em contrapartida, desempenham funções dentro da Administração Pública, com duração de quatro horas/dia e participam de formações e palestras. Aqueles que ainda não possuem educação formal completa são encaminhados para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) a fim de completar o Ensino Fundamental. A participação no Programa Acerte não configura vínculo empregatício do bolsista com a Prefeitura. Para permanecer vinculado, o bolsista precisa  participar de 75% das atividades de qualificação profissional, por meio de lista de presença assinada no dia da atividade, e ter frequência obrigatória na EJA (caso necessário).

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...