O sarau “Era uma vez…”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, nesta quarta-feira (29/11), marcou o encerramento do curso de contadores de história, oferecido gratuitamente para 70 profissionais, entre gestores, professores e educadores infantis. Na atividade de encerramento, os participantes puderam apresentar o que aprenderam ao longo das oficinas, que tiveram início em setembro. Agora, as técnicas serão utilizadas em sala de aula, para encantar ainda mais as crianças.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Centro de Formação, a contadora de histórias Solange Cachimiro, a formação já acontece há três anos em Hortolândia. “Esta formação tem o objetivo de valorizar a contação de histórias e a prática de narrativa oral. Nesta formação, os profissionais aprendem técnicas diferenciadas, que colaboram para explorar várias áreas do conhecimento e mobilizar aspectos do desenvolvimento da criança e das linguagem próprias da infância”, enfatiza Solange.

Para a secretária de Educação, Alessandra Amora Barchini, a formação de profissionais como contadores de história facilita a prática de atividades lúdicas nas escolas, com objetivo de incentivar as crianças a ler. “Especialmente em relação às crianças menores, que ainda não estão alfabetizadas, os contadores de histórias desempenham um papel essencial neste estímulo à leitura. É através do lúdico que estes alunos têm despertado o interesse pelos livros. Por isso, a Prefeitura investe nestas formações a fim de aprimorar as habilidades dos nossos profissionais”, destaca Alessandra.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia