Nossa Cidade

Procura por vacina contra febre amarela surpreende, mesmo sem casos registrados em Hortolândia

A fila para a vacinação contra a febre amarela surpreendeu moradores do Jardim Amanda no último dia 26. Segundo moradores, a fila se iniciou ainda de madrugada, por volta das 3h, reunindo uma multidão. Surpreendidos, moradores filmaram e fotografaram a fila, que já dobrava o quarteirão.

De acordo com a Admistração, Hortolândia não tem casos da doença em humanos e nem registro de macacos mortos com a febre amarela em 2018 e 2017, mas a Prefeitura acredita que as pessoas buscam a imunização devido aos casos positivos em outras áreas do estado.

ORIENTAÇÕES

Anuncio


Com o aumento no movimento de pessoas nas salas de vacina do município, nas últimas semanas, devido à procura pela imunização contra Febre Amarela, a Prefeitura orienta quem precisa de outros tipos de vacina sobre a melhor forma de ser atendido. A recomendação é que a população procure o serviço de saúde em horários diferentes ao da vacinação contra Febre Amarela. Como esta é a única vacina ofertada somente em um dia da semana nas unidades de saúde, é possível conseguir as demais imunizações nos outros dias ou no período contrário do dia.

Mães de bebês que precisam receber vacinas dos primeiros anos de vida, por exemplo, podem conferir o calendário abaixo e se programar para ir até a unidade de saúde nos dias em que não está programada a oferta da dose contra Febre Amarela. A medida evita filas na espera por vacinas obrigatórias. Confira abaixo o calendário básico de vacinação. Vale lembrar que as salas de vacina funcionam das 7h às 15h30 para as imunizações em geral, sendo que ficam fechadas no horário de almoço. Já para a proteção contra Febre Amarela é necessário um horário determinado, uma vez que após abertas, as ampolas da vacina têm curto período de validade. Normalmente, estas doses estão disponíveis somente no período da manhã, conforme horários abaixo.

Para receber qualquer vacina é preciso ir a unidade de referência de acordo com seu endereço, levar documento pessoal, Cartão Cidadão (documento emitido pela Secretaria de saúde que atesta o vínculo da pessoa à unidade de Saúde) e Carteirinha de Vacinação.

Por Thiago Alves

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo