Nossa Cidade

Prefeitura retoma projeto “Bem me Quer” na próxima segunda-feira (30/07)

Neste semestre, 15 escolas participam do projeto, beneficiando 1.400 alunos

Além da volta às aulas, o segundo semestre letivo marca uma nova experiência para os alunos do 5º ano da rede municipal de ensino. A Prefeitura de Hortolândia retoma, na segunda-feira (30/07), o projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer”, O “Bem Me Quer” é um trabalho de prevenção às drogas. Neste semestre, participarão 15 escolas e serão beneficiados cerca de 1.400 alunos.

Anuncio


Com a retomada do projeto, a Prefeitura dá continuidade à meta de levar neste ano, pela primeira vez, o “Bem Me Quer” a todos os alunos de 5º ano matriculados em 27 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) da cidade. No primeiro semestre, o projeto envolveu 13 escolas e beneficiou 1.120 alunos. O projeto é uma parceria das Secretarias de Segurança e de Educação, Ciência e Tecnologia.

“O envolvimento da comunidade e das famílias foi fator primordial para o êxito que o projeto obteve no primeiro semestre. O resultado é que as crianças se tornaram multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos no projeto. Agora, neste segundo semestre, vamos dar continuidade a essa parceria com a comunidade”, destaca o secretário de Segurança, Luís Leite de Camargo.

O projeto consiste de uma aula semanal, de 50 minutos, na qual os alunos recebem orientações e informações sobre o perigo do uso e abuso de substâncias lícitas (álcool e cigarro) e ilícitas e suas consequências. As aulas são ministradas por guardas municipais, junto com cada professor responsável pelas classes. Os alunos usam o livro específico do projeto. Neste ano, para conseguir atender todas as escolas participantes, a GM aumentou de cinco para sete o número de guardas que integram a equipe do projeto.

“PERTENCIMENTO”

No “Bem Me Quer” também são abordados outros temas, como bullying e cyberbullying, relacionamento interpessoal. A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Amora Barchini, destaca o aspecto multidisciplinar da ação. “O projeto é muito importante porque promove um despertar nas crianças para os temas abordados. Enfatiza valores como autoestima, diversidade cultural, respeito e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas elevando também o sentimento de pertencimento da criança à comunidade”, salienta.

Criado em 2007 na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini, o projeto completou dez anos em 2017. Desde então, de acordo com dados da Secretaria de Segurança, o projeto já beneficiou mais de 13 mil alunos. Até 2017, por questões de logística e de pessoal, o projeto era realizado apenas em algumas Emefs.

Confira abaixo as escolas participantes do “Bem Me Quer” no segundo semestre:

– Emef Villagio Ghiraldelli

– Emef Profa. Patrícia Maria Capelato Basso

– Emef Viva Mais

– Emef Caio Fernando Gomes Pereira

– Emef Lilian Cristiane Martins de Araújo

– Emef Cláudio Roberto Marques

– Emef Dra. Zilda Arns Neumann

– Emef Dona Ana José Bodini Januário

– Emef Marleciene P.P. Bonfim

– Emef Renato da Costa Lima

– Emef Janilde Flores Gabi do Vale

– Emef Jardim Nova Europa

– Emef Profa. Maria Célia Cabral

– Emef Profa. Helena Futava Takahashi 

– Emeief Bairro Três Casas

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo