Benefício garante moradia digna às pessoas que ocupavam área irregular no Jardim Santa Fé

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, removeu 179 famílias da ocupação irregular no Jardim Santa Fé, considerada área de risco, e concederá Auxílio Aluguel. Os moradores receberão o benefício até serem contemplados com moradias do Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal. O valor do benefício é de até R$ 500 mensais.

Sessenta famílias já conquistaram o benefício. O restante está providenciando a documentação. A ex-moradora do Jardim Santa Fé, Marcela Tamires Marcondes, confessa que sua vida melhorou muito ao conquistar o Auxílio Aluguel. “Vivíamos em um lugar muito precário. Quando chovia, a casa ficava alagada de água de esgoto e a ligação de energia era feita de forma inadequada, que poderia até causar acidentes. Hoje vivemos em uma casa melhor, onde meus filhos têm onde brincar, temos melhor estrutura e mais segurança”, comemora Marcela.

A Prefeitura iniciou a remoção imediata das famílias que se encontravam em área de risco no início de janeiro. A ação também foi necessária para continuar a obra do novo parque linear, com reservatório de contenção de enchentes. “A preocupação da Administração, além da finalização da obra, é com as famílias que se encontravam em área de risco, sem nenhuma infraestrutura. O perigo era iminente naquela área. Vamos encaminhar todos os moradores para os programas habitacionais do município”, explica o secretário de Habitação, Jonas Pereira de Lima.

Futuro

A meta da Prefeitura é construir mais 2 mil novas unidades habitacionais até o final de 2020 e regularizar mais de 5 mil imóveis. Para isso, busca parcerias e recursos financeiros externos.