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Prefeitura repactua contratos e retoma 20 obras

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Atual administração encontrou obras paradas ou em ritmo lento de execução

A Prefeitura de Hortolândia deu ordem para que as empreiteiras acelerem 20 obras em execução no município. Desde o início da atual administração, representantes das construtoras com contratos vigentes foram chamados para redefinir prazos e ajustar cláusulas que estavam atrasando o andamento dos trabalhos. Com isso, serviços que estavam paralisados ou cujas obras aconteciam de forma lenta por necessidade de ajustes contratuais, ganham novo ritmo a partir deste mês.

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Com a repactuação de contratos referentes a 20 obras em andamento, a Prefeitura estabeleceu como meta concluir estes trabalhos até o final do ano, entregando importantes obras como a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Amanda, a Emei (Escola Municipal de Educação infantil) do Jardim Novo Ângulo e o CIE (Centro de Iniciação ao esporte), no Jardim Amanda.

“Muitas obras estavam sendo executadas com lentidão, uma vez que as construtoras aguardavam atualização dos contratos, principalmente por questões de reajustes de preços e mudanças em projetos. De maneira geral, todas as obras em andamento foram repactuadas e nossa meta é concluir estes contratos até o final deste ano”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Torrecilas.

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Após a repactuação destes contratos, as obras em andamento somam um saldo de R$ 48 milhões, sendo parte deste montante proveniente de parcerias da Prefeitura com os governos Federal e Estadual. “Vamos nos concentrar nestas obras ao longo deste ano, a fim de que estes contratos não se prolonguem de forma desnecessária, o que atrasaria a entrega de importantes obras para nossa cidade. Nosso objetivo é justamente acelerar estes trabalhos para que novos investimentos possam ser feitos”, enfatizou o secretário.

Confira as obras retomadas:

  1. Construção do Setor Cultural (Teatro), no Jardim Amanda
  2. Construção de conjuntos habitacionais, execução de rede de coleta de esgoto e drenagem urbana no Jardim Boa Esperança
  3. Construção de reservatório, pista de caminhada e ciclovia às margens do córrego Santa Clara (Parque Santa Fé)
  4. Construção do Centro de Lutas, na Vila Real
  5. Adequação da URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), no Parque Perón
  6. Execução de obras de drenagem de águas pluviais, rede coletora de esgoto e mobilidade urbana em diversas ruas do município
  7. Drenagem e captação de água da quadra do Centro Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia
  8. Pavimentação do Jardim Novo Horizonte
  9. Pavimentação do Parque Horizonte
  10. Drenagem e pavimentação Chácaras Reymar
  11. Readequação do sistema viário e drenagem na avenida da Emancipação
  12. Drenagem e pavimentação do Parque Peron
  13. Revitalização e modernização da rua Luiz Camilo de Camargo
  14. Construção de vestiário na quadra do Centro Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia
  15. Construção de campo society, no Jardim Adelaide
  16. Construção do CIE, no Jardim Amanda
  17. Implantação de fiação subterrânea e iluminação ornamental na avenida Luiz Camilo de Camargo
  18. Reforma da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Amanda
  19. Construção da Emei Jardim Novo Ângulo
  20. Execução de Iluminação pública no bairro Chácaras Acaray

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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

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Valores  aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00

A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). 

Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80  a 500 UFMH  (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.

 

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

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Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)

 

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho. 

A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus. 

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De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.

Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.

De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

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Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André

 

Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.

“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações. 

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“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.

“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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