Lixo e entulho estavam no final da avenida Princesa Isabel
A Prefeitura de Hortolândia realiza, nesta sexta-feira (19/01), mais uma coleta de lixo e entulho descartados irregularmente no final da avenida Princesa Isabel, no Jardim Amanda, próximo a entrada da subestação de energia elétrica da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). No local, a equipe do Departamento de Serviços Urbanos, responsável pela limpeza, encontrou todo tipo de material jogado irregularmente na via pública. Próximo ao local onde o lixo foi encontrado existe um PEV (Ponto de Entrega Voluntária), para o descarte correto destes materiais.
“Sofás, restos de construção, madeira e lixo acumulado são exemplos de materiais descartados”, explica Lairton Santos, coordenador regional do Jardim Amanda.
A população pode ajudar o poder público e denunciar o descarte irregular de lixo e entulho, por meio do telefone (19) 999761840. Esta ação é crime ambiental. A multa para o infrator varia de R$ 160,43 a R$ 32.068,00 .
Atualmente Hortolândia possui sete PEV’s e três LEV’s para o descarte regular gratuito destes materiais. Os locais estão espalhados pelas cinco regiões da cidade.
O que são PEV’s ?
Espaços públicos cercados, com zeladoria e caçambas para triagem seletiva de resíduos, os PEVs integram o Sigah (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), criado em 2012, no segundo mandato do prefeito Angelo Perugini.
O que são LEV’s?
São contêineres para coleta seletiva de resíduos sólidos que funcionam no sistema “Drive Thru”. Para descartar os materiais recicláveis, basta encostar o carro e depositar os itens nos coletores indicados: papel (azul), metal (amarelo), plástico (vermelho) e vidro (verde). Ciclistas e pedestres também podem utilizar o serviço.
No LEV é permitido depositar materiais recicláveis como papel, papelão, vidro, garrafas PET, isopor, latas e embalagens em geral. É proibido colocar lâmpada, entulho, madeiras, lixo orgânico, animais mortos e resíduos da saúde (hospitais, farmácias, entre outros).
Os LEVs chegam para complementar a função dos PEVs. A diferença entre eles é que os contêineres de coleta seletiva são mais compactos e não recebem materiais volumosos, nem entulhos.
Os contêineres dos LEVs funcionam de modo contínuo, em qualquer horário do dia ou da noite. Os PEVs também funcionam diariamente, mas em horários determinados: das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Veja onde funcionam os LEVs:
* LEV Jd Rosolen
Rua Marcelina Ramos Meira (Próximo ao Santander)
* LEV Jd. Amanda
Rua Casemiro de Abreu (Próximo ao Centro Cultural)
* LEV Centro
Rua Antônio Bernardes, no Remanso Campineiro (próximo à praça em frente à Emeief Zenaide F. De Lira Seorlin)
Confira abaixo o endereço dos PEVs:
• PEV 1 – Auxiliadora
Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva
• PEV 2 – Adelaide
Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo
• PEV 3 – Parque Gabriel
Avenida Joaquim Martarolli, 2005
• PEV 4 – Interlagos
Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)
• PEV 5 – Vila Real
Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes
• PEV 6 – Jardim Amanda
Rua Augusto dos Anjos, s/n
. PEV 7 – Orestes Ongaro
Rua Rio Pardo (Antiga 13), nº 50
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98