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Prefeitura realiza seminário de apoio ao empreendedorismo feminino durante Festa do Migrante

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Interessadas podem se inscrever, entre os dias 16 e 19 deste mês, durante a “Feira de Apoio ao Empreendedorismo da Mulher de Hortolândia”

Prefeitura realiza seminário de apoio ao empreendedorismo feminino durante Festa do Migrante

Um espaço aberto para o debate democrático e responsável sobre políticas públicas para a mulher, com foco no desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino. É esta a proposta do “I Seminário Mulher e Empreendedorismo: fazendo as ideias acontecerem”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete, no domingo (20/10), último dia da “Feira de Apoio ao Empreendedorismo da Mulher de Hortolândia”, das 8h às 17h.

Os eventos são gratuitos e coincidem com a Festa do Migrante, realizada pela Administração, por meio da Secretaria de Cultura, entre os dias 16 a 20 deste mês no Parque Socioambiental Renato Dobelin, na região central. A programação do Seminário prevê palestras, depoimentos e debate sobre o empreendedorismo feminino, além de atrações culturais, tendo como ponto alto o show, aberto ao público, com o cantor e compositor Zé Geraldo.

Inscrições abertas durante a Feira

Para participar do Seminário é preciso se inscrever, pois as vagas são limitadas. Os interessados podem se cadastrar, entre os dias 16 a 19 deste mês, no próprio local da “Feira de Apoio ao Empreendedorismo da Mulher de Hortolândia”.]

Segundo a diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Laureana S. Gomes, com as ações, a Prefeitura pretende apoiar as mulheres do município que desejam se tornar empreendedoras. No caso do Seminário, o objetivo é “trazer conhecimento prático, proporcionar a troca de experiências e apresentar boas práticas empreendedoras que fomentem a política municipal referente à autonomia econômica, geração de renda, empregabilidade e participação das mulheres no mercado de trabalho”. A ideia é que a Feira seja um espaço que contribua com a empregabilidade, a geração de renda autônoma e o fortalecimento do empreendedorismo da mulher.

Destaques da programação

Após o credenciamento dos inscritos, haverá, às 9h, a primeira atração cultural: a apresentação do Coral das Crianças da Associação Casa da Criança Feliz. Às 9h45, acontece palestra sobre a “História do empreendedorismo, participação da mulher e tendências atuais”, seguida de debate.

Às 14h, haverá apresentação do grupo cultural “Turuntutum”, ligado ao Centro de Educação Musical de Hortolândia. Após palestra e debate, às 14h15, sobre “O que motiva para ser uma empreendedora?”, está prevista, entre 15h45 e 16h30, apresentação de boas práticas em empreendedorismo com Marli Santos, empreendedora individual do setor da beleza e proprietária de salão de beleza no município, e Áurea Ap. Bueno, coordenadora da Cooperativa Águia de Ouro de Reciclagem de Hortolândia.

Segundo a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire, a Prefeitura de Hortolândia, inspirada no exemplo do governo federal, deseja formar uma rede de informações entre as mulheres de Hortolândia, para que elas possam conhecer as próprias atividades, se encontrar e acompanhar as ações, umas das outras. “Fomos percebendo que, muitas vezes, a mulher que sofre violência não tem condições de fazer a escolha apropriada porque não tem a sua independência econômica”, destaca. “Por isso, neste momento, a Prefeitura, em parceira com o governo federal, está investindo na atividade empreendedora da mulher. Muitas mulheres, seja para buscar a independência, seja para contribuir com o orçamento da casa, têm atividades bem criativas que envolvem a produção de alimentos para venda, artesanato, costura, às vezes trabalhando algumas horas para empresas em casa. Então, procuramos ampliar isto, oportunizar que as mulheres que têm estas atividades possam testemunhar e servir de exemplo para outras e ter, também, a sua atividade organizada de forma legal, de modo que ela esteja amparada, perceba que pode pagar o INSS (Imposto Sobre Serviço) como autônoma e divulgar com muito mais frequência a atividade que executa”, afirma Sandra.

Confira a programação completa do Seminário:

8h às 9h – Confirmação de inscrição e credenciamento
9h às 9h15 – Atração cultural
9h15 às 9h45 – Abertura solene
9h45 às 10h30 – Palestra “História do empreendedorismo, participação da mulher e tendências atuais.”
10h30 às 11h – Debate
11h30 às 14h – Intervalo para o almoço
14h às 14h15 – Atração cultural
14h15 às 15h – Palestra “O que motiva para ser uma empreendedora?”
15h às 15h30 – Debate
15h30 às 15h45 – Intervalo
15h45 às 16h30 – Apresentação de boas práticas em empreendedorismo
16h30 às 17h – Conclusões e encerramento.
21h – Show com o cantor Zé Geraldo (ABERTO AO PÚBLICO)

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



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Prefeitura de Hortolândia realiza vacinação contra a COVID-19, neste sábado (16/10)

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A vacinação será realizada no horário das 8h às 15h30

Com 70% da população acima de 12 anos já protegida com a 2ª dose ou dose única contra a COVID-19, Hortolândia continua a avançar com a imunização. Neste sábado (16/10), a Prefeitura realizará vacinação no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Novo Ângulo e Rosolém. Já as UBS Amanda II, Parque do Horto e Rosolém, que realizarão o “Dia V” da campanha de multivacinação, também neste sábado, vão fazer a imunização contra a COVID-19 somente para adolescentes. O horário da vacinação em todos os locais será das 8h às 15h30.

Para que o município atinja mais rapidamente 100% da população imunizada contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde reforça a solicitação às pessoas que ainda não receberam a 2ª dose para que compareçam à vacinação deste sábado. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 18.189 pessoas estão faltantes com a 2ª dose na cidade.

1ª DOSE

Para receber a 1ª dose, é necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Hortolândia. No agendamento é indicado o local onde a pessoa deve se dirigir para ser imunizado, levando documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço. Para crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, também é exigido um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, além da presença desta pessoa maior de idade no ato da vacina.

2ª DOSE

Para receber a 2ª dose, não é necessário agendamento. Basta se dirigir ao local anotado na carteira de vacina, levando documento com foto e CPF, além do comprovante de recebimento da 1ª dose.

Para quem recebeu a 1ª dose da vacina Pfizer, é possível antecipar a 2ª dose. Antes, o intervalo entre a 1ª e a 2ª doses era de 12 semanas (equivalente a 84 dias). Com a nova determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, o intervalo foi reduzido de 12 para 8 semanas (equivalente a 2 meses, ou 56 dias). Com isso, quem se enquadra neste critério já pode procurar o mesmo local para ter a 2ª dose antecipada.

A Secretaria de Saúde ainda informa que adolescentes com comorbidades que receberam a 1ª dose da Pfizer também poderão antecipar a 2ª dose a partir desta segunda-feira (18/10).

3ª DOSE

A vacinação da 3ª dose é oferecida atualmente para idosos com idade de 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos. A imunização é feita exclusivamente no CCMI. É preciso fazer agendamento no site da Prefeitura. 

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que os idosos podem receber a 3ª dose somente seis meses após a 2ª dose. No dia da vacinação, os idosos devem levar os comprovantes de vacinação da 1ª e 2ª doses. Caso o idoso tenha sido vacinado com a 1ª ou a 2ª dose fora de Hortolândia, ele deverá apresentar comprovante de residência deste ano e CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

A Secretaria de Saúde ainda salienta que a 3ª dose continua a ser aplicada para imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos e profissionais da rede particular de saúde. Esses públicos também devem fazer o agendamento para a 3ª dose no site da Prefeitura. Os imunossuprimidos devem seguir o intervalo de 28 dias entre a 2ª dose e a 3ª dose. No dia da vacinação, os imunossuprimidos devem levar o comprovante da 2ª dose, CPF e comprovante da doença. Já os profissionais da rede particular de saúde devem apresentar algum documento que comprove sua atuação na área.

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Prefeitura pinta pictograma de Pessoa com Deficiência em nove abrigos de ônibus no Jardim Amanda

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Ação da Secretaria de Mobilidade Urbana aconteceu nesta sexta-feira (15/10)

Mais nove novos abrigos de ônibus, recém-implantados pela Prefeitura no Jardim Amanda, ganharam, nesta sexta-feira (15/10), sinalização específica para PCD (Pessoa Com Deficiência).

De acordo com os dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, agora já são 63 os equipamentos em que a sinalização de reserva de vaga para PCD foi pintada pela Administração Municipal. A medida contribui para que a população respeite o direito do deficiente que utiliza o transporte público para se deslocar.

Logo cedo, técnicos do Setor de Pintura percorreram a Avenida Brasil, onde implantaram a sinalização específica em quatro abrigos: um em frente ao numeral 635, outro no lado oposto ao supermercado Poupar, mais um em frente ao supermercado Minicusto e, por fim, outro em frente ao numeral 1.100.

Em seguida, a equipe se dirigiu à Avenida Cora Coralina, onde foram sinalizados outros cinco equipamentos: um próximo ao cruzamento com a Avenida Anita Garibaldi, outro em frente ao numeral 351b, um próximo ao cruzamento com a Rua Padre Feijó, outro em frente ao número 1.175 e, finalmente, um próximo ao cruzamento com a Rua Anita Garibaldi.

A sinalização para PCD é implantada nos 165 novos abrigos de ônibus, à medida que estes vão sendo construídos pela Administração Municipal. Os mais recentes foram implantados nestes dois bairros. Segundo o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos, a pintura do pictograma garante a reserva da vaga para cadeirante.

Sinalização de lombadas

Além da pintura de pictogramas PCD nos novos abrigos de ônibus, a Secretaria de Mobilidade Urbana também sinalizou lombadas, na manhã desta sexta-feira (15/10). A primeira a receber pintura de faixas amarelas foi a localizada na Rua Joaquim Martarollli, entre as ruas Maria Ribeiro dos Santos e Joseph Paul Burlandy, no Parque São Miguel. A segunda, também na Joaquim Martarollli, fica entre a Rua Carlos de Campos Adorno e a Avenida Olívio Franceschini, no Parque São Gabriel.

Novos pontos de parada

Ao todo, Hortolândia ganhará 218 novos sinalizadores de pontos de parada de ônibus: 165 abrigos e 53 totens que demarcam os locais de embarque e desembarque. Modernos, os novos equipamentos garantem comodidade e segurança aos usuários do transporte público. Além de confortáveis, os novos pontos contam com painéis que permitirão aos usuários consultar o itinerário e o tempo de chegada dos ônibus. Os abrigos dispõem de iluminação, espaço para cadeirante e piso tátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, abrigos e totens serão instalados em toda a cidade, em ruas e avenidas de grande fluxo de pessoas. A ação mantém Hortolândia no ranking das cidades mais inteligentes do Brasil, pois estes pontos vão contar, muito em breve, com Wi-Fi para que todos possam acompanhar os horários e itinerários por meio de aplicativo na internet.

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Divisão de Saúde Ocupacional da Prefeitura de Hortolândia mudará para o prédio do HORTOFÁCIL

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Imóvel que abrigava órgão da Secretária de Administração e Gestão de Pessoal agora será sede da Farmácia de Alto Custo da Secretária de Saúde

Atenção, servidor da Prefeitura de Hortolândia. A DSO (Divisão de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho) está de mudança para o prédio do HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Rua Argolino de Moraes, 405, na Vila São Francisco. Segundo a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, dúvidas sobre o atendimento, neste período, podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp da DSO: (19) 99976-3890.

Com a mudança, a antiga sede da DSO, na Rua Vanderlei Costa Camargo, 58, na Vila São Francisco, passará a abrigar a Farmácia de Alto Custo, órgão da Secretaria de Saúde. 

“A DSO contará com um espaço mais amplo e seguro, próximo ao DGP (Departamento de Gestão de Pessoal), o que facilitará o atendimento dos servidores”, afirma a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira.

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