Nossa Cidade

Prefeitura realiza eventos para apoiar mulher a se tornar empreendedora

Inscrições para oficinas de capacitação já estão abertas nos CRAS

politicas publicas mulheres

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão da Secretaria de Chefia de Gabinete, realiza uma série de ações com vistas a apoiar as mulheres do município que desejam se tornar empreendedoras. Durante a Festa do Migrante, que acontece entre 16 e 20 de outubro, promove a “Feira de Apoio ao Empreendedorismo da Mulher de Hortolândia” e o “I Seminário Mulher e Empreendedorismo”.

Neste período, haverá palestras e minioficinas voltadas à capacitação do público feminino, com vistas a um lugar no mercado de trabalho ou oportunidades de geração de renda. Além desta programação especial, estão previstas para a 2ª quinzena de novembro quatro oficinas gratuitas de capacitação profissional: artesanato, manicure/pedicure e técnicas de beleza, informática básica e consumo consciente. Cada curso terá duração de 32 horas.

Há 30 vagas disponíveis em cada curso. A seleção acontecerá via CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Podem se inscrever todas as moradoras da cidade cadastradas em algum programa social. As interessadas têm até o dia 10 de outubro para preencher a ficha de inscrição.
Encerrado o prazo, o Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres entrará em contato com as que tiverem sua inscrição deferida. A Administração avisa que é de responsabilidade da participante o transporte ou custo de locomoção durante o período de realização das aulas.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3819-6262 ou email mullher@hortolandia.sp.gov.br.

Oficinas gratuitas

A oficina 1, “Artesanato – das calçadas para as vitrines”, acontecerá aos sábados pela manhã e ensinará técnicas de artesanato em crochê, tricô, arranjos e pintura em tecido. O foco será desenvolver a criatividade e aprimorar a habilidade das participantes para confeccionar produtos com potencial de venda.

Espelho Mágico”, a oficina 2, será às segundas-feiras, à tarde. Oferecerá conhecimentos de manicure, pedicure e tratamentos de beleza, mas também pretende também tratar da valorização, cuidados pessoais e autoestima da mulher.

A oficina 3, “Mulheres Digitais”, será às quintas-feiras à tarde e pretende motivar a inclusão da mulher empreendedora no mundo digital. Também vai passar instruções básicas sobre ferramentas da informática, internet e redes sociais para garantir o acesso às novas tecnologias.

A oficina 4, chamada de “Do lixo ao luxo”, que será às quartas-feiras à tarde, vai mostrar formas de consumo consciente. O objetivo é levar ao reaproveitamento e diminuição do desperdício de alimentos, visando a melhorar a qualidade nutricional e despertar a percepção para alternativas empreendedoras voltadas à alimentação.

“O principal objetivo destas ações é o fortalecimento das políticas públicas para mulheres no município de Hortolândia. Queremos envolver as mulheres nas várias áreas (saúde, educação, igualdade racial, pessoa com deficiência, juventude), para que possamos diagnosticar a situação da mulher hortolandense e traçar um planejamento de ações que possam contribuir com o trabalho de todas as secretarias. Neste caso, nós vamos focar no empreeendedorismo”, afirma a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire.

“Sabemos que a realidade da mulher é relacionada com muitas questões, que também vamos abordar na feira, mas focados na questão do empreendedorismo, até porque Hortolândia é uma cidade que cresce bastante e tem desenvolvimento econômico significativo. Desejamos que a mulher hortolandense progrida com qualidade de vida para ela e sua família, seja respeitada também como profissional, e a mulher que não queira o emprego formal tenha oportunidade de ser empreendedora, no espaço e horário que desejar e possa oportunizar o desenvolvimento econômico para ela mesma. Temos oportunizadas muitas formações porque nós entendemos que conseguimos proporcionar um diferencial na vida da pessoa quando a gente possibilita a formação”, complementa a secretária.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98