O auditório Professora Andreia Marise Borelli, no Remanso Campineiro, recebeu, na manhã desta sexta-feira (13/03), uma audiência pública com representantes do Poder Público e da população, para ouvir sugestões e solicitações à respeito da implementação do estacionamento rotativo nas ruas pela Prefeitura de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, participaram do encontro aproximadamente 40 pessoas. Se for implantado no município, o talão conhecido como “Zona Azul”, será vendido por monitores da Administração e comerciantes e utilizado nas áreas de comércio da região central, Jardim Amanda, Jardim Rosolen e próximo ao Hospital Municipal Mário Covas.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a audiência ajudará na reformulação do memorial descritivo que irá compor o edital de licitação caso a medida seja tomada. O objetivo é criar uma maior rotatividade das vagas, evitando que um carro permaneça estacionado no mesmo lugar durante muito tempo, movimentando e facilitando a utilização do comércio pela população.

PÁTIO MUNICIPAL

A Administração Municipal também trabalha para que a cidade tenha o serviço de remoção, guarda e depósito de veículos. No início do mês, foi realizada outra  audiência pública, aberta para a participação da população, que pôde tirar as dúvidas sobre o benefício que o serviço vai trazer ao município. 

“A audiência teve a participação de representantes do Detran (Departamento Nacional de Trânsito) e da população, para saber a importância do serviço. Após a concessão, a cidade terá seu próprio pátio, que será utilizado para diversas situações, principalmente a retirada de ‘carcaças’ das ruas. Continuamos o estudo para Hortolândia ter este pátio”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

MEDIDAS PARA SEGURANÇA VIÁRIA

A criação de estacionamentos rotativos e a aquisição de um pátio municipal para a guarda, remoção e depósito de veículos é são ações da Administração Municipal para melhorar os serviços oferecidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade, facilitando a busca do cidadão que precisa deste tipo de serviço. 

Além disso, desde 2017, está em vigor um pacote de medidas para redução dos acidentes de trânsito em Hortolândia. Além do reforço na sinalização, radares para fiscalização funcionam desde janeiro do ano passado. Ações educativas com motoristas e a comunidade em geral também contribuem para a diminuição da violência no trânsito. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia