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Prefeitura quer ouvir a população para elaborar Plano Municipal de Segurança

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Moradores dos bairros Terras de Santo Antonio, Jardim Adelaide e Santa Esmeralda são convidados da Prefeitura para participar, nesta quinta-feira (25/06), da 1ª Reunião para Elaboração do Plano Municipal de Segurança. O encontro será na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Terras de Santo Antonio, a partir das 18h30. A escola fica na rua Antonio Gazetta (antiga rua 1), número 53, ao lado da praça.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Marcelo Borges, o objetivo da reunião é ouvir as reivindicações da população para a construção do Plano Municipal de Segurança, que traçará as ações e metas de prevenção e combate à violência em Hortolândia para os próximos cinco anos.

“A partir da demanda apontada pela comunidade, vamos comparar com os serviços que já são realizados e ver o que precisa ser melhorado para elaborar o plano. Também vamos retomar os trabalhos do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), que conta com representantes das secretarias municipais, do Legislativo, polícias Civil e Militar, Promotoria, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Conselho Tutelar e outros representantes da sociedade civil organizada para debater segurança”, disse Borges.

A participação da comunidade, afirma a comandante da Guarda Municipal, Luzanira Joaquim Nascimento, é muito importante para a Prefeitura criar um Plano Municipal de Segurança que atenda as necessidades da população e aperfeiçoe o sistema de segurança do município.

“Esta é a primeira de uma série de reuniões que vão acontecer em todas as regiões da cidade. Queremos apresentar o trabalho já realizado pelo município na área de segurança e ouvir o que pensam os moradores, de acordo com a realidade vivida no dia a dia de cada região. A partir desses dados, vamos elaborar o Plano de Segurança”, explicou Luzanira.

POR UMA HORTOLÂNDIA MAIS SEGURA

A Prefeitura trabalha para uma Hortolândia Mais Segura. Entre as ações já realizadas pela Secretaria de Segurança estão: a instalação de 47 câmeras inteligentes que vigiam a cidade 24h; implantação da Base Móvel da Guarda Municipal; instalação da unidade do Corpo de Bombeiros (parceria com o Estado); aquisição de novas viaturas para a Guarda Municipal; blitz integrada com as polícias Militar e Civil, além do programa de prevenção ao uso de drogas “Bem Me Quer Paz Se Quer”.

Desde janeiro de 2013, o prefeito Antonio Meira solicita ao governo estadual a ampliação dos efetivos das polícias Civil e Militar, implantação de bases móveis da PM em Hortolândia, além da criação da Companhia de Escolta de Presos para o Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia, ação que ampliaria o número de policiais nas ruas.

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UBS Amanda I amplia horário de vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses contra COVID-19, nesta quinta-feira (27/01)

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A ampliação do horário será realizada somente nesta quinta-feira

Para quem ainda não completou a imunização contra a COVID-19, nesta quinta-feira (27/01) a Prefeitura de Hortolândia ampliará o horário de vacinação das 16h às 20h30 na UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda I, localizada na rua Almada Negreiros, 1.299. A unidade fará a vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses para crianças a partir de 12 anos, adolescentes, jovens e adultos. A ampliação do horário será somente nesta quinta-feira.

A ação é para imunizar as pessoas faltantes que, em razão do horário de saída dos seus trabalhos, não têm conseguido completar a imunização durante a semana. A vacinação contra a COVID-19 nas demais UBSs da cidade continua no horário normal das 8h às 15h30 (confira quadro abaixo).

A Secretaria de Saúde reforça para a população a importância de completar o esquema vacinal com a 2ª dose e o reforço com a 3ª dose. Ao fazer isso, a população fica imunizada contra a COVID-19 e as novas variantes do Coronavírus que estão surgindo, e diminui o risco de transmitir a doença para pessoas de seu convívio.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o intervalo da 1ª para a 2ª dose para quem recebeu a Coronavac é de 28 dias. Quem recebeu a AstraZeneca, o intervalo é de 8 semanas. Já para quem foi imunizado com a Pfizer, o intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 21 dias para adultos e de 8 semanas para adolescentes. Para quem recebeu a 1ª dose da Janssen, o intervalo para a 2ª dose é de 2 meses. Já o intervalo da 2ª para 3ª dose é de 4 meses. Quem é imunossuprimido, o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de 28 dias.

Quem for receber a 1ª dose tem que apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço.

Já para quem for receber a 2ª ou a 3ª doses, é necessário levar o comprovante de vacinação, Carteira de Identidade (RG) ou algum outro documento com foto e CPF. Os adolescentes podem receber a 2ª dose desacompanhados de pai, mãe ou responsável.

Confira abaixo os dias da semana e as UBSs onde é feita a vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses contra a COVID-19:

– Segunda-feira: UBSs Figueiras e Orestes Ôngaro

– Terça-feira: UBSs Amanda I e Nova Europa

– Quarta-feira: UBSs São Jorge e Santiago

– Quinta-feira: UBSs Santa Esmeralda e Taquara Branca

– Sexta-feira: UBSs Adelaide, Santa Clara e São Bento

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Em breve, Corredor Metropolitano receberá novos radares controladores de velocidade

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Ação da Prefeitura de Hortolândia tem o objetivo de salvar vidas no trânsito 

As ações para aumentar a segurança viária seguem intensificadas pela Prefeitura de Hortolândia em todas as regiões. O Corredor Metropolitano é uma das áreas que recebe atenção das equipes da Administração Municipal com o objetivo de evitar que veículos circulem pelo local acima da velocidade permitida, além da ultrapassagem em semáforos com o sinal vermelho. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, para evitar estas infrações, serão instalados dois radares controladores de velocidade na avenida Antonio da Costa Santos, que corta os bairros Jardim Novo Ângulo, Jardim Nova América e Parque Perón.

“Um destes dispositivos, próximo da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Novo Ângulo será para controlar a velocidade. Já o outro aparelho, que será instalado no cruzamento da via com a rua Viçosa, além da velocidade, fiscalizará o avanço sobre o semáforo vermelho e a parada de veículos sobre a faixa de pedestres, atrapalhando o fluxo das pessoas. Com estas ações, queremos a colaboração dos motoristas para respeitar as leis de trânsito evitando acidentes e salvando vidas”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Os dispositivos começam a ser instalados nos próximos dias e, antes de serem ligados, eles passam por aferições para comprovar o  correto funcionamento dos radares. Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão desde a implantação dos radares controladores de velocidade, principal ação para diminuir acidentes, até atividades educativas com motoristas e pedestres, além do reforço na sinalização. A cidade também recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

MAIS SEGURANÇA

Hortolândia segue diminuindo os índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais nas ruas e avenidas da cidade. Dados divulgados mensalmente pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que as ações realizadas pela Prefeitura têm aumentado a segurança viária no município. De acordo com o órgão estadual, de janeiro a novembro de 2021, foram 16 vítimas de acidentes de trânsito na cidade, uma vítima a menos que no mesmo período de 2020. Este é um dos números mais baixos já registrados desde 2015, quando o Infosiga passou a divulgar os dados de acidentes de trânsito com morte. No mesmo período daquele ano, Hortolândia registrou 22 vítimas fatais no trânsito.

Segundo o Infosiga, de janeiro a novembro de 2016, 23 pessoas perderam a vida no trânsito da cidade; em 2017 foram 24; em 2018, o triste recorde de 26 mortes no trânsito; já em 2019, ano em que as ações de segurança viária foram intensificadas no município com a implantação dos radares controladores de velocidade, desativados desde 2013, a cidade registrou 14 óbitos em acidentes viários – o menor número.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Construção de parque linear da região Central foi iniciada pela Prefeitura nesta quarta-feira (26/01)

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Área de lazer fará parte do “Superviário” de Hortolândia  

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quarta-feira (26/01), as obras de construção do novo  parque linear na região central, área de lazer que margeará a rua Luiz Camilo de Camargo, paralelo à linha férrea. A obra faz parte do “Superviário”, maior complexo viário da cidade, em implantação pela Administração Municipal. No local, máquinas realizam a abertura do pavimento da via para a instalação das tubulações de drenagem da rede de águas pluviais. De acordo com a Secretaria de Obras, esta ação compreende a primeira etapa de construção do parque. O próximo passo é a realização de serviços para fazer a ciclovia e novas calçadas na área.

O parque estará será localizado  do lado direito  da rua Luiz Camilo de Camargo para quem segue sentido Centro. Nesta etapa do trabalho, as intervenções acontecem desde o Parque dos Pinheiros, próximo da Delegacia de Polícia, onde também acontece a abertura do terreno para iniciar a construção da base da ponte que  fará a ligação para a rua Pacaembu (Jd. Carmem Cristina) até o Supermercado Assaí. A construção do  parque linear prosseguirá no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo. A obra manterá o padrão das áreas de lazer do município,  que têm além da ciclovia, iluminação em LED, pista de caminhada, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

“Para que a obra no local seja concluída mais rapidamente, não está permitido o estacionamento de veículos no lado esquerdo da rua Luiz Camilo de Camargo para garantir a fluidez do tráfego na região. A proibição temporária acontece entre os cruzamentos com as ruas Eliza Laurinda da Silva e Júlio Silva Batista”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos. 

SUPERVIÁRIO

O maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a avenida Panaíno. As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

Paralelo as intervenções na rua Luiz Camilo de Camargo para a construção do parque linear, as obras também avançam em outros trechos do “Superviário” e, segundo a Secretaria de Obras, aproximadamente 50% do trabalho já foi concluído. A colocação da base para a pavimentação da futura via continua em andamento no trecho próximo ao Assaí Atacadista, do outro lado da linha férrea. Trabalho que também é realizado em parte do caminho sob a Ponte da Esperança (estaiada), onde, inclusive, o asfalto já foi aplicado em mais da metade do trecho. 

O maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a avenida Panaíno. Haverá, ainda, a duplicação do trecho da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte.

A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica embaixo da Ponte Estaiada ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Haverá pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído até a avenida Panaíno, com sobreposição da linha férrea.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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