Nossa Cidade

Prefeitura qualifica mais 21 jovens para ingressar no mercado de trabalho

A noite foi de festa para os formandos do PET-Programa Educação para o Trabalho, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Realizada nesta quarta-feira (02/10), a formatura dos 21 jovens que compõem a 3ª e última turma do ano, lotou o auditório do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A cerimônia, organizada pelos próprios aprendizes, reuniu cerca de 150 pessoas, dentre elas o prefeito Angelo Perugini, o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, familiares e a coordenadora do Senac-Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Ana Lívia Reis. Além de agradecerem à família, à Prefeitura e aos professores, os jovens exibiram vídeo comemorativo com os principais momentos da qualificação.

Perugini orientou os formandos a vencer a inércia, aproveitar as oportunidades que surgirem, a partir de agora, buscando tomar a decisão certa na vida profissional. Régis Bueno agradeceu a parceria com o Senac e disse que a Prefeitura investe, cada vez mais, em qualificação profissional e educação para o trabalho voltada aos jovens.

Anuncio


Agora, já são 65 os formados neste ano, pelo programa da Administração Municipal, que visa preparar jovens de Hortolândia para entrar no mercado de trabalho. A formação de seis meses compõe o Programa Emprega Jovem que, além de fornecer qualificação, acompanha e orienta o jovem na conquista do primeiro emprego. A qualificação do PET é oferecida em parceria com o Senac, a jovens de baixa renda ou em vulnerabilidade social.

Fórum de profissões

Uma das últimas etapas na formação dos jovens, concluída no dia 25 de setembro, foi o Fórum de Profissões, momento em que os alunos tiveram contato com profissionais de diferentes áreas, para entender um pouco melhor o que é cada profissão. Entre as áreas apresentadas estão cinema, vídeo, rádio e TV; fotografia; teatro; tecnologia da informação; estética; massoterapia; design e arquitetura; segurança no trabalho.

Conheça alguns tópicos desenvolvidos no PET:

•O desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para o mundo do trabalho;

•A tecnologia como ferramenta de trabalho e uma forma de participação na globalização, de aquisição de uma cultura livre e de conectividade em redes sociais;

•A participação social e política, por meio da prática do diálogo;

•A metodologia de redes como forma de conexão do jovem com o mundo;

•A construção de uma cultura empreendedora;

•O desenvolvimento de um pensamento sistêmico.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo