Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura promove “Setembro Azul”, em homenagem aos surdos

Publicado

em

Setembro azul

Celebração da data será na segunda-feira (28/09), na Emef Renato Costa Lima; programação inclui apresentação de cantigas de roda em libras

Uma data em homenagem à comunidade surda do município. Na próxima segunda-feira (28/09), às 18h30, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realiza o “Setembro Azul”. Promovida pela Emef (Escola Municipal de Ensino Fudamental) Renato Costa Lima, a iniciativa inclui em sua programação apresentações musicais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e apresentação de vídeo sobre a rotina dos alunos surdos, elaborado pelos professores da unidade de ensino. A escola fica na Rua Santos Dumont, nº 45, no Jd. Amanda. O evento, aberto ao público, envolve alunos, pais, professores e funcionários da unidade.

Anuncio

A ação “Setembro Azul” tem como objetivo garantir o respeito e promover o reconhecimento das Línguas de Sinais em diferentes países. Neste mês, são comemoradas três datas em homenagem ao público: o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09); o Dia Nacional do Surdo e o aniversário do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), no próximo sábado (26/09); e o Dia Internacional do Surdo, celebrado no dia 30.

A abertura do evento será a recepção interativa com malabares. Em seguida, alunos do Curso de Formação Continuada de Libras oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, apresentam cantigas de roda em Libras.

Advertisement

Por fim, um vídeo produzido pelos professores da Emef Renato Costa Lima mostra a rotina vivenciada pelos alunos surdos dentro da sala regular com a prática do “Projeto Escola Bilíngue” executado na unidade, apontando os avanços dos mesmos e a riqueza encontrada no propósito das diferenças.

“É importante compartilhar esse momento com a população em geral, pois, por meio dele, é possível conscientizá-la sobre a existência e as conquistas dessa comunidade, que retrata uma minoria linguística, mas não menos importante”, avalia a diretora da Emef Renato Costa Lima, Luceli Grizante.

Para ela, compreender os surdos sob a ótica da diferença de línguas, e não como um déficit, é fundamental para que as pessoas possam enxergar as potencialidades desses sujeitos, favorecendo, assim, seu pleno desenvolvimento da cidadania. “Além disso, faz-se necessário esclarecer a população em geral em relação a alguns conceitos errôneos com relação à surdez, tais como o uso do termo ‘surdo-mudo’, a ideia de que Libras é apenas mímica, dentre outros”, afirma Luceli.

Setembro Azul

Advertisement

Um dos objetivos do “Setembro Azul” é recordar as marcas deixadas na história dos surdos pela proibição às suas línguas. A escolha da cor azul pelo surdo Dr. Paddy Ladd no XIII Congresso Mundial de Surdos, representa o “Orgulho Surdo” e homenageia os que morreram devido ao nazismo alemão na 2ª Guerra Mundial, após serem classificados como “surdos” e terem a faixa da mesma cor amarrada ao braço.

SERVIÇO

O Quê: Setembro Azul

Quando: segunda-feira (28/09), às 18h30

Advertisement

Onde: Emef Renato da Costa Lima – Rua Santos Dumont, 45, Jd. Amanda

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

curso curso
Cursos32 minutos ago

Inscrições abertas para curso UNASPrime na UNASP em Hortolândia

O projeto UNASPrime é um curso que irá contemplar lógica de programação, linguagem C++ e suas aplicabilidades, como Arduino. Serão...

Osmar Belufe Osmar Belufe
Nossa Cidade2 horas ago

Moção de Pesar pelo falecimento de Osmar Belufe

No dia 28 de abril de 2024, a cidade de Hortolândia perdeu um de seus cidadãos mais ilustres, Osmar Belufe,...

tráfego na Ponte da Estaiada tráfego na Ponte da Estaiada
Nossa Cidade4 horas ago

Saiba os horários do bloqueio para o tráfego na Ponte da Estaiada em Hortolândia, que segue até a próxima sexta-feira (03)

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia informa que motoristas devem estar atentos ao bloqueio temporário do tráfego na Ponte...

serviços da Prefeitura de Hortolândia serviços da Prefeitura de Hortolândia
Nossa Cidade5 horas ago

Confira quais serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecem abertos no Dia do Trabalhador

Vamos verificar quais os serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecerão abertos no Dia do Trabalhador (01). Primeiramente, segundo informações, haverá...

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade9 horas ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região12 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região13 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Advertisement
cinema

Populares