Nossa Cidade

Prefeitura promove curso de Unhas Artísticas para aprendizes do programa “Capacita Hortolândia

Formação acontece no recém-inaugurado CQP 1, no Jardim santa Clara do Lago

Aprendizes do projeto “Capacita Hortolândia”, promovido pela Prefeitura, participam de curso profissionalizante gratuito na área de estética. As aulas de “Unhas Artísticas” são ministradas pela professora Verônica Torres, do Sebrae Campinas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e começaram, nesta segunda-feira (04/10).

Anuncio


O curso acontece no novo espaço do CQP 1 (Centro de Qualificação Profissional), localizado no piso superior do mesmo prédio que abriga o CRAS (Centro de Referência de Atendimento Social) Santa Clara, na Rua Estados Unidos, 217, no Jardim Santa Clara do Lago II, recém-inaugurado pela Administração Municipal. 

O projeto também disponibiliza cursos livres e gratuitos sobre Ideias de Negócio, Empreendedorismo e Customização de Peças. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, no novo espaço serão capacitadas, em média, 1.500 pessoas por ano, cerca de 150 por mês.

Atualmente, o curso de “Unhas Artísticas” é ofertado em duas turmas, cada uma delas com 15 alunas. Os encontros, de quatro horas/dia, acontecem pela manhã, das 8h às 12h, e também à tarde, das 13h às 17h. Ao todo, serão 48 horas/aula, com conteúdo teórico e prático. Após concluírem a formação, as alunas terão direito a certificado de conclusão.

A aprendiz Márcia de Oliveira, de 41 anos, moradora do Residencial Maria de Lourdes, espera encontrar no curso uma nova oportunidade de renda familiar e também de recolocação profissional. Antes da pandemia, atuava na área de Logística, mas com o nascimento da filha de 2 anos e nove meses, precisou sair da empresa e apostar em novos caminhos. Ela, que já fez curso pago na área de manicure e cabeleireiro, está muito feliz com a abordagem da formação no CQP 1. “Estou adorando. Está abrindo a minha mente, em várias coisas. A professora é maravilhosa e traz muitos detalhes. Fala também sobre atendimento ao cliente, vigilância sanitária. Estou aprendendo coisas novas”, revela Márcia.

“Promover uma capacitação aos referenciados é uma forma de incentivo para que as famílias possam reestabelecer um contato com o mundo de trabalho de maneira formal e com um certificado renomado. A parceria com o Sebrae proporciona mais destaque no currículo profissional dos alunos, que estão tendo a oportunidade de capacitar-se para conquistar autonomia familiar”, afirma o diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Tino Sampaio.

De acordo com Sampaio, a partir deste mês, o “Capacita Hortolândia” promoverá cursos descentralizados na cidade para munícipes maiores de 18 anos, tendo como público-alvo famílias referenciadas nos CRAS, CCS (Centros de Convivência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e/ou cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. Interessados nas formações devem buscar informações e inscrições no CRAS mais próximo de casa.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo