Nossa Cidade

Prefeitura promove 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Evento acontecerá neste sábado (02/04), das 8h às 17h, na EMEF Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim  

Os moradores podem ajudar na melhoria do atendimento e dos serviços da rede pública de saúde mental da cidade. A Prefeitura de Hortolândia realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, neste sábado (02/04). Aberto para a participação popular, o evento será das 8h às 17h na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizada na rua Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro. Não é necessário fazer inscrição. Também participarão do evento trabalhadores e profissionais da rede pública de saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde.  

Anuncio


O tema da conferência será “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS (Sistema Único de Saúde)”. 

O evento discutirá as sugestões e propostas apresentadas nas quatro pré-conferências, também promovidas pela Prefeitura em fevereiro. As discussões serão divididas nos seguintes eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Na conferência também será realizada a escolha dos representantes do município que participarão da Conferência Estadual. Serão escolhidos 24 representantes, dos quais 12 do segmento usuários, seis trabalhadores da saúde, e seis do poder público/profissionais ou trabalhadores terceirizados.

As sugestões e propostas discutidas na conferência serão apresentadas na conferência estadual, prevista para ser acontecer entre abril e maio, e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada pelo Ministério da Saúde, entre os dias 8 a 11 de novembro, em Brasília (DF). De acordo com o Ministério da Saúde, a Conferência Federal visa construir e atualizar as políticas públicas de saúde mental.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo