Nossa Cidade
Prefeitura orienta idosos sobre acesso aos ônibus pela porta da frente Destaque

Ação acontece neste sábado (02/12), primeiro dia de vigência da medida que garante mais segurança para pessoas com mais de 60 anos
A partir deste sábado (02/12), os idosos que utilizam ônibus urbano em Hortolândia vão entrar nos veículos exclusivamente pela porta da frente. Para orientar os passageiros sobre a novidade, a Prefeitura manterá agentes em pontos de ônibus estratégicos, como na região central e próximo ao Hospital Mário Covas. A ação faz parte da implantação do Passe Livre Sênior (Cartão do Idoso), que garante as pessoas com mais de 60 anos gratuidade na passagem, mesmo passando pela catraca. A entrada dos idosos pela porta da frente garantirá mais segurança à viagem das pessoas idosas, que terão tempo de escolher um assento, sob a supervisão do motorista.
Profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana se mobilizam para a ação, que também divulgará o Cartão do Idoso. Quem ainda não tem este cartão, pode solicitá-lo na garagem da Viação Lira, no Jardim Amanda, ou na Secretaria de Mobilidade Urbana, no Remanso Campineiro. Os endereços podem ser conferidos abaixo. Para isso, basta levar RG, CPF e comprovante de residência a um dos locais de cadastramento.
BILHETE ÚNICO
Esta ação da Prefeitura contempla a implantação do Bilhete Único, cartão que poderá ser carregado com créditos para pagamento da tarifa integrada entre transporte urbano e intermunicipal, após a implantação deste sistema. O Cartão do Idoso, único que garante gratuidade e não precisa ser recarregado, foi o primeiro a ser instituído, em outubro.
Os próximos cartões a serem implantados são: Cartão Vale Transporte (vermelho); Cartão do Colaborador (de cor preta), para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais; Bilhete Especial (em laranja, para a pessoa com deficiência); Especial Acompanhante (em lilás, para o responsável pela pessoa com deficiência); Cartão Cidadão (azul, também conhecido como comum); Cartão do Escolar (em verde, para estudantes) e Cartão Empresarial (branco, para uso corporativo).
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Ligações indevidas atrapalham atendimento telefônico prestado por conselhos tutelares em Hortolândia

Celulares de plantão, destinados a receber denúncias e ligações em casos de urgência e emergência, têm sido usados pela população para consultar outros serviços públicos não emergenciais
Hortolândia conta atualmente com dois Conselhos Tutelares, órgãos públicos municipais de defesa dos direitos da criança e do adolescente, previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Constituição Federal Brasileira. O CT II, criado no final do ano passado, atende a casos relativos à região do Jd. Amanda e Jd. Novo Ângulo; já o CT I, mais antigo, atende a demandas relativas aos demais bairros da cidade. Ambos os conselhos realizam atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Durante feriados e aos finais de semana, também podem ser acionados por telefone, em situações especiais. Em regime de plantão, o atendimento é somente para denúncias, urgência e emergência.
No entanto, segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura, os conselhos tutelares têm recebido, ultimamente, diversas ligações indevidas, seja pedindo vaga em escola, seja solicitando informações sobre outros serviços municipais, fora de sua alçada, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A prática dificulta o atendimento aos casos graves, a que os órgãos se destinam.
Saiba qual é o papel do Conselho Tutelar
Cabe aos conselheiros tutelares zelar pelo cumprimento de direitos de crianças e jovens, garantir absoluta prioridade na efetivação desses direitos e orientar a construção da política municipal de atendimento relativa ao público infantojuvenil, no município. Cada conselho é formado por cinco membros titulares e cinco suplentes.
O Conselho Tutelar I atende pelos telefones: (19) 3865-3287 e 3897-2513 e, nos plantões, pelo (19) 99785-2442. Está localizado na Rua Alda Lourenço Francisco, 353 – Remanso Campineiro.
Já o CT II atende pelos seguintes números: (19) 3897-1000 e 3897-1002. Após às 17h, durante a semana e aos finais de semana, o órgão atende em regime de plantão pelo celular: (19) 99979-9903. A sede própria está localizada na Rua João Camilo de Camargo, 159, no Remanso Campineiro.
Saiba mais sobre o Conselho Tutelar
A lei brasileira determina que “cada Município e no Distrito Federal haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar como órgão da administração pública local”. Após a aprovação do ECA, em 1990, crianças e adolescentes foram reconhecidos como sujeitos de direitos, isto é, pessoas em desenvolvimento a serem protegidas pela família, pelo Estado e pela sociedade, como um todo. Entre estes direitos a serem atendidos com prioridade absoluta estão os de ter acesso à escola e à educação, à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade. Entre os órgãos responsáveis por fazer valer o que diz a lei, na garantia desses direitos fundamentais está o Conselho Tutelar. Segundo o artigo 131 do ECA, ele é o “órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”.
Confira o que faz o Conselho Tutelar:
•Atende queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos.
•Exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos.
•Aplica as medidas protetivas pertinentes a cada caso.
•Faz requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado de cada caso.
•Contribui para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.
O que não faz:
•Não é uma entidade de atendimento direto (abrigo, internato etc.).
•Não assiste diretamente às crianças, aos adolescentes e às suas famílias.
•Não presta diretamente os serviços necessários à efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
•Não substitui as funções dos programas de atendimento à criança e ao adolescente.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Aterro próximo ao complexo prisional de Hortolândia ganha mudas de árvores nativas

Ação, realizada na manhã desta segunda-feira (23/05), faz parte do Projeto de Arborização e Paisagismo da Prefeitura, que prevê plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas
Equipes do Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, plantaram, na manhã desta segunda-feira (23/05), 170 mudas de árvores nativas numa área de aterro, na região do Parque Perón, nas imediações do complexo prisional. A ação faz parte do Projeto de Arborização e Paisagismo, em implantação pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras. Entre as espécies plantadas estão: Acácia multíjuga, Cajazeira, Cedro, Dedaleira, Embaúba, Guapuruvu, Ipês amarelo e rosa, Jacarandá, Jequitibá rosa e Pau-Brasil.
O projeto prevê, dentre outras ações, o plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas em áreas verdes públicas de Hortolândia. A primeira a receber plantio de 337 novas árvores foi uma área de 2.024 metros quadrados na Vila Verde, próxima ao Residencial São Sebastião.
Conforme explica o secretário-adjunto de Obras, Renato Sarto, “a arborização urbana é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população de uma cidade. É inclusive difundida através de diversos estudos técnico-científicos que comprovam a conexão entre as áreas verdes e a manutenção da saúde física e psicológica do cidadão. Contribui para a purificação do ar, melhora da qualidade da água e evita a erosão do solo. Temos em andamento ações de interligação da cidade por meio de parques lineares de forma a melhorar a vida, inclusive das futuras gerações. O projeto visa dar mais qualidade de vida à população hortolandense, influenciando na fauna e flora do município, fazendo de Hortolândia um município de referência ambiental, fazendo jus ao nome da cidade”, ressalta o gestor.
As intervenções pela cidade devem se estender até 2024 e envolvem todas as secretarias municipais. Deste modo, busca-se projetar a cidade para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a inteligente e sustentável. O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Confira as ações previstas no projeto de Arborização e Paisagismo:
• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;
• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;
• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixem nossa cidade mais colorida;
• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;
• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.
Veja também as APPs beneficiadas, nos meses iniciais do projeto:
• Vila Verde, na região do Residencial São Sebastião
• Olívio Franceschini, próximo ao Terminal Metropolitano
• Terras de Santo Antônio, próximo à Emei Luís Camillo
• São Felipe – na região do Jd. Nova Hortolândia
• Rua Itamaracá – na região do Jd. Nova Europa
• Vila São Pedro – próximo aos prédios da CDHU
• Bella Ville – na divisa com Sumaré
• Golden Park – próximo ao condomínio
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Saiba como ajudar pessoas em situação de rua nos dias frios

Em Hortolândia, serviços públicos de acolhimento e abrigo provisório são feitos pelo Instituto Esperançar
Nos dias frios do Outono, com temperaturas mínimas variando entre 10 e 12 graus Célsius, atualmente, o que fazer para auxiliar quem vive em situação de rua, em Hortolândia? Além de participar da Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, doando cobertores, casacos e similares, é possível ligar, pedindo auxílio público para os que estão em condição socialmente mais vulnerável. Os canais de ajuda são: (19) 2210-9144 e (19) 98805-4585.
Os serviços públicos de acolhimento e abrigo provisório são prestados por uma OSC (Organização da Sociedade Civil), contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social: o Instituto Esperançar. “Pelos canais de contato, a população pode acionar o serviço, caso identifique alguém passando frio, dormindo em calçada. Basta entrar em contato. Existe o serviço de plantão e eles podem ir lá para buscar a pessoa e levá-la para o abrigo”, explica o diretor de Inclusão Social, Jesus José Ribeiro da Costa.
O abrigo provisório fica na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40, no Remanso Campineiro, e disponibiliza ao todo 40 vagas. Existe também a Casa de Passagem, localizada na Rua José Cavalcante, 204, na Vila Real, que conta com 20 vagas. Ela é voltada a pessoas em processo migratório pelo município. Em ambos os espaços, há vagas para homens e mulheres.
A Administração Municipal abriu chamamento público recentemente a fim de ampliar o atendimento a este segmento populacional e deixá-lo conforme o que preconiza o SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O processo já está em andamento, com previsão de conclusão em até 45 dias. Com isso, o município criará o Abrigo Institucional para Pessoas em situação de rua, com 30 vagas, e a Casa de Passagem, com 50 vagas. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social estima que, atualmente, há 160 pessoas nesta condição na cidade, sendo 150 homens e 10 mulheres.
Desde a última terça-feira (17/05), véspera do dia mais frio do mês, servidores da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, percorrem bairros da cidade, à noite, em busca de pessoas em situação de rua, para convidá-las a se recolherem ao abrigo provisório. Os que não aceitam o convite, recebem cobertores. Até o momento foram entregues cerca de 80 cobertores.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Wickbold Hortolândia com vaga para Auxiliar de produção e outras oportunidades
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Concursos Públicos em Hortolândia abre inscrições nesta segunda
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Confira algumas vagas de emprego em Hortolândia – 16-05
-
Nossa Cidade5 dias atras
Previsão aponta que frio deve ficar por mais tempo
-
Nossa Cidade4 dias atras
Hortolândia comemora 31 anos com festa no Parque Lago da Fé
-
Emprega Hortolândia6 dias atras
Pat Monte Mor esta com mais de 140 vagas de emprego
-
Emprega Hortolândia3 dias atras
Confira as vagas de emprego na Bosch Campinas
-
TV, Cinema e Teatro1 semana atras
La Brea: A Terra Perdida é o filme da Tela Quente nessa semana