Nossa Cidade

Prefeitura orienta comunidade sobre uso racional da água

Utilizar a água de maneira racional, evitando desperdícios, é algo fundamental nos dias de hoje, sobretudo em época de estiagem, como agora. O que muitas pessoas ainda desconhecem é que a água é um recurso natural cada vez mais escasso. Afinal, nos tempos atuais, a população aumenta numericamente e vive por mais tempo que no passado recente. Além disso, nas indústrias, faz-se uso constante da água em processos produtivos de bens de consumo. A fim de sensibilizar  e educar a população quanto ao uso racional da água, a Prefeitura de Hortolândia divulga as ações realizadas no município em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), dentre elas as medidas tomadas para evitar a perda de água tratada durante sua distribuição, um dos grandes problemas enfrentados pelo setor de saneamento básico em contexto urbano. 

A “Gestão das Águas” é uma das diretivas do PMVA (Programa “Município VerdeAzul”), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com o qual a Prefeitura está alinhada. O programa estadual apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações na área ambiental e de desenvolvimento sustentável. 

Anuncio


Segundo dados da Sabesp, em Hortolândia, todos os moradores contam com abastecimento de água.  A captação é realizada no rio Jaguari, de onde a água segue até a ETA (Estação de Tratamento de Água) Boa Esperança, que trata 950 litros por segundo. Atualmente, 17 reservatórios, em diversos bairros, recebem esta água e a redistribuem para 100% dos domicílios. Somadas, as reservas têm capacidade de armazenar mais de 36 milhões de litros ou 36.560 metros cúbicos. 

Considerando as projeções de desenvolvimento da cidade e crescimento populacional, a  Sabesp acredita que as reservas de água serão suficientes para abastecer a cidade até 2024. São 508,4 km de rede de abastecimento de água e 90,5 km de adutoras. Essa estrutura, que integra a rede de abastecimento, tem o objetivo de transportar a água que esteja no reservatório até o local onde vai ocorrer o tratamento. 

O abastecimento hídrico do município é integrado com o de Paulínia e parte do de Monte Mor. Em razão de tudo isso, a busca pela redução da perda de água tratada é ação prioritária e objeto de constante atenção por parte da Prefeitura e da Sabesp, concessionária que opera os sistemas de abastecimento hídrico, coleta e tratamento de esgotos em Hortolândia.

Dentre as ações constantes para evitar a perda de água (veja abaixo) está a pesquisa de vazamentos não visíveis com haste de escuta. Esse procedimento preventivo busca identificar ocorrências ainda em estágio inicial, que, muitas vezes, não são detectadas pelos sistemas eletrônicos de monitoramento de níveis de reservação. Em 2018, a Sabesp executou varredura em 146.676 ramais domiciliares de abastecimento, englobando todos os bairros do município. A ação contou com a participação direta de quatro funcionários da empresa para sua realização. 

“A ação preventiva trouxe resultados expressivos para o combate aos vazamentos de água tratada. Após a varredura, foram encontrados e consertados 598 vazamentos, contribuindo para que o abastecimento ocorra regularmente. Isso porque não são incomuns os casos em que, devido a vazamentos na rede, haja problemas de baixa pressão e reclamações de intermitência”, aponta o Relatório de Monitoramento Preventivo do Sistema de Abastecimento de Água do Município de Hortolândia, divulgado pela Sabesp em setembro de 2019,  assinado pelo gerente do Setor Técnico – RJDH2, Unidade de Negócios Capivari/Jundiaí, Cristiano Silveira.

Além das ações realizadas pela empresa, a diretora de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Sousa, chama atenção para o papel da comunidade com relação ao uso racional de água.

“Vencemos recentemente uma crise hídrica. Se a Sabesp ou o município trabalham sozinhos, a gente não vai conseguir atingir nosso objetivo maior que é uma melhor utilização de nossos recursos naturais, que seria a água. A Sabesp faz a parte dela com relação a perdas da captação do recurso de dentro do manancial, das adutoras, da parte que compete a eles até chegar a casa de cada um. Nós, como cidadãos e como Prefeitura, precisamos trabalhar, porque às vezes a gente tem um vazamento em nossa casa de um cano ou de uma torneira que fica pingando e a gente pensa que aquele pingo não é nada. Mas vamos pensar nele um dia inteiro pingando, a gente mais de um copo, mais de um balde. Então, a gente precisa trabalhar com a conscientização neste sentido de preservar o nosso bem natural. Não podemos esquecer que vivemos numa região de crise hídrica”, afirma a ambientalista. 

PIC

As ações da Administração Municipal na área de saneamento fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal.

 

Confira abaixo as ações ininterruptas da Prefeitura e da Sabesp para evitar o desperdício de água tratada em Hortolândia:

 

Município VerdeAzul

Segundo o site do programa, o PMVA busca “estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”. Deste modo, o ranking ambiental, além de nortear a formulação de políticas públicas, é utilizado na outorga de premiações regulares, tais como o “Certificado Município VerdeAzul”, concedido aos municípios que atingem a nota superior a 80 (oitenta) pontos e preenchem requisitos pré-definidos para cada Ciclo, e ao Interlocutor respectivo. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)”.

 

Conheça as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental do PMVA:

1. Município Sustentável

2. Estrutura e Educação Ambiental

3. Conselho Ambiental

4. Biodiversidade

5. Gestão das Águas

6. Qualidade do Ar

7. Uso do Solo

8. Arborização Urbana

9. Esgoto Tratado

10. Resíduos Sólidos

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo