Nossa Cidade

Prefeitura organiza comemoração ao centenário da Estação Jacuba

Palestra, exposição fotográfica, shows e apresentações culturais marcam 100 anos de inauguração do prédio da antiga estação ferroviária

Anuncio


Um olhar mais atento próximo da linha do trem, na região central de Hortolândia, revela o antigo prédio da estação ferroviária, onde hoje funciona o Centro de Memórias Professor “Leovigildo Duarte Júnior”. Reformada recentemente, a Estação Jacuba guarda as características originais de quando foi inaugurada, há 100 anos. O local que serviu de cenário para encontros e despedidas até a década de 1990, enquanto ainda circulavam os trens de passageiros, também foi ponto de chegada de muitas famílias que ajudaram a construir Hortolândia. Neste ano, o prédio que abriga fotos antigas e documentos que recontam a história da cidade completa seu centenário. Para comemorar, a Prefeitura prepara um final de semana inteiro de comemoração.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Paulo Germano, a festividade começa no dia 31 de março, uma sexta-feira, com um seminário sobre educação, cultura, saúde e esportes. “Este seminário será uma capacitação para nossos servidores, no sentido de preservar a memória cultural do município e oferecer cultura à população de maneira integrada com as áreas de educação, esporte e saúde”, explicou Germano. Durante o seminário, haverá palestra com o filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella.

No sábado, dia 1º de abril, a programação terá solenidade oficial em comemoração ao centenário da Estação Jacuba e abertura da exposição fotográfica sobre a história do prédio. Para a montagem da exposição, a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer contou com a colaboração da comunidade, que emprestou imagens antigas que serão exibidas. Shows musicais também serão promovidos neste dia.

No domingo, dia 02 de abril, a programação prossegue com o evento Café com Viola, momento no qual haverá a apresentação inédita da Banda Municipal, Orquestra de Violas e Mazinho Quevedo, tocando juntos. Em todos os dias, a população poderá conferir as delícias gastronômicas dos food trucks, que estarão estacionados na Praça da Matriz. Brinquedos para a criança vão garantir a diversão do público infantil.

“A Estação Jacuba tem grande importância histórica para o município. Este é um dos papéis da cultura, resgatar o vínculo com nossa história, proporcionar á população conhecer suas raízes”, destacou o secretário de Cultura, Esportes e Recreação, Francisco Raimundo da Silva.

Reforma

A Estação Jacuba de Hortolândia recebe novo piso de paralelepipedos na área externa. A ação faz parte do projeto de recuperação histórica do prédio. “Existe um trabalho de revitalização da antiga estação, preservando as características originais do prédio. O calçamento com paralelepípedos faz parte deste projeto de reconstrução histórica. Aos poucos, vamos realizar diversas intervenções, como ampliação do espaço de apresentações artísticas e culturais e interligação do Centro de Memória ao Parque Renato Dobelin, que hoje está localizado na área próxima”, detalhou o secretário de Cultura.

A recuperação da estação teve início em 2011, no governo do prefeito Angelo Perugini, quando o município conquistou a posse definitiva do espaço. Desde então, a fachada e as instalações internas do prédio já foram recuperadas e o local recebeu o acervo histórico do município, com fotos, objetos e documentos antigos, compondo o Centro de Memórias.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo