Nossa Cidade

Prefeitura oferece serviços digitais de radiologia

População contará com oferta de novos exames, como ecodoppler e raio-x contrastado

Prefeitura oferece serviços digitais de radiologia - raio x digital

Anuncio


Os serviços de radiologia ofertados pela Prefeitura de Hortolândia terão algumas mudanças, a partir desta semana. Com o objetivo de oferecer mais qualidade no atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), foi feito um novo contrato para a prestação do serviço. O principal diferencial serão os equipamentos digitais e a ampliação no horário de oferta dos exames de ultrassom e raio-x. Além disso, exames novos entram para a lista dos disponíveis por agendamento. O investimento no serviço será de R$ 280 mil por mês.

A gestão do novo contrato com a prestadora de serviços “SPX Diagnósticos por Imagem” está sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência. Apesar disso, os pacientes atendidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Programa de Saúde da Família), que são coordenadas pela Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, também serão beneficiados com a oferta gratuita dos exames, disponíveis a partir da próxima semana. “Vamos garantir mais qualidade aos usuários da rede básica de saúde e de emergência, com profissionais treinados e equipamentos digitais”, destacou a secretária de Saúde – Urgência e Emergência, Paula Nista.

Com a tecnologia digital, será possível aos médicos, tanto do hospital quanto das unidades de saúde, observarem o resultado dos exames pelo computador. Além disso, será mantido um histórico dos exames do paciente, caso haja a necessidade de comparar resultados anteriores. “Isso é um grande avanço, que complementa a informatização das unidades de saúde do município”, enfatizou Paula.

A ampliação dos horários de realização dos exames também proporcionará aos pacientes a possibilidade de serem atendidos mais rapidamente. Antes, o ultrassom do Hospital funcionava quatro horas por dia. Pacientes que necessitavam do exame após o período de funcionamento do serviço, aguardavam até o dia seguinte. Agora, o funcionamento do ultrassom será por um período de 12 horas, aumentando a capacidade de atendimento e agilizando os diagnósticos.

Já a UBS do Jardim Amanda terá ampliado o tempo do serviço de raio-x: haverá técnico para manusear a máquina 24 horas por dia. Além da UBS do Jardim Amanda, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Nova Hortolândia também conta com raio-x, que permanece com a oferta do exame 24 horas por dia. “Na região do Rosolen, onde não havia ponto de realização do exame, já estamos preparando a nova UPA para a realização de raio-x 24 horas”, afirmou a secretária de Saúde.

Exames agendados

Para os pacientes que realizam exames com marcação prévia, por indicação dos médicos das UBSs e PSFs, o local de agendamento será alterado. A partir da próxima segunda-feira (14), tanto o agendamento quanto a realização dos exames acontecerão na antiga unidade de saúde da Vila Real, localizada na avenida São Francisco de Assis, próximo à linha férrea. O horário de funcionamento será das 7h às 17h.

De acordo com o diretor em assistência da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, Rodrigo Freire, exames diferenciais serão incluídos, de acordo com o que é preconizado pelo SUS. Entre as novas avaliações médicas, estão ecodoppler (avaliação do fluxo sanguíneo), raio-x contrastado (análise do aparelho digestivo) e ecocardiograma (acompanhamento do funcionamento cardíaco). “Todos os exames serão realizados em um prazo de, no máximo, 30 dias”, confirmou Freire.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo