Nossa Cidade

Prefeitura oferece palestras gratuitas sobre cidadania a jovens reservistas

A preparação antecede a cerimônia de juramento à bandeira, marcada para 11 de outubro

juramento a bandeira - hortolândia

Jovens de Hortolândia, que se alistaram neste ano e foram dispensados do Serviço Militar, estão assistindo palestras gratuitas sobre cidadania, valores éticos e participação na comunidade, oferecidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete. A iniciativa faz parte das ações do programa Viva Mais e Melhor, que busca promover, junto à população, hábitos saudáveis, que levem à saúde e uma melhor qualidade de vida.

O objetivo da Administração com a medida é oferecer aos jovens reservistas elementos que ajudem na tomada de decisões, nesta etapa da vida em que são feitas as principais escolhas quanto à carreira, profissão e formação familiar, segundo a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire.

As palestras, que reúnem entre 100 e 150 reservistas, são ministradas desde a quarta-feira (04/09) pelo pastor Fernando Freire. Chamados de “Celebrando a vida”, os encontros acontecem às 8h30, no auditório do Centro de Formação “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. O próximo está marcado para esta terça-feira (10/09).

Após o alistamento, os jovens comparecem à Junta do Serviço Militar para assinar a CDI (Certidão de Dispensa de Incorporação), deixar registradas as impressões digitais e receber instruções sobre a cerimônia de juramento à bandeira. É nesta fase que são convidados a participar da formação.

“O certificado de reservista é importante em várias etapas da vida deste jovem”, afirma Sandra Fagundes Freire. “Com as palestras, pretendemos auxiliar este munícipe nesta etapa tão importante da vida”, acrescenta a secretária.

A cerimônia de juramento à bandeira está marcada para 11 de outubro, às 8h30, no ginásio poliesportivo Victor Savalla, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A orientação dos responsáveis pela Junta Militar é que, todos aqueles que confirmaram participação no evento, devem chegar com antecedência, uma vez que quem perde o horário, não pode participar da cerimônia. Além disso, é preciso observar o traje. O visual básico, a base de camiseta branca, calça jeans e tênis é o mais apropriado. Não são aceitas camisetas coloridas, nem candidatos que usem brincos, piercings, bermudas ou mesmo bonés.

Até agora, 1.946 jovens nascidos em 1995 já se alistaram no município. A previsão é que, até o final deste ano, cerca de dois mil rapazes procurem o serviço para fins de alistamento. Em 2012, este número chegou a 1.949.

Confira abaixo o calendário de palestras:

Celebrando a vida: palestras sobre cidadania

Público-alvo: jovens de Hortolândia, dispensados do serviço militar

Hora: 8h30

Local: auditório do Centro de Formação “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro

Datas:
Terça-feira, 10/09
Quinta-feira, 12/9
Segunda-feira, 16/09
Quarta-feira, 18/09
Quinta-feira, 19/09

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98