Mesmo com as medidas adotadas pela Prefeitura de Hortolândia  para conter a disseminação da COVID-19 na cidade, como o isolamento social, os atendimentos prestados por órgãos de assistência social da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social serão mantidos, em situações de urgência e emergência, tais como violações de direito, auxílio-funeral, situações de calamidade pública e relacionadas a benefícios, tais como BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Bolsa Família em regularização (veja abaixo). No entanto, as demais atividades estão suspensas temporariamente.

Em razão da situação de emergência em saúde pública, o atendimento e também as atividades presenciais realizadas nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) e CCSs (Centro de Convivência Social) foram suspensos, com exceção dos casos de calamidade pública (fome, tragédias naturais), violação dos direitos e risco social (vulnerabilidade). O mesmo acontece no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Em caso de necessidade, o atendimento presencial acontece no novo horário do expediente da Administração Pública, das 9h às 15h.

Também estão suspensos, parcialmente, os atendimentos e as atividades presenciais realizados no CadUn (Cadastro Único). O atendimento deverá ocorrer em situações relacionadas a benefícios, tais como BPC e o Bolsa Família, para os beneficiários que já foram suspensos e que tem prazo inferior a 30 dias para regularização.

Os atendimentos, as retiradas e os recebimentos de doações realizados pelo Funsol (Fundo Social de Solidariedade) estão suspensos, exceto os casos de urgência, emergência ou calamidade pública. Nestes casos, o atendimento será realizado no horário do expediente.

Conselho Tutelar

O atendimento feito pelo Conselho Tutelar será mantido, porém em novo horários, das 9h às 15h, seguindo as recomendações preventivas. Após o horário de expediente, permanece o plantão 24 horas, feito pelo telefone (19) 99785-2442.

Os atendimentos realizados pelos Serviços de Acolhimento Institucional à Criança e ao Adolescente, República e Pessoas em situação de rua também permanecerão sem interrupções, seguindo as recomendações preventivas.

Cursos profissionalizantes

Estão suspensas as oficinas e cursos de qualificação realizadas no Centro de Qualificação Profissional I e II; Espaços de Economia Solidária (praças de comercialização), o Centro Público de Economia Público; CQP (Centro de Qualificação Profissional) -Costura e Moda e CQP-HORTOFÁCIL.

CANAL DE COMUNICAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia lançou um canal de comunicação para que a população tire dúvidas em caso de suspeita de infecção pelo Coronavírus. Profissionais realizam atendimento, das 7 às 19 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos. A medida previne a concentração de pessoas nas unidades de saúde da cidade. Além das orientações por telefone, o canal é importante também para que os profissionais da saúde avaliem as informações e, caso necessário, enviem equipes ao encontro do paciente para avaliação presencial.

Confira abaixo os telefones para informações e dúvidas sobre o Coronavírus:

(19) 99976-2434

(19) 99929-8987

(19) 97171-5369

(19) 99976-2498

(19) 99976-2276

(19) 99920-3204

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia