40 idosos vão aprender a ler e a escrever

Cerca de 40 participantes das atividades oferecidas no CCMI (Cento de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro vão aprender a ler e a escrever por meio do programa EJA (Educação para Jovens e Adultos), realizado pela Prefeitura de Hortolândia. Essa é a primeira turma a participar do programa de alfabetização de adultos fora dos polos existentes em escolas municipais. O projeto é uma parceria das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Para a aula inaugural, realizada nesta quarta-feira (07/11), os alunos prepararam uma apresentação especial para comemorar o início das atividades com a declamação de poemas. Também participaram de uma aula experimental de Capoterapia, uma terapia alternativa que utiliza elementos da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de praticar atividade física ou esportiva.

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social destacou que o desejo da maioria dos alunos é de receber a alfabetização. “Com olhares curiosos, os novos alunos, que tem a partir de 60 anos de idade, estão animados para as novas descobertas. O desejo da maioria deles é aprender a ler e a escrever”, observou o secretário.

AUTONOMIA

Para a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Amora Barchini, a oferta do program EJA no Centro da Melhor Idade é uma oportunidade destes idosos conquistarem autonomia por meio da alfabetização. “Por meio desta parceria com a Secretaria de Inclusão, garantimos o direito à cidadania para estes idosos. Temos um respeito muito grande pela Melhor Idade e queremos dar a eles a oportunidade de vivenciarem esta fase da vida de forma independente, com qualidade de vida. A leitura colabora para este objetivo, uma vez que, hoje, muitos dependem de outras pessoas para coisas simples, como ler uma receita de bolo ou pegar ônibus”, destaca.

Oportunidade

A sala piloto atende a demanda dos idosos que não tiveram a oportunidade de aprendizagem na infância, ou não concluíram os ensinos fundamental e médio. 

As aulas serão realizadas as terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, na sede do Centro de Convivência da Melhor Idade localizada, na rua Euclides Pires de Assis, 200, no Remanso Campineiro. 

Educação para Jovens e Adultos

O programa EJA é voltado para pessoas, a partir de 15 anos de idade, que não puderam completar os estudos na idade adequada. As aulas apresentam conteúdos que vão do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A abertura das turmas tem como objetivo fazer jovens e adultos voltarem à sala de aula, de forma gratuita, para que ampliem os horizontes pessoais e profissionais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia