Nossa Cidade

Prefeitura lança Programa Entrega Social para atendimento de pessoa com deficiência

Beneficiários, identificados a partir de cadastro nos Cras, receberão kit mensal de itens que atendam necessidade especial
A partir de novembro, pessoas com deficiência já cadastradas nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) vão receber, em casa, um kit com produtos que auxiliam no atendimento familiar, como fraldas, suplemento alimentar e cesta básica de alimentos. A ação faz parte do Programa Entrega Social, lançado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, neste sábado (26/09), durante a 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência, evento que contou com a presença do prefeito Antonio Meira.

Inicialmente, a Prefeitura estima atender cerca de 200 pessoas, que possuem cadastro nos CRAS e já retiram estes itens em um dos endereços de atendimento pela Secretaria de Inclusão. Com o programa, estas pessoas receberão os mesmos itens em casa, com maior comodidade. “Muitas vezes, estas pessoas têm dificuldade em ir numa das unidades dos CRAS, retirar um item de extrema necessidade para seu dia a dia. Vamos dar atenção especial a estas pessoas, proporcionando a entrega domiciliar dos produtos que elas necessitam na porta de casa. Será, sem dúvida, um benefício para as famílias atendidas”, enfatizou a secretária de Inclusão, Paula Nista.

Anuncio

Para o atendimento destas pessoas, haverá avaliação social para identificar de que produtos elas necessitam. Alguns receberão todos os itens do kit; outros receberão apenas os produtos indicados para a situação em que se encontram. Novos cadastros também serão realizados nos próprios CRAS, onde há profissionais habilitados para realizar a avaliação social prévia para o ingresso no programa.

Conferência PCD

A 3º Conferência da Pessoa com Deficiência encerrou a programação da Semana da Pessoa com Deficiência, organizada pela Secretaria de Chefia de Gabinete. A Conferência teve como objetivo discutir temas relacionados à cidadania da pessoa com deficiência. O evento contou com a presença do prefeito Antonio Meira e a participação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, de entidades que representam este segmento e da comunidade em geral.

“Tenho observado o quanto a população participa das conferências realizadas em Hortolândia e isso me deixa bastante satisfeito, porque demonstra o envolvimento das pessoas no debate das políticas públicas. No caso específico da pessoa com deficiência, posso dizer que a deficiência está em cada um de nós, pois temos todos as nossas próprias limitações. Precisamos, por isso, saber conviver com as diferenças que cada pessoa apresenta”, destacou o prefeito. “Nestas conferências, temos a oportunidade de ouvir as demandas de cada segmento e colocar em prática ações que garantam melhoria no atendimento público”, citou Meira.

A secretária Chefe de Gabinete, Julyana Tonin, lembrou durante o evento que, no dia 6 de julho deste ano, a presidente Dilma Rousseff sancionou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, importante ferramenta para fazer valer os direitos deste público como cidadãos. “O deficiente precisa ter liberdade e autonomia, dentro de suas possibilidades. Todos nós devemos estar sensíveis para entender e proporcionar esta autonomia, seja dentro das nossas casas, no convívio em sociedade ou na oferta de serviços públicos”, disse Julyana.

Para o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Roberto Pena, a inclusão deste segmento na sociedade é cada vez maior. “Antes, a pessoa com deficiência precisava se integrar à sociedade. Hoje, a sociedade busca a pessoa com deficiência. Ainda há muito o que fazer para ampliar a inclusão, mas já demos um passo importante nesta direção”, destacou.

Durante a Conferência, também foram definidas as propostas que serão encaminhadas à Conferência Regional e Estadual. Entre as principais propostas estão: fortalecer o trabalho em rede, incluindo o Terceiro Setor, de forma que represente o segmento PCD para efetivação do atendimento de políticas publicas; e criação de um centro de referência especializado para atendimento da pessoa com deficiência. O encontro regional acontecerá em 14 de outubro, em Campinas, e a estadual será nos dias 2 e 3 de dezembro, em local a ser definido.

Endereço dos CRAS:

CRAS Jardim Amanda
Rua Washington Luis, 977 – Jardim Amanda II

CRAS Jardim Rosolen
Rua Guido Rosolen, 177 – Jardim Rosolen

CRAS Vila Real
Rua José Cavalcanti, 204 – Vila Real

CRAS Novo Ângulo
Rua Francisco Bereta, 330 – Jardim Novo Ângulo

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo