Nossa Cidade

Prefeitura interdita comércios de sucata para que proprietários eliminem criadouros de dengue

Ferros-velhos têm 10 dias para resolver o problema; caso contrário, estabelecimentos serão interditados definitivamente

Ferro Velho - Jardim Nova Europa - Hortolândia (SP)

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, realizou, nesta terça-feira (30), a interdição cautelar de dois ferros-velhos, localizados no Jardim Nova Europa. Os comércios de sucata eram monitorados desde 2010, por denúncias de acúmulo de material que servia de criadouro para o mosquito Aedes aegipyt, transmissor da dengue. Como nada foi feito para resolver a situação, os estabelecimentos foram lacrados. Os proprietários têm 10 dias para apresentar proposta de solução ao problema. Caso contrário, os ferros-velhos podem ser interditados definitivamente e os materiais recolhidos.

Comércios com alto potencial para a existência de criadouros de larvas de mosquito, como ferros-velhos e borracharias, são considerados PE’s (Pontos Estratégicos). Eles recebem atenção especial da equipe de fiscalização, que fica em alerta para o risco de proliferação da dengue.

A ação desta terça-feira foi realizada em conjunto entre as equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e de Vigilância Sanitária. De acordo com o fiscal sanitarista Paulo Gilberto Costa, a ação do CCZ realizada em 2010 incluiu coleta de larvas dos criadouros. “Estas larvas foram analisadas e era do mosquito da dengue. Com isso, os proprietários receberam uma advertência”, afirmou o fiscal.

Há 15 dias, uma nova vistoria ao local apontou que a situação era a mesma. Com isso, os comércios foram autuados e tiveram prazo de 10 dias para apresentar recurso. “Este recurso significa uma solução para o problema. Eles poderiam ter pedido, por exemplo, prazo maior para instalação de uma cobertura no local. Mas, até hoje, nenhuma proposta foi apresentada”, justificou Costa.

Com apoio da Guarda Municipal, fiscais da Vigilância Sanitária e do CCZ voltaram ao local, onde realizaram a interdição. Conforme o coordenador técnico do CCZ, Ibraim Almeida, os comércios ficam proibidos de comprar mais sucata, até que tenham vendido o que está acumulado no local. “Há uma quantidade enorme de plásticos, vaso sanitários, pneus velhos e outros materiais acumulados nos ferros-velhos, que ficam um ao lado do outro. Estimo que umas 30 toneladas de sucata”, avaliou Almeida. “Isso é um problema de saúde pública, que precisa ser resolvido para não trazer mais casos positivos de dengue ao município”, completou o coordenador do CCZ.

Prevenção

Hortolândia registra 1.296 casos positivos de dengue. O mosquito transmissor da doença gosta de ambiente com água parada para colocar seus ovos e se procriar. A Prefeitura faz sua parte no combate aos criadouros, com a realização de arrastões em todos os bairros, com visitas às residências. Durante estas inspeções, agentes vistoriam as casas em busca de objetos que possam acumular água, orientam moradores sobre como evitar a doença e removem entulhos com auxílio de máquinas e caminhões.

Além disso, a Administração Municipal fiscaliza Imóveis Especiais, como escolas, comércios, igrejas e condomínios, orientando os responsáveis sobre a forma correta de eliminar criadouros.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo