A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, implanta pórticos e semi-pórticos em diversos pontos da cidade, estruturas metálicas para a fixação de placas de sinalização e de informações aos motoristas. São seis dispositivos em instalação. Os pórticos, que são maiores, ficarão na avenida da Emancipação, próximo a entrada da cidade para quem chega pela Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), e próximo ao viaduto em construção sobre a linha férrea no acesso à cidade pelo Corredor Metropolitano, na altura do Jardim Nova América. Já os semi-pórticos ficarão localizados na avenida Thereza Ana Cecon Breda, próximo ao novo portal de boas-vindas em construção no local; na avenida Santana, próximo da lanchonete Burger King; no cruzamento entre as avenidas São Francisco de Assis e Anhanguera, na região da Vila Real; e na rua José João da Silva, no Jd. Santa Rita de Cássia, próximo ao cruzamento com a avenida da Emancipação, no sentido Centro para o motorista que vem da Ponte da Esperança (Estaiada).

De acordo com a Secretaria de Mobilidade, a altura das estruturas facilita a visualização das informações para quem dirige na cidade. “Os pórticos se diferenciam dos semi-pórticos no padrão da estrutura. Enquanto o pórtico possui duas espécies de ‘braços’, podendo a placa ser lida pelos motoristas nos dois sentidos, no semi-pórtico a placa está acoplada em um destes ‘braços’, sendo possível a visualização no sentido em que o condutor está dirigindo”, explica o diretor de Planejamento e Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Ricardo Barbosa.

MAIS PLACAS ORIENTATIVAS

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, até o final deste ano, a cidade ganhará mais de 650 placas de orientação, nas cores verde, azul e marrom, estas últimas específicas para pontos turísticos. A ação também visa indicar aos condutores os acessos aos principais bairros e regiões do município, assim como a pontos de interesse, como hospitais, Centro de Especialidades, UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento), Fórum, Prefeitura e Câmara Municipal, parques municipais, dentre outros.

Segundo a Diretoria de Planejamento e Projetos, os recursos para a ação são provenientes do programa “Avançar Cidades”, do Governo Federal, liberados pela Caixa Econômica Federal. “A sinalização vertical de indicação é uma ferramenta fundamental, principalmente para pessoas que visitam o nosso município, seja a trabalho, seja a passeio. Ela mostra os melhores caminhos para chegarem nos pontos de interesse, como hospitais, rodovias, a Prefeitura e a Câmara Municipal. A sinalização também facilita o deslocamento, não sendo necessário o usuário usar o sistema de GPS. Pela própria sinalização, ele entende o caminho a ser feito para chegar ao seu destino. Essa medida auxilia, pois, usualmente, quando as pessoas utilizam o GPS nos seus celulares, acabam tirando a atenção do volante, ao dirigir, olhando para o celular. Dessa forma, com as placas o trânsito também se torna mais seguro”, completa Barbosa.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia