Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura intensifica poda do mato e limpeza em diferentes espaços públicos

Publicado

em

Trabalho acontece em todas as regiões de Hortolândia

Desde o início da semana, as equipes da Prefeitura de Hortolândia estação distribuídas em diferentes espaços públicos de todas as regiões da cidade para a realização do mutirão de poda do mato e limpeza. A ação tem o objetivo de manter a cidade limpa e, nesta época do ano com o tempo mais seco, evitar focos de queimadas e incêndio. O trabalho foi intensificado em todo o Parque Socioambiental Lago da Fé e nas áreas verdes ao redor do viário que margeia o espaço de lazer. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho segue em toda a área até a lagoa da EMS.

Além deste local, o trabalho também acontece em áreas verdes do bairro Chácaras Assay, Jardim Santa Esmeralda e no canteiro central da avenida Santana, no Jardim Amanda. Já a limpeza, foi concluída ao redor da Praça de Esportes do Jardim Santa Clara do Lago, no Campo do Rosolém e no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Áreas verdes e a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Adelaide também foram contempladas.

“A poda do mato e a limpeza são importantes para manter a cidade limpa e bem cuidada, mas também precisamos da colaboração da população para não descartar lixo e entulho nos espaços públicos. A ação é crime ambiental, dificulta o serviço de limpeza e é mais um agravante para o surgimento dos focos de queimada”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. Com o tempo seco, a ação contribui para o surgimento de focos de queimadas e incêndio. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Temperatura em Hortolândia aponta fim de semana gelado

Publicado

em

frio

A previsão para o sábado (20) é de céu parcialmente nublado a nublado. Os ventos seguem fortes, com velocidades em torno de 30 km/h e rajadas devem ocorrer ao longo do dia. As Temperatura em Hortolândia fica entre 9 e 16ºC e não está descartada a ocorrência de chuva leve e isolada, mas as chances são baixas.

A tendência para o domingo (21) é de ventos um pouco menos intensos, soprando de forma moderada com velocidades de 20 km/h, céu parcialmente nublado a predomínio de sol e temperaturas entre 10 e 23ºC.

A próxima semana deve ser de predomínio de sol, com temperaturas em gradual elevação. Os primeiros dias ainda terão temperaturas um pouco abaixo da média para o mês, mas até o final da semana a expectativa é que as máximas superem a marca dos 28ºC.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Um dos vereadores suspeitos por rachadinha, TJ manda soltar

Publicado

em

Na noite dessa sexta-feira (19), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) emitiu habeas corpus ao vereador Enoque Leal (MDB) preso na quinta-feira (18) suspeito da pratica de rachadinha.

O advogado Ralph Tortima Stettinger Filho, que representa o vereador, alegou que o parlamentar não teve tempo para para apresentar documentação ao Ministério Público. Documentos apresentados nos autos indicam que todas as transações bancárias foram realizadas por causa de um empréstimo e não houve prática de rachadinha.

A defesa tambem apresentou como argumento ao TJ que o vereador possui bons antecedentes e residência fixa, circunstâncias favoráveis para a concessão da liberdade provisória.

A 15ª Câmara de Direito Criminal optou por revogar a prisão preventiva por entender que o fato de o réu ser vereador não é suficiente para que ele represente perigo a ordem pública se estiver em liberdade.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sinalização de solo é reforçada em ruas do bairro Residencial João Luiz

Publicado

em

Também contra acidentes, Prefeitura de Hortolândia pintou lombadas no Jardim Minda

Ruas do bairro Residencial João Luiz receberam o reforço e a pintura da sinalização de solo. A ação da Prefeitura de Hortolândia contempla ruas de bairros em todas as regiões da cidade. Desde o inicío do ano, a ação está intensificada e continua em vias no entorno de unidades de saúde, ensino e residênciais. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, ruas que dão acesso à grandes avenidas além das mais movimentadas da cidade, também recebem o mutirão. “Pedimos a colaboração dos motoristas para respeitar a sinalização. Além de organizar o trânsito, o trabalho evita estacionamento em locais que possam causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Nas ruas do bairro, foi realizada a repintura de linha amarela de proibição de estacionamento, faixas seccionadas amarelas, de retenção, duplas amarelas indicando o tráfego nos dois sentidos da via, zebradas amarela e legenda “PARE”. “No Jardim Minda foram concluídas pinturas de lombadas localizadas em frente ao Condomínio Residencial Bertioga. O objetivo do serviço é melhorar a visibilidade e evitar danos aos veículos e acidentes”, comenta Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas mais ações, que vão além do reforço e implantação da sinalização e a readequação do sentido do tráfego em ruas e avenidas. São atividades educativas com motoristas e pedestres  até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.  Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.

 

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares