Nossa Cidade

Prefeitura intensifica limpeza e poda do mato em espaços públicos de Hortolândia

Ação acontece em áreas de lazer, verdes, praças, parques, ruas, avenidas e onde há serviços para a população

As equipes da Prefeitura de Hortolândia realizam, desde o início da semana, a limpeza e a poda do mato ao redor de espaços públicos de lazer, além de praças, parques e áreas verdes. A ação tem o objetivo de manter a cidade limpa e conservada, oferecendo conforto à população que vai utilizar os locais neste final de semana que, de acordo com a previsão do tempo, será de sol e calor. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a limpeza foi intensificada em toda a extensão dos parques socioambientais Lago da Fé, na região do Parque Gabriel e Irmã Dorothy Stang, além da “Praça do Pastel”, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Anuncio


O trabalho também foi concluído no OAPE  (Observatório Ambiental Parque Escola) e na Praça de Esportes, antigo CIF, no Jardim Santa Clara do Lago. Os campos dos bairros Remanso Campineiro e Rosolém, que receberão no sábado (02/07) e domingo (03/07), jogos dos campeonatos interno de futebol da Administração Municipal e Amador, receberam o serviço e estão preparados para recepcionar jogadores e torcedores em mais uma rodada das competições. 

Poda do mato evita focos de queimada e incêndios

Além da limpeza nestes locais, as equipes da Prefeitura também realizaram o mutirão de poda do mato em outras regiões da cidade. Na Vila Guedes, a ação contemplou canteiros centrais das vias. Já no Jardim Nova Europa, o trabalho foi nas áreas interna e externa da UBS (Unidade Básica de Saúde) e em praças do bairro. Na mesma região, o serviço aconteceu em praças dos jardins Malta, Conceição e Aline. No Jardim Amanda, a poda foi na Estação Cidadania de Esportes.

“Quem frequenta os espaços públicos de lazer, praças e parques de Hortolândia observa os arredores limpos, após a varrição, mais um serviço intensificado pelas equipes e as lixeiras, que também tiveram os materiais ali depositados recolhidos. A poda do mato também é importante além do aspecto visual já que evita o surgimento de focos de queimada e incêndios além do abrigo de animais peçonhentos que possam transmitir doenças mas é necessário o apoio da população para a manutenção da limpeza de todos os locais”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Contribua com a limpeza em Hortolândia

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. Quem utilizar os locais públicos de lazer deve realizar o descarte nas lixeiras da área. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

Denuncie o descarte irregular de materiais

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. “O descarte irregular de materiais nas áreas públicas é um dos principais problemas para o surgimento destes focos de incêndio na cidade”, comenta Panício.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo