Nossa Cidade

Prefeitura intensifica a ação de casa a casa para eliminar criadouros do Aedes Aegypti

Para evitar o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti no próximo verão, a Prefeitura de Hortolândia intensifica a ação de busca e eliminação de criadouros do inseto casa a casa em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, executa o trabalho nas regiões do Parque Gabriel e do Jardim Nova Hortolândia.

Desde o início do inverno, o órgão suspendeu temporariamente o trabalho de nebulização para intensificar a ação de casa a casa. “Nesta época do ano, a nebulização é pouco eficiente, pois a quantidade de mosquitos diminui. Por isso, é mais eficiente eliminar as larvas e os possíveis criadouros do Aedes aegypti por meio da ação de casa a casa. Assim, teremos menos mosquitos adultos no próximo verão”, reforça o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso. 

Anuncio


No entanto, o veterinário ressalta que, mesmo no inverno, apesar de em menor quantidade, o Aedes aegypti continua ativo durante o dia, período em que a temperatura é mais quente e, portanto, propícia para a circulação do mosquito. Assim, é necessário reforçar o trabalho de casa a casa. Na ação, os agentes da UVZ visitam as casas dos moradores para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. A ação é para eliminar o mosquito ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório.

O veterinário reforça que a reprodução do Aedes aegypti acontece em água parada. Portanto, a UVZ orienta a população adotar cuidados simples para ajudar no combate ao mosquito. Dentre os cuidados estão manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com o órgão, cerca de 80% dos focos estão nas casas das pessoas. 

Outra atitude que a população deve adotar para ajudar no combate ao mosquito é evitar o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte correto de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes na cidade. Em breve, a Administração Municipal deve inaugurar mais dois PEVs no município. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 1.030 casos notificados de Dengue, dos quais 446 positivos, 514 negativos, 70 aguardam resultado e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 4 casos notificados, dos quais 2 positivos e 2 negativos e nenhum óbito.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo