Nossa Cidade

Prefeitura inaugura Espaço Afroempresarial no Shopping Hortolândia

Em cerimônia nessa terça-feira (29/03), prefeito Zezé Gomes destaca iniciativa pioneira do município em fomentar o afroempreendedorismo

Os afroempreendedores a partir de agora terão oportunidades para crescer e aparecer. Essa foi a tônica na inauguração do Espaço Afroempresarial, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, na noite dessa terça-feira (30/03), no Shopping Hortolândia, onde o espaço está localizado.

Anuncio


O prefeito José Nazareno Zezé Gomes salientou a iniciativa pioneira do munícipio em apoiar o afroempreendedorismo. “Inauguramos, em parceria com a REAFRO (Rede Brasil Afroempreendedor), um espaço cedido pelo Shopping Hortolândia. O local tem por objetivo oferecer apoio e fomento ao afroempreendedorismo. É uma ferramenta importante para organização e fortalecimento de novos empreendimentos. Sem dúvida, Hortolândia sai na frente. Tenho certeza que a REAFRO contribuirá muito no surgimento de novos negócios, potencializando ainda mais o comércio e os serviços, com geração de emprego e renda em nossa cidade”, destacou Gomes.

Os afroempreendedores elogiaram a iniciativa da Prefeitura. A trancista Taila Gisele dos Santos considera o espaço importante para ela obter informações e orientações sobre como gerir seu negócio. “Eu gostaria de expandir meu salão. Futuramente, quero abrir uma loja de produtos para tranças. O espaço será importante para me orientar sobre a gestão do meu salão, finanças e outros assuntos”, destacou a trancista.  

COLABORATIVO

O Espaço Afroempresarial é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, em parceria com a associação REAFRO (Rede Brasil Afroempreendedor). A proposta é de ser um local colaborativo para fomentar o afroempreendedorismo. O espaço também oferece infraestrutura para que afroempreendedores possam realizar reuniões de negócio, eventos presenciais e on-line e exposição de produtos e serviços. O espaço prevê ainda a realização de cursos de capacitação e formação para afroempreendedores.

O espaço integra o programa “Afroempreendedor”, instituído pela Prefeitura de Hortolândia por meio da lei municipal 3.702, de 19 de novembro de 2019. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a comissão do programa, formada por representantes da sociedade civil e do poder público, realizou reuniões on-line e elaborou um questionário para mapear e formar uma rede de afroempreendedores do município. Inicialmente, a rede foi formada por 20 afroempreendedores. Atualmente, a rede já conta com mais de 80 afroempreendedores, que atuam nos segmentos de estética, vestuário, gastronomia, música, tecnologia, comunicação visual, propaganda, entre outros.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo