Nossa Cidade

Prefeitura inaugura Casa Sustentável no Parque Dorothy, amanhã

 

A Prefeitura de Hortolândia implantará, nesta sexta-feira (31/05), a partir das 9h, mais um projeto de educação ambiental no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima: a “Casa Sustentável”. O evento é aberto ao público e integra a programação que celebra o aniversário de 28 anos de emancipação de Hortolândia, realizado no dia 19 deste mês. O Parque Irmã Dorothy está localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o objetivo principal do projeto da “Casa Sustentável” é promover o conceito de sustentabilidade e o resgate dos valores culturais da cidade, por meio de atividades de educação ambiental voltadas a estudantes e à comunidade em geral.

A casa é uma construção de pau a pique ou taipa de mão, de 40 m², subdivida em três cômodos, decorados com móveis e utensílios antigos; varanda frontal com banco perto da janela e jardim ao redor. A base foi construída de concreto, afastando-a do solo de 6 a 20 cm. A estrutura recebeu uma camada de “vermelhão”, tipo de piso usado no passado. As colunas foram feitas de postes de madeira tratada, afixada ao chão, com 1,50 m de profundidade, para suportar a cobertura de telhas ecológicas feitas de caixas de leite. As paredes, confeccionadas com caibros na horizontal e bambus entrelaçados, deram origem aos painéis perfurados que foram amarrados com arame recozido, em substituição ao antigo cipó. Após todo esse processo, houve o preenchimento manual dos vãos com barro misturado com capim e esterco de vaca, transformando a estrutura numa “Casa Sustentável”, semelhante à dos tempos dos nossos avós.

O projeto começou a ser realizado em outubro de 2018. Segundo os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, a casa vem sendo desenvolvida a muitas mãos e segue as técnicas aplicadas no passado, porém com algumas adequações a fim de evitar problemas como a presença de animais peçonhentos e a degradação da estrutura. 

Confira a programação de implantação da Casa Sustentável, no Parque Dorothy

8h30 – Apresentação do Quarteto Cultural Instrumental do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia

9h – Momento Solene com autoridades – Inauguração da Casa Sustentável

9h30 – Cerimônia do corte da fita

10h – Abertura para visitação do público em geral e

Convidados da Emeb Josias da Silva Macedo e do Grupo da Melhor Idade

SERVIÇO:

Implantação da “Casa Sustentável” no Pq. Irmã Dorothy

Data: 30/05/2019, sexta-feira

Hora: a partir das 9h

Local: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang

Rua Manoel Antônio da Silva, 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98