22 de maio de 2024
Nossa Cidade

Prefeitura inaugura base da Guarda Comunitária e Defesa Civil no Parque Santo André, neste domingo (26)

prefeitura de hortolandia inaugura base da guarda comunitaria e da defesa civil na cidade

O evento marcará também a entrega de mais uma academia ao ar livre e contará com a animação do projeto Rua de Lazer

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, inaugura no próximo domingo (26/05), às 8 horas, a sede que abrigará a Guarda Comunitária e Defesa Civil, localizada na Rua Emily Cristianne Giovanini, s/n, Parque São Gabriel.

O espaço de 150 m², planejado para atender as necessidades dos dois serviços, é resultado da reforma do antigo vestiário do campo de futebol que recebeu novas portas e janelas, piso e pintura.

Desenvolvido em Hortolândia desde 2009, o projeto Guarda Comunitária tem como proposta a aproximação entre agentes de segurança pública e moradores, atuando de forma parceira com a comunidade e estabelecendo ações preventivas à situações de criminalidade. Periodicamente são realizadas reuniões nos bairros para identificação de problemas e apresentação de possíveis soluções.

Além da região do Parque Santo André, a Guarda Comunitária já atua nas regiões do Jardim Rosolen e Terras de Santo Antonio. “Com equipes fixas de guardas municipais, os moradores sentem-se mais seguros e a GM é capaz de identificar situações adversas às rotinas dos bairros em que o projeto está presente”, analisa o secretário municipal de Segurança, Marcelo Borges.

Borges ressalta que a Guarda Comunitária na região do Parque Santo André vai abranger o monitoramento e patrulhamento de nove bairros próximos, como Parque São Miguel, Parque Gabriel, Jardim Everest, Campos Verdes. A filosofia do projeto deixa de ser de caráter puramente repressivo, passando a ser comunitário. É a comunidade, em parceria com o município, que fomenta a segurança, identificando possíveis suspeitos em promover a desordem”, explica o secretário.

Segundo o gerente da Defesa Civil, Iluíde Carboneiro, o novo espaço para a Defesa Civil facilitará o atendimento. “Além de beneficiar os moradores da região, o bairro fica no meio da cidade, assim as ações imediatas serão realizadas com maior eficiência,” destacou o gerente. Lembrando que a Defesa Civil pode ser acionada em casos de prevenção e atendimento a ocorrências, pelo número 199. A ligação é gratuita.

Rua de Lazer

Em comemoração à implantação da Base Comunitária, a Secretaria de Esporte e Recreação leva para o local o projeto Rua de Lazer, que marca, também, a implantação de mais uma academia ao ar livre. A atividade prevês jogos e brincadeiras para crianças, jovens e adultos. A programação ocorre das 8 às 11 horas.

 

Fonte: Secretaria de Segurança (prefeitura municipal de hortolândia)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98