Nossa Cidade

Prefeitura imuniza 16.720 animais durante Campanha de Vacinação Antirrábica

A Prefeitura de Hortolândia encerrou a Campanha de Vacinação Antirrábica-2019, neste final de semana, com o registro de 16.720 animais imunizados. Quem não conseguiu levar o cachorrinho ou gatinho para ser vacinado nos pontos de vacinação, que funcionaram ao longo deste mês, pode procurar a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), que oferece a vacina contra raiva, gratuitamente, ao longo de todo o ano. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Athanásio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000.

A raiva é uma doença transmitida pela saliva do morcego contaminado, que afeta principalmente cães e gatos. O contágio acontece quando estes animais domésticos mordem morcegos contaminados, caídos no chão. “Se alguém encontrar algum morcego com hábitos diurnos ou caído no quintal, não deve tocar neste animal em nenhuma hipótese. É preciso acionar a UVZ para fazer a remoção”, destaca o coordenador da UVZ, Ibraim Almeida. O telefone da UVZ é (19) 3897-3312.

Anuncio


Em 2018, houve um caso positivo de Raiva canina em Hortolândia, o primeiro registro da doença na história da cidade. O cão, sem raça definida, com dois anos de idade, nunca havia sido vacinado contra a doença. Após apresentar alteração no comportamento, como apatia (tristeza), andar cambaleante e emagrecimento, o animal foi atendido por veterinário de estabelecimento particular. O caso apresentou rápida evolução para paralisia dos quatro membros, com a manifestação de outros sintomas neurológicos. Os donos optaram por sacrificar o cão. No mesmo ano, dois morcegos com raiva foram capturados pela UVZ. Neste ano de 2019, Hortolândia não registra, até o momento, nenhum caso positivo de Raiva em morcego ou Raiva canina.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo