Diversas ruas da Região Central, entre o Parque São Miguel e o Remanso Campineiro, passam por readequação no tráfego.  Desde o início da semana, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalham na inversão do sentido de ruas (veja as mudanças abaixo), implantação de sinalização viária e instalação de placas. Nesta sexta-feira (15/05), o serviço foi realizado na rua Aparício Costa Camargo, próximo ao cruzamento com a avenida Olívio Franceschini. A via tinha apenas um sentido e, agora, parte dela passa a ser mão dupla. Além da sinalização de solo e da implantação de faixa de pedestres, foi instalado um semáforo. 

O objetivo da Prefeitura de Hortolândia com a ação é melhorar o fluxo do trânsito e a segurança viária para pedestres e motoristas que trafegam na região.  Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a nova engenharia de trânsito já está valendo. Na região, foram realizadas novas adaptações com implantação de pintura de solo, como faixas de pedestres, faixas duplas amarelas contínuas e alertas como ÔNIBUS, além da instalação de placas orientativas.

Fique atento e confira a mudança dos sentidos

A rua Maria Crizante, agora, tem um trecho de mão dupla, desde o cruzamento com a avenida Olívio Franceschini. Antes, a via tinha apenas um sentido. A rua Agnaldo Roberto Zanre, na mesma região, teve o sentido invertido no acesso bairro-centro para facilitar a chegada dos motoristas à rua Amélia Camargo Blumer, que agora, é uma via de mão única. Antes da adequação, esta rua era mão dupla. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, as mudanças acontecem para melhorar a segurança viária em todo este trecho.

“As vias são intercaladas. Por isso, é necessário uma adequação gradual, em todas as ruas, para adaptar a nova engenharia de tráfego. Pedimos a colaboração dos motoristas e pedestres, principalmente nestes primeiros dias do novo tráfego desenhado para a região. É necessário dirigir com cuidado e seguir as placas “, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a principal mudança na região é na rua Amélia Camargo Blumer. A via é um importante acesso do bairro para a Região Central com muitos comércios e grande movimentação. Com a implantação de sentido único nesta rua, a segurança viária será melhorada já que, no local, por exemplo, era possível observar carros estacionados em sentidos opostos na via, podendo causar acidentes. Nestes primeiros dias, alguns agentes estão no local para ajudar na orientação dos motoristas.

Transportes coletivos

A mudança na região não causará grande impacto nas linhas dos transportes coletivos urbanos, municipais e intermunicipais, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, uma vez que a alteração será apenas no sentido centro-bairro, sem mudanças no percurso no sentido oposto.

Confira as linhas de ônibus que terão o itinerário alterado

Linhas Metropolitanas: 668 – Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré)/ Hortolândia (Rosolém) e 698 – Hortolândia (Terminal Metropolitano de Hortolândia)/ Campinas (Terminal Metropolitano de Campinas).

Linhas Urbanas: 310 (Terminal Metropolitano de Hortolândia/ Intersaúde/Centro de Especialidades – Via Centro); 311 (Jd.Sta Clara do Lago/Centro – Via Jd.Campos Verdes); 340 (Jd.Sta Esmeralda/Terminal Metropolitano de Hortolândia – Via Jd.Rosolém); e 341 (Jd.Adelaide/Terminal Metropolitano de Hortolândia– Via Câmara Municipal).

Mudança será apenas no sentido Centro-bairro

Itinerário segue normal até a rua Antônio Bernardes;

Na rua Antônio Bernardes o itinerário continua até a rua José de Camargo acessando a rua Aparício da Costa Camargo e entrando na rua José Cláudio Alves dos Santos, onde  seguirá o itinerário normal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorPrefeitura intensificará orientação ao comércio e fiscalização durante feriado prolongado
Próximo artigoRodízio de veículos em Campinas é adiado até passar pela Câmara