Nossa Cidade

Prefeitura implanta equipamentos de coleta seletiva no recinto do rodeio

Ação facilitará coleta de materiais recicláveis feito pela Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Administração Municipal

A Prefeitura de Hortolândia implantou, nesta terça-feira (22/05), dois equipamentos de coleta seletiva no recinto da Festa do Peão de Hortolândia 2018. Os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) foram disponibilizados pela Horto Ambiental, a pedido da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em reunião com organizadores do evento e a Cooperativa Águia de Ouro, realizada pela manhã. 

Anuncio


Os equipamentos, que poderão ser usados pelos visitantes a partir deste final de semana, facilitarão o trabalho de coleta seletiva feito pela equipe da Cooperativa, contribuindo também para a correta destinação de resíduos no município. A Festa do Peão integra a programação dos 27 anos do aniversário de Hortolândia e acontece até o dia 27 deste mês, sempre aos finais de semana, na avenida da Emancipação, em frente à empresa farmacêutica EMS.   

Neste ano, a pedido da Prefeitura, que apoia o evento, pela primeira vez quem faz a triagem e a destinação correta dos materiais recicláveis é a equipe da Cooperativa Águia de Ouro, parceira do projeto de coleta seletiva, implantado na cidade pela Administração Municipal. Todo o material coletado no primeiro final de semana está sendo triado pelas cooperadas. Em breve, após separação dos rejeitos (os itens não-recicláveis), a entidade divulgará o balanço dos recicláveis descartados entre os dias 18 e 20 de maio. 

COLETA SELETIVA

Segundo a coordenadora da Cooperativa, Áurea Bueno, a cada dia, em sistema de revezamento, 20 cooperados, entre homens e mulheres, realizam a coleta de recicláveis, como latinhas, papel, papelão e garrafas plásticas do tipo PET, tanto no recinto quanto nos dois camarotes, durante a realização dos shows, previstos para acontecer das 21h30 às 22h30, e das 22h30 até 1h. A equipe também faz a triagem dos resíduos descartados em lixeiras, com o apoio do caminhão gaiola para armazenamento e retirada dos materiais.

 

A Cooperativa está otimista quanto ao que será coletado nesse período, uma vez que o aumento na entrada de materiais representa maior possibilidade de renda para os associados. “Para nós esta oportunidade é importante, pois representa também um reconhecimento do nosso trabalho e da coleta seletiva. É um sinal que a Cooperativa está sendo vista e reconhecida e que a reciclagem está dando certo”, afirma Áurea.

Para a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, ao dar este suporte à Cooperativa, a Prefeitura busca atender às normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). “Queremos, assim, fortalecer a Cooperativa. Quanto mais material reciclável coletado, mais geração de renda para as cooperadas”, afirma.

Fundada em 2001, atualmente a Cooperativa Águia de Ouro reúne 33 cooperados. São pessoas entre 18 e 67 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Com o que o grupo arrecada com a coleta, triagem e venda de recicláveis, cada cooperado ganha entre R$ 954 e R$ 1.200, por mês.

AGENDA VERDE

A coleta seletiva (porta a porta ou voluntária) é uma ação da Prefeitura, vinculada ao Programa Agenda Verde, criado para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Além das palestras de conscientização ambiental e do plantio de árvores, a Agenda Verde recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, aproximadamente 12 mil toneladas de lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia

Para a coleta seletiva voluntária a Prefeitura disponibiliza nos bairros dois tipos de equipamentos: os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros recicláveis) e os LEVs. Existem ao todo 19 equipamentos já implantados, de modo permanente, e dois provisoriamente.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo