Nossa Cidade

Prefeitura homenageia mães de crianças PCDs atendidas pelos CRASs

Evento, nesta quarta-feira (09/05), no CRAS V. Real, celebrou Dia das Mães; homenagem também será realizada sexta-feira (11/05) no CRAS Amanda

Em comemoração ao Dias das Mães, a Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta quarta-feira (09/05), café da manhã em homenagem às mães de PCDs (Pessoas com Deficiência) atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Real.

A coordenadora do projeto PCD da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rita Silveira, explica que o objetivo é valorizar a dedicação das mães. “O evento foi um momento de socialização. As mães de PCDs são guerreiras. Elas se doam 24 horas, sete dias da semana, aos seus filhos”, destaca. De acordo com a coordenadora, o CRAS Vila Real atende cerca de 70 PCDs, entre crianças, jovens e adultos.

Para elevar ainda mais a autoestima das mães, foi também realizado um desfile, com 12 participantes, que capricharam na produção e no figurino. Ainda durante o evento, foram distribuídos kits de inverno com edredom e de higiene pessoal, contendo xampu, condicionador e escova de dentes.

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, destacou que a Prefeitura quer estreitar cada vez mais os laços com as PCDs e suas famílias. “O evento foi para valorizar a dedicação integral das mães. Muitas vezes, elas abdicam de suas vidas, de suas carreiras profissionais, para cuidar dos filhos”, salientou.

O evento também será realizado na sexta-feira (11/05), às 9h, no CRAS Amanda, localizado na rua Washington Luís, 977, Jardim Amanda 2. A unidade atende cerca de 70 PCDs, entre crianças, jovens e adultos.

QUATRO CRASs

Atualmente, a cidade conta com quatro CRAS (Amanda, Novo Ângulo, Rosolen e Vila Real), órgãos vinculados à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. De acordo com a coordenadora do projeto PCD, Rita Silveira, as quatro unidades atendem cerca de 200 PCDs. O objetivo do projeto é promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das PCDs. 

Por meio dos CRASs, a Prefeitura faz acolhimento e atendimento aos PCDs e suas famílias. A coordenadora explica que os CRAS realizam, uma vez por semana, atividades de ludoterapia com as PCDs. As mães se reúnem em grupos para troca de experiências. Além disso, também são realizadas palestras.

A coordenadora ainda ressalta que as PCDs e suas famílias, após passarem por avaliação feita pelas assistentes sociais dos CRASs, recebem, de acordo com as necessidades de cada um, cesta básica, suprimento alimentar e fraldas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98