Nossa Cidade

Prefeitura garantirá transporte urbano gratuito para PCD e acompanhante

Isenção da tarifa nas linhas de ônibus municipais será possível por meio da implantação de modalidades especiais do Bilhete Único 

Em breve, a Prefeitura de Hortolândia implantará duas novas categorias do Bilhete Único no transporte coletivo municipal: Especial e Especial Acompanhante. As novas modalidades garantirão viagens gratuitas nas linhas de ônibus municipais para pessoas com deficiências “física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e orgânica” e um acompanhante. A medida cumpre a lei municipal 3.654, de 26 de junho deste ano, que garante o benefício no transporte coletivo urbano. 

Anuncio


De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, os cartões serão na cor rosa, para a pessoa com deficiência, e na cor laranja para o acompanhante, que só poderá realizar a viagem em companhia do titular do cartão. Em breve, a Prefeitura divulgará como a pessoa com deficiência e o acompanhante deverão proceder para solicitar os cartões especiais do Bilhete Único.

BILHETE ÚNICO

O sistema de Bilhete Único para cobrança das tarifas no transporte coletivo urbano foi implantado em Hortolândia, em outubro de 2017, como parte das ações da Prefeitura para reestruturação do sistema de transporte público na cidade. Ao realizar o pagamento da viagem em dinheiro, o usuário paga R$ 4,50. Ao optar pelo Bilhete Único, a viagem custa R$ 4,30. Durante os dias úteis, a integração é realizada no período de uma hora e, aos finais de semana, o usuário do transporte coletivo de Hortolândia tem o período de duas horas para realizar a integração. 

A “família” de cartões do Bilhete Único já conta com as seguintes categorias em circulação; o Cartão Sênior do Idoso, que permite gratuidade do transporte para passageiros com idade superior a 60 anos e, por isso, é o único que não precisa de recarga, o Cartão do Escolar e o Cartão Comum do Bilhete Único; o Cartão do Colaborador, para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais e Cartão Vale Transporte.

Para completar as categorias, além do Bilhete Especial (para pessoas com deficiência) e o Especial Acompanhante (para o responsável pela pessoa com deficiência), a Administração ainda implantará o Cartão Empresarial (vale transporte para uso corporativo). Todas as modalidades do Bilhete Único permitem itinerários com integração em qualquer ponto de embarque no município.

Além de garantir economia aos usuários de transporte coletivo urbano, o Bilhete Único proporciona rapidez nos itinerários e segurança, pois reduz a utilização de dinheiro para pagamento da tarifa.

PIC

A reestruturação do sistema de transporte coletivo urbano faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O programa prevê investimentos para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Os recursos financeiros do PIC são fruto de parcerias da Prefeitura com os governos estadual, federal e a iniciativa privada.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo