Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura fará mutirão de vacina contra Covid-19 para crianças até 11 anos em escolas municipais, neste sábado (12/02)

Publicado

em

Neste dia, ação inicialmente voltada a estudantes da rede municipal, será ampliada para beneficiar também alunos da rede particular de ensino

A fim de agilizar a vacinação contra o Coronavírus entre crianças na faixa etária entre cinco e 11 anos de idade, a Prefeitura de Hortolândia promove, neste sábado (12/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h, mutirão de vacina pediátrica em duas escolas municipais: a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Júnior, localizada na Av. Adahil Alves Silva, 525, no Jd. Novo Ângulo, e a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jd. Interlagos Richard Chibim Naumann, que fica na Rua Joaquim Marcelino Leite, 26, no Jd. Interlagos.

Desta vez, a ação “Turminha Sabida”, que reúne as secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia, beneficiará, além dos estudantes da rede municipal, alunos da rede privada. Na rede pública, serão atendidos os da própria “escola polo”, bem como os da área de referência. Na Emef Salvador, por exemplo, serão vacinados os estudantes da Emeief Leni Pereira Prata, da Emei Jd. Novo Ângulo e da Emef João Calixto da Silva. Já na Emeb Jd. Interlagos, serão atendidos os alunos das Emeis Jd. Interlagos e Emiliano Sanchez; das Emefs Viva Mais, Helena Futava Takahashi e Villágio Ghiraldelli; e da Emeief Jd. Santa Clara do Lago I.

A Secretaria de Saúde orienta os pais e responsáveis que guardem o dia na agenda e levem suas crianças para vacinar, uma vez que, além de segura, a vacina os protege da Covid-19 e de eventuais sequelas em órgãos vitais, como coração, rins e pulmões, condições que podem surgir após contraírem a doença.

“A vacina é segura, passou por diversos testes e foi aprovada pela autoridade sanitária brasileira, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, ressalta a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.

Para evitar aglomeração e agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde orienta ainda que pais e responsáveis cadastrem as crianças previamente no portal Vacinajá do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). Para tanto, é preciso informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança.

“Turminha sabida”

Durante a ação “Turminha Sabida”, que vai até o dia 19 deste mês, 23 unidades de ensino funcionarão como “postos itinerantes de vacinação”, a fim de agilizar a imunização de 17 mil crianças, entre cinco e 11 anos de idade, matriculadas na rede municipal de ensino. Outro mutirão, aberto a estudantes da rede privada, acontecerá no próximo sábado (19/02). Tanto ao longo da semana quanto aos sábados, a vacinação nas escolas acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h (veja cronograma abaixo). Além de receber o imunizante, cada estudante também leva para casa um “certificado de coragem”.

Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha nos postos de saúde continua, de segunda a sexta-feira. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a população do município, na faixa etária de cinco a 11 anos, é de 26.427 crianças.

ORIENTAÇÕES

O calendário completo da segunda semana de vacinação nas escolas está publicado abaixo. Cada escola da rede envia mensagem aos pais e responsáveis, informando horário e local de vacinação.

Confira abaixo outras importantes orientações das secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia: 

    • A vacinação deve ser feita preferencialmente na escola em que o aluno está matriculado ou na unidade polo da região. 

    • Se o estudante perder o período de vacinação deve agendar, no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br), data de vacina em UBS (Unidade Básica de Saúde) disponível.

    • Para se vacinar, o aluno precisará estar acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável; levar CPF ou cartão Cidadão (SUS). O pai, a mãe ou o responsável pela criança deverá apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto. Caso a criança compareça acompanhada de adulto que não seja pai, mãe ou responsável, este deverá trazer termo de autorização, assinado por pai, mãe ou responsável, para que a criança seja vacinada. O termo está disponível no site da Prefeitura por meio deste LINK ou, em versão impressa, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

    • No dia de tomar a vacina, o acompanhante deve levar a carteira de vacinação da criança para verificar se ela está atualizada. Caso tenha recebido alguma outra vacina há poucos dias, a criança somente será imunizada contra a COVID-19, após 15 dias.

Confira as unidades da rede municipal beneficiadas pela “vacinação nas escolas”:

1a. semana (07 a 12/02)

sexta-feira, 11/02 – 

Emef Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim + Emeief Profa. Zenaide Fereira de Lira Seorlin

Emeief Jd. São Pedro (somente pela manhã)

sábado, 12/02 – 

Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior + Emeief Leni Pereira Prata + Emei Jd. Novo Ângulo + Emef João Calixto da Silva

Emeb Jd. Interlagos Richard Chibim Naumann + Emei Jd. Interlagos + Emei Emiliano Sanchez + Emef Viva Mais + Emef Helena Futava Takahashi + Emef Villágio Ghiraldelli + Emeief Jd. Santa Clara do Lago I

2a. semana (14 a 19/02)

segunda-feira, 14/02 – 

Emef Fernanda Grazielle Resende Covre + Emeief Jd. Adelaide + Emei Miguel Camillo

Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani + Emei Jd. Santa Emília + Emei Olinda Maria de Jesus Souza

terça-feira, 15/02 – 

Emef Renato Costa Lima + Emeief Jd. Amanda III

Emef Zilda Arns Neumann

quarta-feira, 16/02 – 

Emef Dayla Cristina Souza de Amorim + Emei Jd. Santiago

Emef Profa. Lílian Cristiane Martins de Araújo + Emei Profa. Rosimar Bertão Gomes

quinta-feira, 17/02 – 

Emef Armelinda Espúrio da Silva + Emei Leonilda Alves Valenzuella (Jd. N.S. Fátima) + Emeb Josias da Silva Macedo

Emef Dona Ana José Bodini Januário + Emei Chácaras Acaraí

sexta-feira, 18/02 – 

Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva + Emeief Bairro Taquara Branca

Emef José Roque de Moura- Jd. Boa Esperança + Emei José Natalino Fonseca + Emei Jd. Novo Estrela + Emef Jd. Primavera

sábado, 19/02 – 

Emef Jd. Amanda-CAIC + Emei Jd. Amanda I + Emef Profa. Maria Célia Cabral do Amaral

Emef Caio Fernando Gomes Pereira + Emeief João Carlos do Amaral Soares + Emeief Jd. Nossa Senhora Auxiliadora

Nossa Cidade

Prefeitura conclui ações do Maio Amarelo por um trânsito consciente com o 4º Seminário de Segurança Viária

Publicado

em

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (27/05), na Câmara Municipal

Realizado na manhã desta sexta-feira (27/05) na Câmara Municipal, o  4º Seminário de Segurança Viária marcou o encerramento do ciclo de ações do Maio Amarelo por um trânsito mais seguro em Hortolândia. O encontro contou com a presença do prefeito Zezé Gomes e envolveu diversas secretarias da Prefeitura com debates, sobre variados temas,  além de sugestões e estudos que serão aplicados para contribuir com o desenvolvimento do novo Plano de Mobilidade Urbana. Também participam o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as concessionárias CCR Autoban e Rodovias do Tietê, responsáveis por estradas que passam pela região.

“Em 2017, foi criada a Secretaria de Mobilidade Urbana para aumentar a segurança, eficiência do nosso transporte e um deslocamento ágil pela cidade trazendo mais qualidade de vida aos nossos cidadãos. Além das medidas implementadas que causaram impactos positivos na vida da população, ao longo do tempo, reduzimos os acidentes de trânsito na cidade. 

Estamos aqui para celebrar e pensar no futuro da mobilidade urbana em Hortolândia. Essa é a nossa principal missão,  cuidar das pessoas e construir uma cidade cada vez mais sustentável e inteligente e que cresça e partilhe este desenvolvimento entre todos os filhos da nossa terra”, comentou o prefeito Zezé Gomes na abertura da atividade.

“É importante esta troca de conhecimentos neste seminário para implementarmos a nova diretriz do Plano de Mobilidade Urbana para a cidade. O conjunto das ações realizadas durante todo este tempo também foi apresentado e, assim, juntos, vamos desenvolvendo novas formas de aplicar as ações no futuro para continuar salvando vidas no trânsito em meio ao crescimento da cidade”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Maio Amarelo por um trânsito mais seguro

Neste mês, além da realização do 4º Seminário de Segurança viária, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. ofereceu três edições do “Café na Passarela”, que orienta pedestres e motoristas sobre a necessidade do cuidado ao atravessar rodovias e sugerindo a utilização das passarelas contra acidentes; quatro etapas “Ação Bar”, para conscientização sobre os perigos de beber e dirigir; a “Operação Cavalo de Aço”; a ligação de novos semáforos; distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade e o passeio ciclístico “Vem de Bike”.

A meta é salvar vidas no trânsito de Hortolândia

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Obra na região do Parque Santa Fé ganha reforço no sistema de drenagem pluvial

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia implanta novo sistema viário próximo ao Pq. Socioambiental Lago da Fé 

A obra em execução pela Prefeitura de Hortolândia na região conhecida como “ocupação do Santa Fé” avança um pouco mais. Equipes da empresa contratada pela Secretaria de Obras trabalham, agora, na implantação dos sistemas de drenagem pluvial. Em alguns trechos, são implantados grandes tubos de concreto para captação de águas das chuvas; outros ganham bueiros e PVs (poços de visita). Também avança a construção da nova via e da ciclovia que integram o sistema viário. Ele oferecerá nova rota de acesso a quem vem do Jardim Novo Cambuí em direção à região do São Sebastião e do Jardim Interlagos.

Este novo viário está localizado nas imediações do Parque Socioambiental Lago da Fé, mais ao fundo do reservatório de contenção de enchentes. De acordo com o Departamento de Projetos e Orçamentação, está prevista a implantação de pista de caminhada com 1.644 metros de extensão; de ciclovia de 550 metros de extensão, integrada com a já existente no Lago da Fé e de viário com 970 metros de extensão, conectando o trecho com a ponte do São Sebastião. O trecho também ganhará iluminação em LED. As obras chegam a 50 por cento dos serviços executados, aproximadamente, segundo a Secretaria de Obras. 

A nova via em construção, entre a Rua Vitória da Conquista à rua sem nome, já conta com meios-fios da calçada e sarjetas, sendo preparada para receber pavimentação. O trecho já avança para se conectar com a Rua da Confibra, até a ponte do Residencial São Sebastião. Ao lado dela foi construída, com concreto pigmentado de vermelho, mais uma parte dos 550 metros de ciclovia que serão implantados no local. Além disso, acontece a terraplenagem no terreno próximo ao canal. 

O término da obra está previsto para junho deste ano. Segundo o Departamento de Obras, parte do viário será novo, feito agora, e parte será recapeada. As obras contemplam ainda o prolongamento da Rua da Confibra, no Jd. Santa Fé, até a rotatória da Avenida Joaquim Marcelino Leite, entre o São Sebastião e o  Jd. Interlagos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Taekwondô de Hortolândia disputa campeonato estadual neste final de semana

Publicado

em

Equipe do projeto Escolinhas Esportivas compete em São Paulo no sábado (28/05) e domingo (29/05)

O taekwondô do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia terá uma série de desafios pela frente, a partir deste sábado (28/05). Com oito representantes, a equipe disputa, neste final de semana, a etapa final do Campeonato Paulista da modalidade em São Paulo. A competição, oficial da Federação Paulista de Taekwondô garante vagas no Super Campeonato Brasileiro. Hortolândia entra na disputa com os atletas Enzo Paludo da Conceição, que conquistou o Estadual oito vezes, e João Paulo Chaves com as vagas garantidas para o Nacional.  

“Já temos dois atletas classificados para o Super Campeonato Brasileiro, que acontece no mês que vem, em Santa Catarina, mas toda a equipe tem condições de também se classificar para o torneio. Nossos atletas estão dedicados e continuam os treinamentos para garantir o nome de Hortolândia em todas as competições”, comenta o treinador da equipe e professor do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, Anderson Conceição.

O Super Campeonato Brasileiro de Taekwondô será  entre os dias 22 e 26 de junho em São José, Santa Catarina. Já no início do mês de julho, Enzo Paludo da Conceição representa Hortolândia e o Brasil no Campeonato Panamericano, que acontece na Costa Rica, onde a disputa é contra atletas de todo o Continente Americano e, em agosto, o Campeonato Mundial da categoria na Bulgária, enfrentando competidores do mundo. 

“Continuamos a renovação do esporte em Hortolândia, intensificando as estruturas disponíveis para nossos atletas que levaram, cada vez mais, o nome de nossa cidade por todo o mundo. O esporte em alto rendimento é importante e salientamos também que a oportunidade para a prática esportiva, não apenas de alto rendimento, continua disponível em diversos espaços esportivos por todas as regiões do município”, explica o secretário de Esportes, Gléguer Zorzin.

Praticar esporte gratuitamente é tendência em Hortolândia

Para treinar artes marciais, de maneira gratuita, pelo Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, o interessado pode ir até o Centro de Lutas da Vila Real (ver telefone e endereço abaixo) ou obter informações sobre estas e outras modalidades e espaços disponíveis pelo telefones (19) 39651400, nos ramais 7409 e 7421, da Secretaria de Esportes da Prefeitura. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. 

SERVIÇO

Centro de Lutas “Eliel Gomes” 

Endereço: Rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real. 

Telefone: (19) 3897-2070  

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade5 minutos atras

Prefeitura conclui ações do Maio Amarelo por um trânsito consciente com o 4º Seminário de Segurança Viária

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (27/05), na Câmara Municipal Realizado na manhã desta sexta-feira (27/05) na Câmara Municipal,...

Nossa Cidade15 minutos atras

Obra na região do Parque Santa Fé ganha reforço no sistema de drenagem pluvial

Prefeitura de Hortolândia implanta novo sistema viário próximo ao Pq. Socioambiental Lago da Fé  A obra em execução pela Prefeitura...

Nossa Cidade35 minutos atras

Taekwondô de Hortolândia disputa campeonato estadual neste final de semana

Equipe do projeto Escolinhas Esportivas compete em São Paulo no sábado (28/05) e domingo (29/05) O taekwondô do Projeto Escolinhas...

Nossa Cidade45 minutos atras

Dia do Desafio mobiliza cerca de 28 mil pessoas em Hortolândia

Data é marcada em todo o mundo pelo incentivo às atividades físicas A 28ª edição do Dia do Desafio, na...

Esportes50 minutos atras

Segunda rodada de jogos do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia começa neste sábado (28/05)

Serão disputados jogos da primeira e segunda divisões A bola começa a rolar neste sábado (28/05) para a segunda  rodada...

Nossa Cidade2 horas atras

Usuários de serviços de assistência da Prefeitura participam de recrutamento para recolocação profissional

Ação, em parceria com empresa de telemarketing, visa oferecer oportunidade a moradores de Hortolândia atendidos pelo SUAS (Sistema Único de...

Publicidade

Populares