Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura entrega certificado a aprendizes do curso de culinária

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 24

 

A Prefeitura de Hortolândia e o Sesi (Serviço Social da Indústria) entregaram, na noite desta quarta-feira (06/06), certificados de participação aos matriculados nos cursos gratuitos de alimentação saudável, promovidos em maio, mês de aniversário da cidade. No período em que a unidade móvel do Sesi, equipada com cozinha experimental, ficou estacionada no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago, foram disponibilizados 12 cursos e preenchidas 150 vagas. As vagas remanescentes foram disponibilizadas agora, em cinco novas turmas que acontecerão entre os dias 11 e 13 deste mês, no próprio Banco de Alimentos, no Parque Odimar (veja abaixo). 

Anuncio


Cerca de 40 pessoas participaram do evento, dentre elas aprendizes, servidores do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e três representantes do Sesi: Moacir Pandin, Diretor do Centro de Atividades “Fuad Assef Maluf”, de Sumaré, e do Centro Educacional Sesi, de Hortolândia; Maurício Luiz Cola, Coordenador de Qualidade de Vida do Sesi Sumaré e Adriana Teodoro da Silva, nutricionista do Sesi Campinas. Além dos certificados, houve entrega do material didático específico de cada oficina e confraternização com pratos feitos pelos próprios participantes, tais como quibe assado com milho natural, cenoura, tomate e molho de iogurte e bolo integral de maçã, banana e uvas passas.

“É um momento de celebração para todos nós, inclusive da parceria com o Sesi. Estamos juntos há mais de 10 anos. A área de educação e nutrição deles ajuda a enriquecer nossa área de Segurança Alimentar. Conseguimos propor uma gama de atividades diferenciadas. As oficinas acontecem numa estrutura diferente. A unidade móvel tem este chamariz: uma cozinha dos sonhos, que anda”, afirma Alessandra Sarto, diretora do Departamento de Segurança Alimentar.

Advertisement

Em 2019, a Prefeitura pretende trazer a carreta do Sesi novamente a Hortolândia, informa Alessandra.

Vagas remanescentes

Há 25 vagas disponíveis por curso, em cinco turmas das oficinas culinárias, que serão realizadas no Banco de Alimentos, localizado na Rua Maria Catarina Vasconcelos Pinheiro, 65, no Parque Odimar. Interessados podem se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, enquanto houver vagas, pelos telefones do Banco de Alimentos: 3845-6630 e 3845-4920. Para fazer o cadastro, é preciso informar o nome completo, a data de nascimento e os números de identidade (RG) e CPF (Cadastro de Pessoa Física). Podem participar pessoas a partir dos 16 anos de idade. No dia da primeira aula, o participante previamente inscrito por telefone deverá levar os originais dos documentos para apresentar.

São três tipos de cursos: dois do “Alimente-se Bem” (um sobre cereais e leguminosas e outro sobre bolos caseiros) e um do “SMC-Sabor na Medida Certa” (para quem tem Hipertensão). As turmas começam nesta segunda-feira (11/06) e vão até quarta-feira (13/06). Nas oficinas culinárias do “Alimente-se Bem” são mostradas novas preparações. Também é ensinado como aproveitar integralmente os alimentos (além da polpa, talos, cascas e sementes de vegetais, por exemplo). Já os cursos de “Sabor na Medida Certa” trazem receitas saborosas e saudáveis para quem precisa adequar a alimentação, por motivos de saúde, como hipertensos e diabéticos. Ao final, os participantes receberão material didático com as receitas (livro ou folheto). As aulas serão ministradas por nutricionistas do Sesi.

Advertisement

“Estas ações de educação alimentar são uma oportunidade que a Prefeitura tem de falar de alimentação saudável e ajudar a população de Hortolândia a criar novos hábitos. Aumentou o número de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e colesterol. A alimentação é fundamental no combate a estas epidemias. Além disto, as oficinas culinárias resgatam o prazer de cozinhar. Deste modo, mostramos como é importante o lema que diz: descascar mais e desembalar menos”, esclarece a nutricionista Alessandra Sarto, diretora do Departamento de Segurança Alimentar.

Veja abaixo as oficinas culinárias disponíveis:

TURMA

DATA

Advertisement

CURSO

T13

11/06 – 8h30 às 12h

Sabor na Medida Certa (SMC) – Hipertensão

Advertisement

T14

11/06 – 13h30 às 17h

Alimente-se bem – Cereais e leguminosas

T15

Advertisement

12/06 – 9h às 12h

SMC – Hipertensão

T16

12/06 – 13h às 16h

Advertisement

SMC – Hipertensão

T17

13/06 – 13h às 16h

Alimente-se bem – Bolos caseiros

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Queda de temperatura

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que haja queda de temperatura em cidades do interior do estado, incluindo Hortolândia. O comunicado entrou em vigor à meia-noite de hoje.

Vale ressaltar que nossa cidade amanheceu com uma temperatura amena e ventos leves, porém, gelados, registrando cerca de 19ºC. Para hoje, a máxima não ultrapassará os 25ºC, marcando uma redução de cinco graus em relação aos dias anteriores.

Anuncio


Já amanhã (19), é quase certo que os termômetros cairão mais um pouco, com mínima de 15°C, porém, sem a perspectiva de chuva – algo que se prolonga para o fim de semana. Já no sábado (20), teremos uma variação entre 15°C e 28°C, com tendência de ventos fracos, porém, frios na parte da manhã e a tarde.

Por fim, o domingo (21) vem com as mesmas perspectivas, sendo um excelente momento para ficar com a família, descansando e se preparando para a segunda feira.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Oito partidos se unem pela reeleição de Zezé Gomes com Cafú de vice em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

zeze-cafu

No inicio da noite dessa quarta-feira (17), um marco na política hortolandense: líderes de oito partidos se uniram em um movimento de apoio à reeleição do Prefeito Zezé Gomes, lançando uma ampla lista de pré-candidatos para as eleições municipais de 2024.

O evento, realizado no espaço Gold Eventos e prestigiado por mais de 500 pessoas, marcou não apenas a apresentação dos futuros postulantes aos cargos de vereador e vice-prefeito, mas também um testemunho da força e engajamento do projeto político em curso na cidade.

Anuncio


O prefeito Zezé Gomes expressou gratidão pela mobilização e reforçou o compromisso de dar continuidade ao desenvolvimento inteligente e sustentável que tem caracterizado a gestão municipal. Em seu discurso, ele destacou a importância de representar um legado de progresso e qualidade de vida, enaltecendo os esforços desde a administração de seu antecessor, Angelo Perugini. “Hortolândia é uma cidade em ascensão, planejada para prosperar e oferecer bem-estar à sua população. Agradeço a confiança depositada em nossa gestão e reafirmo nosso compromisso com o cuidado e o progresso”, declarou.

Além do anúncio dos pré-candidatos a vereador, uma nomeação crucial marcou o evento: o atual Secretário Municipal de Governo, Cafu César, foi indicado como pré-candidato a vice-prefeito. Cafu refletiu sobre a importância do planejamento e da articulação política para o futuro de Hortolândia, destacando a necessidade de buscar soluções que garantam avanços para a cidade e sua população. “A confiança depositada em mim pelo prefeito Zezé é um privilégio. Estamos comprometidos em buscar o melhor para Hortolândia, negociando recursos e implementando projetos que promovam o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou.

Advertisement

Com representantes de partidos como Republicanos, PSB, PSD, Podemos, Progressistas, Partido Verde, PT e PCdoB, o evento demonstrou a união em torno de um projeto político que visa o progresso e a melhoria contínua de Hortolândia. Com mais de 100 homens e 40 mulheres na lista de pré-candidatos, a frente ampla revela um compromisso conjunto em direção a um futuro promissor para a cidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Após revitalização, importante praça de Hortolândia será entrega neste sábado (20)

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

praça

A Praça da Vila São Pedro, após revitalização, será entregue neste sábado (20). O evento oficial terá início às 9h e contará com a presença de autoridades públicas. Localizada nas proximidades do conjunto habitacional da CDHU da Vila São Pedro, em Hortolândia, a praça é mais uma conquista que se enquadra no escopo do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

A iniciativa de recuperação da Praça da Vila São Pedro foi viabilizada através de um convênio estabelecido no ano anterior entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de São Paulo. Essa intervenção atende às diretrizes do PEM (Programa Especial de Melhorias), visando realizar melhorias urbanas em empreendimentos habitacionais de interesse social.

Mais detalhes sobre o evento de entrega da Praça da Vl. São Pedro

Anuncio


Durante a cerimônia de entrega da obra, os moradores terão a oportunidade de desfrutar da musicalidade do Quinteto Cultura, um grupo promovido pela Prefeitura. Para as crianças, haverá brinquedos infantis, pipocas e algodão doce, proporcionando momentos de diversão. Ao término do evento, adolescentes e adultos do bairro participarão de um torneio de futsal na quadra instalada na praça, organizado pela ONG local Projeto Águia.

Com a revitalização da praça, a Prefeitura de Hortolândia busca fortalecer as opções de lazer e entretenimento para os moradores da Vila São Pedro, especialmente para as 320 famílias que residem no conjunto habitacional CDHU do bairro. Além de agregar valor à convivência local e fomentar a integração social e comunitária entre os moradores, o espaço renovado ampliará as oportunidades de lazer e práticas esportivas para toda a comunidade.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

shopping de Indaiatuba shopping de Indaiatuba
Policial6 minutos ago

Quatro pessoas são presas após furto de mais de R$ 36 mil em shopping de Indaiatuba

Quatro pessoas, sendo três mulheres e um homem, furtaram cerca de R$ 36 mil em produtos de um shopping de...

transporte público de Piracicaba transporte público de Piracicaba
Policial2 horas ago

Ônibus do transporte público de Piracicaba é incendiado e assusta moradores

Por volta das 4 horas da manhã de ontem (17), um ônibus do transporte público de Piracicaba foi incendiado e...

Queda de temperatura Queda de temperatura
Nossa Cidade4 horas ago

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que...

ônibus do BRT ônibus do BRT
Nossa Região5 horas ago

Acidente com ônibus do BRT deixa semáforos sem funcionar na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas

Na manhã de hoje (18), ocorreu um acidente entre um ônibus do BRT e um carro na Avenida John Boyd...

IBM IBM
Cursos6 horas ago

Plataforma lança mais de 100 cursos gratuitos com certificados, junto com a IBM

Você conhece o Eu Capacito? Essa é uma plataforma online que, neste momento, está disponibilizando mais de 140 cursos gratuitos,...

sabesp sabesp
São Paulo7 horas ago

O futuro da água em São Paulo, privatização da Sabesp é aprovada em primeira votação

Na última quarta-feira (17), a Câmara dos Vereadores de São Paulo deu um passo significativo rumo à privatização da Companhia...

fratura exposta fratura exposta
Policial7 horas ago

Motoqueiro sofre fratura exposta após acidente em Campinas

Um acidente ocorrido na tarde de ontem (17) entre um carro e uma moto na cidade de Campinas deixou duas...

Advertisement
cinema

Populares