Nossa Cidade

Prefeitura e CPFL orientam população para evitar acidentes graves e fatais com pipas

Que tal empinar pipa com segurança e assim evitar acidentes graves e até mesmo fatais? Para que a brincadeira não se transforme em transtorno, a Prefeitura de Hortolândia apoia a campanha “Guardião da Vida”, promovida pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). A ação visa conscientizar sobre os riscos e os perigos de brincar com pipas perto dos fios da rede elétrica.

A Prefeitura orienta para que a população empine pipas em locais abertos, onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, serviço telefônico ou antenas de celular. Com isso evita-se acidentes, interferências na qualidade e interrupções no fornecimento desses serviços. Caso a pipa fique enroscada nos fios, não se deve tentar recuperá-la, nem utilizar canos, bambus ou cabo de vassouras para desenroscá-la da rede elétrica.

Anuncio


Outra orientação importante é evitar empinar pipa em vias com grande fluxo de veículos, tais como avenidas, ruas ou rodovias, ou ainda em canteiros centrais, pois há o risco de acidentes graves de trânsito ou de atropelamento. 

O uso de papel alumínio na confecção de pipas também é perigoso. O material em contato com os fios da rede elétrica pode provocar curtos-circuitos. Também não se deve empinar pipa em dias de chuva, pois o brinquedo funciona como uma espécie de para-raios, conduzindo energia. 

A Prefeitura alerta a população a não subir em lajes de casa para empinar pipa, pois há o risco de queda. No caso de crianças, é aconselhável que um adulto responsável as acompanhe na hora da brincadeira. Por fim, vale sempre lembrar que o uso de cerol ou das chamadas “linhas chilenas” é prática proibida e considerada crime. Tais materiais podem causar acidentes e levar à morte.

De acordo com dados da CPFL, no período entre 2018 e 2019, foram registradas nas cidades atendidas pela empresa mais de 8,3 mil interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas na rede elétrica. A CPFL ainda informa que, em 2019, no ranking das 10 cidades com mais interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas, Hortolândia ficou na 4ª posição, com 196 casos.

Confira o ranking das 10 cidades com mais interrupções no fornecimento de energia causadas por pipa na rede elétrica, em 2019, de acordo com a CPFL: 

Cidade

Número de Interrupções

Campinas

606

Ribeirão Preto

306

São José do Rio Preto

213

Hortolândia

196

Sumaré

177

Bauru

169

Piracicaba

166

Marília

124

São Carlos

107

Santa Bárbara D’Oeste

99

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo