12 de junho de 2024
Nossa Cidade

Prefeitura divulga regulamento do I Concurso Gastronômico 2014

Inscrições serão realizadas de 01 a 11 de novembro por meio do Portal da Prefeitura

comida-concurso-gastronomia-prato-saudavel-saude

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realizará o “I Concurso Gastronômico 2014”. Sem fins lucrativos, a competição culinária acontece em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria).

O Concurso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de receitas saudáveis, de baixo custo e de resgate às tradições regionais. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e não podem ser servidores municipais. Só serão permitidas inscrições de receitas de autoria do inscrito.

As inscrições serão realizadas de 01 a 11 de novembro, por meio do site da Prefeitura (www.hortolandia.so.gov.br ), onde o candidato pode imprimir a ficha de inscrição que deverá ser entregue no Banco de Alimentos, localizado na rua Maria Catarina Vasconcelos pinheiro, 65, Parque Odimar.

As inscrições poderão ocorrer em três categorias: Receitas Saudáveis, Receitas de Baixo Custo e Receitas Tradicionais. A receita inscrita deverá ser apresentada no ato da

inscrição, contendo informações sobre ingredientes utilizados, quantidade, modo de preparo e rendimento total. Serão 10 vagas por categoria, no total são 30 vagas.

Após recebimento das inscrições, a Comissão Julgadora, composta por cinco membros, sendo um do Sesi e outros quatro da Administração Municipal, farão a análise e classificação das receitas para participação na próxima etapa, nos dias 11 e12 de novembro, com a publicação de inscritos e aprovados.

No período de 17 a 28 de novembro, os participantes inscritos e selecionados deverão preparar o prato em frente a uma banca examinadora, que avaliará a descrição da receita, o uso de ingredientes e a forma de preparo de forma classificatória à próxima etapa.

Cada participante poderá levar um auxiliar de cozinha no dia do preparo do prato inscrito no concurso. Os candidatos devem estar cientes de que não poderão alterar a receita originalmente inscrita.

Após a avaliação, será publicada em 03 de dezembro a lista com os classificados em cada categoria, bem como a divulgação da data do evento final.

A etapa final classificará três receitas finalistas em ordem crescente para premiação final do evento. Os cinco participantes classificados em cada categoria deverão levar prontos os seus pratos para degustação. A banca examinadora será composta por técnicos da área de nutrição, gastronomia e outros convidados, que classificarão as receitas de 3º a 1º lugar para premiação a ser realizada em evento exclusivo.

Os três vencedores de cada categoria receberão como prêmio: um espremedor de frutas, (3º lugar), um liquidificador (2º lugar) e um forno elétrico (1º lugar). Todos os classificados terão suas receitas publicadas em edição própria do concurso.

Para a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, idealizadora do I Concurso, este é um marco na história da Secretaria e tem como principal objetivo aproximar as pessoas de modo que elas compartilhem suas experiências gastronômicas e incentivar a alimentação saudável. “Com o ritmo acelerado do dia a dia, esquecemos o quanto é prazeroso preparar o alimento de consumo. Infelizmente, optamos pelos pratos práticos e rápidos, que nem sempre nos fazem bem. Contudo, o plano de governo tem como principal objetivo contribuir de modo geral com as pessoas, principalmente quando falamos de melhorias do conjunto de ações integradas, desde a capacitação dos cidadãos à participação de momentos interativos e de aprendizado, como será o Concurso. Estabelecemos diversos critérios para que o nosso público-alvo possa realmente ficar motivado a participar. Tudo foi pensado com muito carinho e dedicação pela nossa equipe técnica e, sem dúvida, o apoio do Sesi fortalece os nossos objetivos e vem ao encontro do que desejamos para nossa população. Esperamos que este seja o primeiro dos muitos concursos promovidos pela Administração”, destacou Rosana.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98