Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia orienta população sobre a importância de fazer separação de materiais recicláveis

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 15

Materiais reaproveitáveis recolhidos nos PEVs e pelo serviço de coleta seletiva porta a porta gera renda para pessoas em vulnerabilidade social que atuam em cooperativa parceira da Prefeitura

O início do ano estimula as pessoas a adotar novos hábitos para melhorar suas vidas. Uma atitude simples que ajuda a tornar a vida de todos mais saudável é fazer o descarte correto de resíduos. Manter a cidade limpa é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. A Prefeitura de Hortolândia faz a parte dela ao realizar serviços de coleta de lixo, sendo um deles o de coleta seletiva porta a porta (foto), e disponibilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Mas para que essas ações tenham resultado positivo, é necessário que cada morador também faça sua parte. 

Anuncio


A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça para a população que é importante fazer o descarte correto de resíduos, principalmente nesta época do ano, caracterizada pelo aumento de chuvas. 

A diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Cristina de Sousa, salienta que, ao fazer o descarte correto de resíduos, a população ajuda a evitar que materiais reaproveitáveis, como garrafas PET e embalagens plásticas, sejam levados pela enxurrada das chuvas e causem o entupimento de bueiros, gerando inundações e alagamentos. Esses problemas podem provocar prejuízos e transtornos para outras pessoas que moram em diferentes regiões da cidade. 

Advertisement

O descarte irregular de resíduos em ruas e áreas públicas da cidade pode causar vários outros problemas, tais como atrair animais peçonhentos (cobras, escorpiões, ratos, entre outros) que transmitem doenças, e a contaminação de áreas verdes naturais como lagoas e ribeirões. 

Além do descarte correto, a diretora ressalta que também é importante a população fazer a separação dos materiais. “Para a coleta seletiva porta a porta, os moradores devem separar os resíduos orgânicos e os materiais recicláveis, e colocá-los na calçada somente no dia em que é realizada a coleta”, salienta Elaine. Atualmente, a coletiva seletiva porta a porta é feita por um caminhão da Prefeitura durante a semana, nos períodos matutino e vespertino, em 32 bairros do município (veja quadro abaixo)

PEVs

A população também pode fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs localizados em diferentes regiões da cidade. A Prefeitura inaugurou dois novos PEVs, sendo um no Jardim São Sebastião e outro PEV no Jardim Nova Alvorada, em novembro do ano passado. Com a inauguração dessas duas novas unidades, Hortolândia passa a ter agora 13 PEVs (confira abaixo os dias e horários de funcionamento). A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK. A implantação dos dois novos PEVs foi viabilizada com recursos do convênio firmado pela Prefeitura com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal.

Advertisement

A diretora Elaine Cristina de Sousa destaca que os PEVs são equipados com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a diretora orienta os moradores a contratarem caçamba.

RENDA

Ao fazer o descarte correto de resíduos, a população também ajuda a gerar renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os materiais recolhidos nos PEVs e pelo serviço de coleta seletiva porta a porta são destinados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com a coleta, a triagem e a venda dos recicláveis gera renda para 23 pessoas de baixa renda que trabalham na cooperativa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em média, cada cooperado ganha em torno de R$ 2.000,00 por mês.

Advertisement

A diretora Elaine Cristina de Sousa reforça para a população a importância de fazer a separação dos materiais recicláveis e não misturá-los com outros tipos de resíduos por motivo de segurança e saúde das pessoas que atuam na cooperativa. Na hora em que é feita a triagem dos materiais recebidos, se os resíduos estiverem misturados podem causar ferimentos e problemas de saúde para os cooperados. Além disso, se os recicláveis recebidos vêm misturados com outros tipos de resíduos, nem sempre é possível fazer a separação dos materiais. Quando isso acontece, a cooperativa descarta o material misturado, e assim, diminui a quantidade de itens que podem gerar renda para os cooperados.

PARCERIA

Para estimular o descarte correto de sofás e colchões e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem da espuma de poliuretano, utilizada nesses produtos e em sistemas de refrigeração, a Prefeitura firmou parceria com a empresa química Dow, instalada no município, e o Instituto Akatu, para realizar o projeto-piloto “Reuse”. Após uma ação prévia em maio do ano passado, o projeto foi iniciado em julho. De acordo com dados do Instituto Akatu, o projeto já recolheu mais de 3.550 peças, dentre, colchões, sofás e estofados.

O projeto ainda instalou coberturas metálicas em cinco PEVs, em dezembro do ano passado. As coberturas foram colocadas na área para descarte de colchões e estofados. Os PEVs que receberam as estruturas são os do Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Amanda, Jardim Interlagos, Jardim Adelaide e Jardim Santa Emília. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a cobertura é para proteger os materiais que compõem a estrutura de colchões e estofados da ação do tempo, como o sol e a chuva, e assim facilitar a destinação correta desses produtos. 

Advertisement

Outro aspecto do projeto é mobilizar a população sobre a importância da economia circular, conceito que propõe desenvolvimento econômico sustentável por meio do melhor uso dos recursos naturais, novos modelos de negócio, consumo consciente e reaproveitamento/reciclagem de materiais. Pelo projeto, ainda está prevista a realização de ações de conscientização e atividades educativas sobre o tema com a população, alunos e professores da rede municipal de ensino. O trabalho será executado pelo Instituto Akatu.

MULTA  

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Advertisement

Confira abaixo o cronograma da coleta seletiva porta a porta em Hortolândia

 MANHÃTARDE
Segunda-feiraJardim Nossa Senhora de FátimaNúcleo Santa IzabelJardim NossaSenhora da PenhaJardim Santo AntonioJardim ViagemJardim Santa CândidaJardim Nossa Senhora de LourdesJardim São BeneditoChácara Fazenda Coelho
Terça-feiraJardim AdelaideJardim Terras de Santo AntonioJardim IpêJardim LírioJardim PaulistinhaJardim Santa EsmeraldaChácara Assay
Quarta-feiraJardim FirenzeParque OrtolândiaJardim Novo CambuíJardim das Figueiras IJardim das Figueiras IILoteamento Adventista CampineiroJardim São Sebastião
Quinta-feiraJardim RosolémJardim Santa IzabelJardim RicardoJardim Sumarezinho
Sexta-feiraRemanso CampineiroJardim das PaineirasVila São FranciscoParque GabrielParque São Miguel

Dias e horários de funcionamento dos PEVs: 

Segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h:

PEV 7 – Orestes Ôngaro

Advertisement

PEV 8 – Jardim Santiago

Segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 15h:

PEV 1 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

PEV 2 – Jardim Adelaide

Advertisement

PEV 3 – Parque Gabriel

PEV 4 – Jardim. Interlagos 

PEV 5 – Vila Real

PEV 6 – Jardim Amanda

Advertisement

Segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h:

PEV 12 – Jardim Nova Alvorada

PEV 13 – Jardim São Sebastião

Segunda a domingo e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h:

Advertisement

PEV 09 – Jardim Santa Emília

PEV 10 – Jardim Nossa Senhora de Fátima

PEV 11 – Jardim Santa Esmeralda

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

3ª Feirinha Pet em Hortolândia acontece amanhã, com adoções gratuitas: saiba endereço e horário do evento

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

3ª feirinha pet

Amanhã (20), acontecerá a 3ª Feirinha Pet, novamente no estacionamento do Shopping Hortolândia, a partir das 10h. Lembrando que o endereço do evento é: Rua José Camilo de Camargo, 5, no Remanso Campineiro.

Mais detalhes sobre a 3ª Feirinha Pet de Hortolândia

Pessoas que desejam adotar filhotes de cães e gatos de maneira gratuita, pode ir até o local citado acima. Todos os animais disponíveis para adoção já foram vacinados e vermifugados, estando prontos para encontrar um novo lar.

Anuncio


Além disso, quando atingirem a idade adequada, poderão ser castrados e microchipados gratuitamente pela Prefeitura. Os futuros tutores precisarão levar consigo documentos como:

  • RG (Registro Geral),
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) e,
  • comprovante de residência atualizado.

Além disso, será necessário providenciar uma caixa de transporte para gatos, bem como coleira e guia para cães. A iniciativa visa promover a conscientização sobre a importância da adoção responsável de animais de estimação, além de oferecer uma oportunidade para que esses animais encontrem um lar amoroso e acolhedor.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Inscrições abertas para a 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

10ª Gincana da Melhor Idade

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, em Hortolândia, deu início, nesta semana, às inscrições para a 10ª Gincana da Melhor Idade.

Destinada a idosos moradores de Hortolândia com 60 anos ou mais, a atividade será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, como parte das comemorações do aniversário de 33 anos da cidade.

Inscreva-se na 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

Anuncio


Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede do CCMI Remanso, situada na Rua Euclides Pires de Assis, 200, no Remanso Campineiro, munidos de documento de identidade e comprovante de endereço.

As inscrições serão recebidas até o dia 25 de abril. Os idosos atendidos pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) também podem efetuar as inscrições nas unidades onde são atendidos.

Advertisement

Segundo a coordenação do CCMI Remanso, os desafios da gincana deste ano estão em fase de elaboração. Cerca de 90 idosos da cidade já se inscreveram para participar do evento. Além de estimular a prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde, a Gincana da Melhor Idade promove a integração entre os participantes, sendo muitas vezes o primeiro contato de alguns idosos com o CCMI.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Campanha do Agasalho 2024: confira os pontos oficiais para doação em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Campanha do Agasalho 2024

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Governo, deu início nesta quinta-feira (18/04) à 4ª edição da Campanha do Agasalho.

O lançamento ocorreu na sede do FunSol, localizada no Jardim Santana, e contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito de Hortolândia, a presidente do FunSol, Maria dos Anjos e outros.

Anuncio


A campanha terá mais de 60 pontos oficiais de coleta, distribuídos entre prédios públicos e estabelecimentos comerciais da cidade. Idealizada pelo Fundo Social, a iniciativa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente durante os meses mais frios do ano.

Pontos oficiais para doação da Campanha do Agasalho 2024

Qualquer pessoa pode colaborar com a Campanha do Agasalho. Para tanto, basta comparecer a um dos pontos oficiais de coleta listados abaixo:

Advertisement
  • Fundo Social de Solidariedade – Rua José Athanázio Bueno, 260, Jd. Santana, Hortolândia – SP
  • WICKBOLD – Av. da Emancipação, 4000 – Jardim Santo Antonio, Hortolândia – SP.
  • DELL COMPUTADORES – Av. da Emancipação, 5000 -Terras de Santo Antônio, Hortolândia – SP.
  • SYNCREON – Av. da Emancipação, 5000 – Terras de Santo Antônio, Hortolândia – SP.
  • E.M.S INDÚSTRIA FARMACÊUTICA – Nicole -Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, KM 08, Bairro Chácara Assay – Hortolândia / SP.
  • ETEC- ESCOLA TÉCNICA HORTOL NDIA – R. Cap. Lorival Mey, 750 – Jardim Santana – Hortolândia/SP.
  • VILA FLORA HORTOL NDIA – Rosangela – Rua Joaquim Marcelino Leite, 425 – Jardim Interlagos, Hortolândia-SP.
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE HORTOL NDIA – R. José Cláudio Alves dos Santos, 585 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP
  • C MARA MUNICIPAL DE HORTOL NDIA – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Parque Gabriel – Hortolândia.
  • UBS – JARDIM AMANDA – Av. Brasil, 800 – Jardim Amanda II, Hortolândia – SP.
  • UBS – TAQUARA BRANCA – Rua Onze De Agosto, 25, Taquara Branca, Hortolândia –SP.
  • UBS – JARDIM ADELAIDE – Rua Osmar Antonio Meira – 300, CEP: 13185305 – Hortolândia
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA MELHOR IDADE – Rua Euclídes Píres de Assis, 200 – Remanso Campineiro, Hortolândia.
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA MELHOR IDADE – R. Di Cavalcanti – Amanda.
  • CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE – R. Antônio Bernardes – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia.
  • CONDOMINIO GOLDEN PARK – Av. Santana, 1990 – Jd. Golden Park Hortolândia – SP.
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP – Marcel – Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265 – Parque Ortolândia, Hortolândia.
  • ARMAZÉM DO ESTUDANTE – Henrique – R. Luís Camilo de Camargo, 920 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP.
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA RA – R. Circular do Sítio de Recreio II, 289 – Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, 13185-530.
  • PRESÍDIO ATALIBA NOGUEIRA – Rodovia Campinas-Monte Mor (Sp-101) Vila Boa Vista – 13064180.
  • SOLVEN – Ester/Suzane – R. Prof. Abigail Alves Pires, 301, Ch. Nova Boa Vista – Hortolândia, SP.
  • SAFETLINE – Valéria – Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101) km 13,2, Chácaras Assay, 13.188-900 – Hortolândia – SP
  • GREEN PARK HORTOL NDIA – R. Beatriz Allievi – Jardim Santa Rita de Cassia, Hortolândia.
  • CENTRO DE PROGRESSÃO PENITENCIÁRIA DE HORTOL NDIA -Rodovia Campinas/Monte Mor Km 5 – Jardim Novo  Angulo.
  • POSTO JONELLUS (SANTA IZABEL) – Rua Antônio Fernandes Leite, 756, Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, CEP: 13185-230.
  • POSTO JONELLUS (SÃO BENTO) – Rua Nara Leão, 381, Jardim São Bento – Hortolândia, SP.
  • PATRUS TRANSPORTE – Rua Pérola nº 200, Jardim Santa Esmeralda – Hortolândia – SP.
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, CAMPUS HORTOL NDIA –  Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1896 – Vila São Pedro, Hortolândia.
  • COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS (PARQUE GABRIEL) – AV. Olivio Franchesquine,1015 – Parque Gabriel – Hortolândia /SP.
  • UBS CAMPOS VERDES – R. Confibra, 155 – Jardim Campos Verdes, Hortolândia – SP.
  • ACADEMIA MALIBU JARDIM ADELAIDE – R. Eleusina Batista Silva, 224 – Jardim Adelaide, Hortolândia.
  • XPRIME ACADEMIA – R. Líbero Badaró, 391 – Jardim do Bosque, Hortolândia – SP.
  • ACADEMIA SMART FIT –  R. José Camilo de Camargo, 05 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP.
  • FLYNOW ACADEMIA – Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1380 – Vila Real, Hortolândia – SP.
  • SESI -R. Antonia Mancini Pinelli, 401 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP. 
  • ARENA ATACADO – Av. Santana, 1100 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP
  • GOODBOM SUPERMERCADOS- Av. da Emancipação, 1550 – Jardim do Bosque, Hortolândia – SP.
  • SUPERMERCADOS SÃO VICENTE – R. Orestes Denadai, 5 – Jardim das Paineiras, Hortolândia – SP.
  • PENITENCIÁRIA 2 DE HORTOL NDIA – Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, s/n, Km 5 – Jardim Novo Angulo, Campinas – SP.
  • TECNOPERFIL – Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, 2945 – Jardim Novo Angulo, Hortolândia – SP, 13185-185.
  • SAVEGNAGO SUPERMERCADOS- R. Luís Camilo de Camargo, 332 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP, 13184-222.
  • ARCELORMITTAL GONVARRI BRASIL- Av. Francisco Riberas Pampliega, 35 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP.
  • PLENA CURSOS – R. Orlando Pavan, 217 – Jardim Rosolem, Hortolândia – SP.
  • CRÁS JD. AMANDA- Av. Tarsila do Amaral, 540 – Jardim Amanda II, Hortolândia – SP, 13188-160
  • DRIKOS MEC NICA- R. Anizio Bonfim de Almeida, 54 – Jardim Sumarezinho, Hortolândia – SP, 13185-011
  • CAF- Est. Mun. Antônio Nazareno Gomes, s/n – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP, 13184-852
  • CAHO- R. Rodrigo Carvalho, 200 – Parque Ortolândia, Hortolândia – SP, 13184-081
  • KYNDRYL/IBM- Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença SP101, Km 09 – S/N – Chácaras Assay, Hortolândia – SP, 13186-900
  • MALIBU 24HRS- Av. Antônio Zuza Ferreira, 1748, Hortolândia – SP, 13184-210
  • Mais Vida Studio de Pilates- R. Almada Negreiros, 556 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-010
  • GoodBom Supermercados Amanda- Avenida Magal, 1500 – Terra Preta, Monte Mor – SP, 13199-310
  • Rosolen Transportes e Turismo Ltda- R. Antônio Fernandes Leite, 1401 – Nucleo Santa Isabel, Hortolândia – SP, 13185-230
  • ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA CRISTINA SOUZA LOBO – R. Angra dos Réis, 130 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP
  • MARELLI – Av. da Emancipação, 801 – Jardim Santa Clara do Lago I, Hortolândia – SP, 13184-654
  • Greenbrier Maxion – Matheus Estr. Carlos Roberto Prataviera, s/n – Lote 71 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP, 13184-889
  • ANHANGUERA – R. Zacarias Costa Camargo, 65 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP, 13184-280
  • IGREJA N.S APARECIDA – R. Benedito Cândido dos Réis, 156 – Jardim Campos Verdes, Hortolândia – SP, 13186-180
  • ASSAÍ – R. Luís Camilo de Camargo, 1015 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP, 13184-420
  • SCAP CENTER – : R. Ricardo Orlando Tim, 19 – Jardim Ricardo, Hortolândia – SP, 13185-521
  • SUPERMERCADO MORETI – Av. João Coelho, 361 – Chácaras Fazenda Coelho, Hortolândia – SP, 13185-501
  • SKY FIT ACADEMIA – R. Caetano Basso, 170 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP, 13184-212
  • IGREJA METODISTA – R. Serra Canastra, 326 – Jardim Everest, Hortolândia 
  • COLÉGIO ALTERNATIVO – Av. Princesa Isabel, 403 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-021
  • COLÉGIO CLEMENTE PAVAN – R. Benedito Leite, 180 – Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, 13185-280
  • IGREJA EVANGELHO QUADRANGULAR – Av. Brasil, 620 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-252

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Brasil2 horas ago

Sorteio de R$ 100 milhões da Mega-Sena acontece sábado

A Caixa Econômica Federal sorteia neste sábado o prêmio estimado de R$ 100 milhões pela Mega-Sena. O concurso 2.715 promete...

curso de jardinagem curso de jardinagem
Cursos18 horas ago

Inscrições gratuitas para curso de Jardinagem em Hortolândia

As inscrições gratuitas para o curso de Jardinagem em Hortolândia já começaram. A iniciativa visa qualificar profissionais e promover o...

Futebol Amador de Hortolândia Futebol Amador de Hortolândia
Esportes18 horas ago

Rodada promete ótimas disputas no Futebol Amador de Hortolândia, que acontece este fim de semana

O futebol amador de Hortolândia tem grandes confrontos neste fim de semana, em torneios de diversas categorias, como o Supermaster....

Copa Hortolândia de Judô Copa Hortolândia de Judô
Esportes19 horas ago

Copa Hortolândia de Judô começa amanhã (20), com a presença de grandes atletas da região

A Copa Hortolândia de Judô, evento organizado pela Federação Paulista da modalidade em colaboração com a Prefeitura Municipal, começará amanhã...

Jardim Minda Jardim Minda
Policial20 horas ago

Furto de celular em padaria do Jardim Minda termina com homem preso

Na tarde de ontem (18), uma equipe policial recebeu informações de que o ocupante de um veículo que estaria envolvido...

prisão prisão
Policial20 horas ago

Tentativa de fuga e prisão: homem é detido em Sumaré conduzindo moto roubada

Na manhã de ontem (18), a polícia de Sumaré foi até o Jardim Nova Esperança após receber um alerta sobre...

viaduto viaduto
Nossa Região21 horas ago

Caminhão fica preso em viaduto de Campinas e causa congestionamento

O viaduto da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91), em Campinas, ficou ‘travado’ na tarde de hoje (19), por conta de...

Advertisement
cinema

Populares